rmarchesin30/05/2013 01:59
Dúvida sobre técnica
Pessoal, alguém sabe me dizer porque a pessoa do vídeo
http://youtu.be/fTLh2V7ZUS4 fez esse corte na planta?

Denis Araújo30/05/2013 08:15
Rmarchesin,
Li a um tempo atrás sobre uma técnica para deslocar galhos já lignificados.
Trata-se de retirar uma fatia em cunha da base do galho até a metade de seu diâmetro. Retirado o pedaço move-se o galho no sentido de fechar a fenda aberta e fixa-se o galho nesta posição passando em seguida pasta selante.
Porém, no filme o buraco não foi fechado. Muito estranho.
AguiaR30/05/2013 13:21
Como Denis disse, eu também conhecia para esse propósito... de conseguir mover um galho já bem espesso numa direção qualquer...
Pode ser que ele tenha feito isso depois. E não quis mostrar no vídeo. 😛
Vai saber...
rmarchesin30/05/2013 22:17
Pois é, imaginei quando assisti que poderia ser algo do tipo, mas fiquei muito curioso, principalmente pelo fato de ele encerrar o trabalho dessa maneira. Será que existe alguma possibilidade de o outro galho engrossar e futuramente inclinar um pouco o outro? De qualquer modo, vou tentar descobrir como está esse bonsai agora.
Guilherme - Mgá31/05/2013 13:17
rmarchesin31/05/2013 19:13
É, Gulherme, acho que é isso mesmo. Mas acho que, na planta do vídeo, o pretendido é que o galho do lado engrosse e empurre o outro, fazendo o efeito contrário do que o Bonsérgio realizou. Vou testar a técnica do Bonsérgio no meu buxinho.
Marcos Schaaf20/06/2013 10:59
Cicatrização
Uso essa técnica para uma cicatrização mais rápida. Costumo fazer uma tala em "V" na metade do diâmetro do galho e assim a seiva continuar mantendo o galho vivo e então acelerar o processo de cicatrização em galhos mais grosso que demorariam muito. dependendo da grossura do galho podemos fazer varias talas em "V" até que o galho seja realmente removido.
Andre Antoniazzi20/06/2013 15:42
Tecnica
Ola pessoa,estava dando uma olhada neste post e vo colocar minha experiencia aqui.Utilizo esta tecnica quando quero mudar de direcao um galho mais grosso,corto em v mas cauculo a envergadura certa pra nao prejudicar a casca que ira ficar no oposto do corte pois e ali que transita a seiva para a planta ai no meio do galho coloco uns pingos de super bonder colo o galho e envolvo com fita pra cicatrizar melhor.Por enquanto esta dando tudo certo as plantas que fiz vi que nao sentiram este trabalho e estao se desenvolvendo normalmente,com uma outra fiz ate varios cortes em v quase no mesmo logal pois a mudanca de posicao era muito acentuada ai fui fazendo aos poucos.
Espero ter ajudado.
Abracos
JOEYFELIPE24/06/2013 18:15
alguém sabe dizer se funciona com juniperos? penso que o galho pode secar antes de a cicatrização ocorrer, que os amigos acham?
Elio24/06/2013 19:05
JOEYFELIPE escreveu:
alguém sabe dizer se funciona com juniperos? penso que o galho pode secar antes de a cicatrização ocorrer, que os amigos acham?
Johey, pode fazer em Juniperos sim. Só que as cascas de ambos os lados devem coincidir bem e que não se separem durante o período de cicatrização.
abraço