Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra Vermelha

12
douglas.ariel13/04/2014 21:13

Então pessoal, essas são fotos atuais dela.
Deixei brotas livremente os galhos possiveis de serem utilizados e retirei as folhos que ficam mais pro centro da planta pra pode ver melhor nas fotos, por isso ela ficou quase "pelada"...

pensei sem fazer assim:

pergunto, devo deixar engrossar mais estes galhos ?
douglas.ariel04/10/2014 20:50

Essa não mudou quase nada, vou deixar engrossar os galhos
SEKI - Elio Luis Secchi04/10/2014 22:29
Douglas a formação de galhos está boa. Já está na hora de partir para a ramificação secundária. Lado direito: está saindo do mesmo ponto do tronco 2 galhos mais um toquinho. tem que retirar o toquinho e um dos galhos, deixando apenas um galho saindo do mesmo ponto. Esta é uma regra básica: nunca deixar sair mais de um galho do mesmo ponto no tronco. Segundo, aproveite que estamos em plena primavera e corte todos os galhos bem curtos a fim deles iniciares a ramificação. bem curtos quero dizer, os de baixo com 4-5 gemas, os do meio com 3-4 gemas, os mais altos com 2-3 gemas. Daí deixa bombar a brotação. Se quiser após a poda melhorar o posicionamento deles com arame seria ótimo. Abraço
douglas.ariel23/08/2015 20:06

Ela brotou pouco desde o último corte, andei tentando direcionar uns galhos e cortando outros...
Surgiu este galho ai bem no topo que tento fazer seguir o desenho inicial..
wellingtonfonsecan13/10/2015 21:47
Bom douglas acho que tem um bom material, porem acho que esta com o mesmo problema que eu, tenho uma caliandra com 3 anos e desde que comecei a praticar o meu maior erro era alem da dificuldade de iniciante claro era ter.pena de podar e a caliandra é uma especie bem revoltada, é essencial q vc use a tesoura para manter a forma que vc quer, saiba que a cada poda ou digamos mini poda vc vai ter a bifurcação dos galhos ou seja. Ira encorpar a arvore com novas brotaçoes, ao menos nessa especie é preciso que se faça isso do contrario ela ira sempre ter uma aparencia revolta e se vc deixar sair da forma que vc quer os galhos engrossam devido o crescimento rapido e ira perder algum tempo com correçoes, mas a dica que te dou é essa, assim que visualizar a forma faça sempre podas de correçoes com tesousa para manter o desenho!!!! É uma experiencia que apanhei pra aprender rs e perdi bastante tempo mas que agora tem dado certo, eu achava dificil lidar com a caliandra mas na verdade eu demorava pra intervir! No mais vc esta com um belo material e no caminho certo! Abraço irmao!
12