Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Yamadori, Ajuda com opniões please...

Diogo Afonso04/06/2013 21:44
Ficus Yamadori, Ajuda com opniões please...
no meu trabalho me deparei com este ficus largado e sem a menor atenção plantado em um barranco.

pensaram que eu estava fraco da cabeça quando comecei escavar kkkkkkk

depois de tirado.

me parece 4 troncos que se grudaram quando cresceram.

😄 gostaria da opnião de vcs sobre como proceder com o tronco.
ele mede 20cm desde o substrato e possui 15 cm de diametro, cobri um pouco o nebari para ela se recuperar.

vista do outro lado

usei como substrato 50% areia, 50% terra vegetal para ela se recuperar.

Obrigado quem puder ajudar, abraço fraterno! 😄
Luni04/06/2013 23:26
Fala Diogo... Se fosse eu, não teria serrado tão reto e baixo como você fez. Teria deixado como está na única foto onde aparece sua mão.

Bom, como acabou transplantá-la, se vingar deixe crescer livre por um ano talvez para ver o que aparece de possibilidades!
Djalmo05/06/2013 14:19
Diogo, quando trabalhamos com multiplos troncos, temos que ter o cuidado de podar em alturas escalonadas, para facilitar na formação da copa, como ja esta feito e o corte foi reto, te aconcelhoa e mater a planta por uns 2 anos para só então intervir novamente, mas acredito que terás problema com o apodrecimento do material, pois o corte irá reter agua, quando cortar use sempre cortes transversais, assim / ou \. 😉
Diogo Afonso10/06/2013 21:38
obrigado pelas sugestoes amigos sempre bom aprender...
realmente acho que fiz besteira
ainda acredito que vou conseguir algo com esta planta pois o ficus é duro de matar rsrsrsrs
abraços...
Djalmo11/06/2013 12:51
Diogo Afonso escreveu:
obrigado pelas sugestoes amigos sempre bom aprender...
realmente acho que fiz besteira
ainda acredito que vou conseguir algo com esta planta pois o ficus é duro de matar rsrsrsrs
abraços...

Com certeza o teu material tem jeito, mas será um caminho mais longo, terás que esperar a brotação para escolher o apce na planta do meio e as dos lados manter mais baixa!!!!
Abraço.
Sergio Batalini14/06/2013 11:24
Bom dia !

Meu comentario é com relação a bacia e ao substrato.

A meu ver a bacia é de tamanho adequado, mas poderia ter sido mais perfurada para que facilitar a saida da agua.

E o substrato, apenas areia de construção, este que usou me pareceu um tanto acido e encharcado, o que propicia o aparecimento de fungos e a podridão das raizes feridas durante a coleta.
Diogo Afonso14/06/2013 17:06
Bonsérgio escreveu:
Bom dia !

Meu comentario é com relação a bacia e ao substrato.

A meu ver a bacia é de tamanho adequado, mas poderia ter sido mais perfurada para que facilitar a saida da agua.

E o substrato, apenas areia de construção, este que usou me pareceu um tanto acido e encharcado, o que propicia o aparecimento de fungos e a podridão das raizes feridas durante a coleta.

obrigado bonsérgio pela dica.
nao sei porque mas nao tenho sorte quando coloco primeiro na areia de construção, sempre quando vou trasplantar perco a planta.
entao faco uma mistura de 70% areia 30 de terra e um pouco de esterco.
pensei ate em usar calcario para diminuir a acidez mas sou muito leigo ainda no assunto.
vc acha que posso ter problemas futuros com as plantas que cultivei assim?
obrigado.
Djalmo17/06/2013 13:30
Diogo, se usou 70% a 30%, tua composição é boa, apenas na foto pareceu realmente, como disse o Bomsérgio, que o substrato seria basicamente orgânico!!!!
Abraço.
JOICIMAR MAGGIONI01/07/2013 15:10
Bom material tem grande potencial, agora e só esperar ele começar a brotar o que não vai demorar muito, acompanhando, poste quando ela brotar.
nickyfury01/07/2013 19:27
bonsai
Além das dicas sobre fazer bastante furos na lateral do recipiente de cultivo, minha sugestão é retirar mais da metade desse material que usou como substrato, deixando apenas as raizes cobertas, e preencher o restante com pedrisco e caco ceramico (meio a meio), para facilitar a drenagem da agua da rega. O ideal seria retirar e fazer novo replantio, usando esse material.

Se não tiver pedrisco, use brita zero ou então apenas o caco ceramico misturado na areia, sem a terra orgânica e sem o adubo. O fundo do recipiente deve sempre receber uma primeira camada de caco ceramico (apenas ele), em pedaços grandes (do tamanho de uma colher de chá para mais), uns dois a tres dedos, complementando em seguida com o substrato pronto (areia e caco ceramico), depositando a planta e fixando-a para em seguida cobrir com mais substrato. Rega-se abundantemente e deposite a planta em local semi sombreado, onde receba luz e calor solar pela manhã e meia sombra a tarde.