Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Será que pega estaquia?[COM FOTOS]

josecarlosbarros17/06/2013 12:58
Será que pega estaquia?[COM FOTOS]
É obrigatorio usar esse hormonio enraizador pra estaquia?
Peguei uma muda de uma arvore perto do serviço na hora do almoço 😈
Agora tá na agua até a hora de eu ir pra casa lá pelas 17h chegando em casa vou botar essa estaca em um recipiente com areia grossa e com humidade constante, já retirei as folhas é uma pequena estaca de uns 15cm, a espécie nao faço nem ideia de qual é mas é uma arvore bacana de folhas relativamente pequenas e dá uns frutos redondos, se puder eu arrumo uma foto pra postar aqui.
Pra quem é de Curitiba vou dar uma dica, é uma arvore plantada em calçadas da av. Kennedy de médio porte não passa da altura de um poste e agora no outono já cairam todas as folhas mas exibe uns brotos crescendo...
Bom, minha duvida é mais sobre como plantar esta muda e faze-la vingar de alguma maneira, sei que sol não é preciso mesmo porque nem sol estamos tendo nessa epoca do ano aqui, só chuvas. 😂

CONSEGUI OBTER UMAS IMAGENS PELO GOOGLE MAPS, POR FAVOR me ajudem a identifica-la é uma arvore que aprensenta muitos brotos nascendo no tronco, logo eu passo e arranco facilmente.
. 🙄 🙄 😂 😂 😂

Ivo17/06/2013 22:54
Oi, José Carlos.

Não é obrigatório usar o hormônio enraizador; na verdade, os hormônios já estão presentes na planta. O uso do hormônio à parte é apenas um extra para favorecer o enraizamento.

Há espécies que respondem ao enraizamento só de "sentir o cheiro da areia úmida" como espécies de Salix, Populus por exemplo. Outras são um pouco mais difíceis e o hormônio pode ajudar, mas não é imprescindível, como já dito: espécies de Acer, Prunus, Betula e outras. E há aquelas que nem com hormônio enraízam, como as espécies de Quercus, Pinus e um sem número de nativas do Brasil.

Para te ajudar a identificar a espécie em questão ponha uma foto.

E fica aqui uma dica: quando recolher uma estaca e desejar conservá-la bem para plantar depois evite colocá-la em água pois isso pode diluir a seiva onde, por acaso, pode haver nutrientes importantes; o melhor é umedecê-la e colocá-la num saco hermeticamente fechado até o momento do plantio.

Abraço!

Ivo
josecarlosbarros17/06/2013 23:55
só pra garantir, comprei na farmacia o tal do benerva, estou tentando pegar uma estaca com isso.
não é um pinheiro, espero que pegue mais rapido pois já vi video que levou 1 ano pra um acer enraizar... 😂
Ivo18/06/2013 12:59
Oi José.

Agora posso ver as fotos. É uma Melia azedarach, parente do cedro brasileiro. Seus nomes populares variam, os principais são contas de Santa Bárbara e cinamomo. Não pega bem por estaquia, o melhor é a semente. Ou, se preferir, pode procurar uma muda grande num viveiro pois é muito barata (viveiros de prefeituras dão de graça).

Bem, não quero te jogar um balde de água fria, mas não é boa para bonsai. As folhas são enormes (passam dos 50cm), os galhos são grossos e deselegantes e não responde bem às podas. Eu investiria tempo e atenção em outras espécies.

Um abraço!
josecarlosbarros18/06/2013 13:03
Ivo escreveu:
Oi José.

Agora posso ver as fotos. É uma Melia azedarach, parente do cedro brasileiro. Seus nomes populares variam, os principais são contas de Santa Bárbara e cinamomo. Não pega bem por estaquia, o melhor é a semente. Ou, se preferir, pode procurar uma muda grande num viveiro pois é muito barata (viveiros de prefeituras dão de graça).

Bem, não quero te jogar um balde de água fria, mas não é boa para bonsai. As folhas são enormes (passam dos 50cm), os galhos são grossos e deselegantes e não responde bem às podas. Eu investiria tempo e atenção em outras espécies.

Um abraço!

obrigado amigo, postei exatamente pra isso pra ter um auxilio!
valeu pela identificação, me chamou atenção o fato de ter tantos brotos nascendo achei que seria facil, pelo visto me enganei.
valeu 😉