Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Árvore da felicidade

Denis Araújo22/06/2013 14:09
Árvore da felicidade
Tinha uma árvore da felicidade a aproximadamente 20 anos em casa e resolvi transformas ela em bonsai. Escolhi os galhos, aramei e iniciei a poda para reduzir a altura. Ainda falta MUITO para ela ser um bonsai, mas acho que o caminho está bom. O que acham?

Frente:

Lateral:

Topo:

josecarlosbarros22/06/2013 14:21
bote uns arames ou faça tracionamento nestes galhos estão posicionados da forma antiga.
Denis Araújo22/06/2013 14:51
Vou tracionar, mas antes estou reduzindo a altura da planta, pois estou fazendo umas podas meio que radicais.
Tenho medo de perder a planta se fizer tudo ao mesmo tempo.
Pretendo rebaixar a copa até perto da segunda bifurcação.
Fiz uma projeção (muito ruim por sinal), mas estou pensando em algo assim:

LEAO22/06/2013 20:34
Como conseguiu engrossar desta maneira. Eu tenho um e mal consigo manter vivo, Quais conselhos me daria para melhorar. Já cansei de perder, e a única coisa que sei que ele não gosta muito de água e sol forte. Se é que estou certo.
Denis Araújo22/06/2013 22:01
Leão,

Você vai achar que eu estou louco, mas o que fiz foi o seguinte (por pura inexperiência):

Esta planta tem aproximadamente 20 anos e sempre ficou em vasos pequenos.
Durante uns 15 anos ficou meio que largada. Só trocamos o substrato 2 vezes e sempre usamos terra vegetal. Não colocava muita água. Regava 1 vez por semana e a planta ficava sempre na sombra.
De dezembro para cá resolvi transformar em bonsai e aí as coisas mudaram:

- Coloquei osmocote
- Planta fica em meia sombra por 6 horas diárias (não gosta de sol forte mas reage muito bem a meia sombra).
- Aumentei a quantidade de água. Agora rego todos os dias.

Em resumo: Ela virou um pré-bonsai sozinha por falta de condições de crescer.

Sugiro para a sua planta que coloque ela em uma mamadeira pois ela reage bem a adubações e regue bastante pois na minha experiência ela gosta de água.
Djalmo24/06/2013 14:02
O material é muito bom, mas acho a projeção muito alta, eu tentaria baichar mais as podas, mas tamb´pem não sei se a planta suporta poda drastica. Mas de qualquer forma eu reduziria a altura , consideravelmente!!!
Abraço
Denis Araújo21/07/2013 11:25
Após a primeira poda para baixar a copa, a árvore respondeu muito bem.

No final do inverno vou fazer outra poda.

Denis Araújo07/04/2014 22:09
Após mais duas podas, está assim.
Preciso melhorar a triangulação.
Sugestões?