Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

iniciante, e já com yamadori de gioabeira

JOEYFELIPE24/06/2013 17:31
iniciante, e já com yamadori de gioabeira
olá galera!! este é meu primeiro tópico portanto, se fizer algo errado me avisem, tenho essa goiabeira no sitio, pretendo fazer um yamadori dela, porém, antes disso gostaria de descobrir o que, quando e como fazer, ela tem cerca de 2mts, mas o que me preocupa um pouco é uma "doença" que ela apresenta junto ao nebari,logo quando elaq começa a entrar em contato com a terra, infelizmente tenho somente essas fotos, o sitio é ha 220km daqui, se alguem conseguir e puder me identificar ou opinar quanto a algo que possa ajudar, bom chega né, vamos as fotos:

supostamente a frente

supostamente a parte de trás.

como eu havia dito, a "doença" é uma aparente apodrecimento junto ao nebari, percebem os furos pretos na base do tronco direito? (visto na segunda foto)
Djalmo24/06/2013 18:19
JOEYFELIPE, provavelmente sejão brocas, deve aplicar inceticida apropriado, mas eu prefiro a ater ao yamadori, ao meu ver são duas plantas que podem ate estar fundidas pelo tempo que estão se apertando, mas acho que poderá separa-las no momento do yamadori, assim ficará com com uma planta de tranco duplo e outra com um só, pode bem baicho, a de tranco duplo em duas alturas diferentes, para facilitar na modelagem da copa, use um substrato bem drenante, composto por areia grossa de construção, terra granulada, carvão vegetal e caco serâmico e apos o envase espera 45 dias para inicia r a adubação, use uma bacia grande bem perfurada no fundo e nas laterais, mastenha a rega e espera um ano para intervir novamente, se possivel dois.
Ao meu ver a goiabeira seria bom que fizesse o yamadori no final de agosto.
Abraço.
JOEYFELIPE24/06/2013 18:23
então Djalmo, obrigado pela ajuda, porém pelas fotos não é possivel de ver, mas elas estão muito fundidas, exceto por aquela linha na junção dos dois, ela uma coisa só, pensei na possibilidade de eliminar um tronco, e esperar a cicatrização se ele brotar no local do corte, aproveitar o nebari e partir para uma nova planta, falei bobeira?? grato!
Djalmo25/06/2013 12:37
JOEYFELIPE escreveu:
então Djalmo, obrigado pela ajuda, porém pelas fotos não é possivel de ver, mas elas estão muito fundidas, exceto por aquela linha na junção dos dois, ela uma coisa só, pensei na possibilidade de eliminar um tronco, e esperar a cicatrização se ele brotar no local do corte, aproveitar o nebari e partir para uma nova planta, falei bobeira?? grato!

No momento apenas estamos achando, mas se vai eliminar um dos trancos, tente separa-las mesmo se for preciso cortar, tendo raiz em ambas terá otimos materiais para trabalhar, quanto a sicatrização, ela é um pouco lenta mas a especie se recupera bem, e quanto a bobeira, nada que tenhamos em mente pode ser considerado bobeira, pois somos muito brutos na arte e tudo pode conter uma novidade.
Abraço.
JOEYFELIPE27/06/2013 21:54
alguém saberia um bom inseticida natural ou não contra brocas? pretendo tratar essa planta, para depois fazer uma poda radical, para só depois se for possivel realizar o yamadori.
grato