josecarlosbarros24/06/2013 21:59
Melhorar o nebari
tenho um pré bonsai de caliandra com cerca de 6 anos. preciso melhorar o nebari existe alguma técnica que se aplique em mudas já um pouco mais velhas pra que as raizes pareçam maiores, eu tava lendo o forum central mas pelo visto existem outras tecnicas alem dessa, um amigo falou de colocar areia em volta do tronco isso procede
abs
Luni25/06/2013 00:58
Fala José...
Já vi algumas técnicas para correção do nebari... Vc pode fazer um alporque de raiz, pode fazer enxertia, ou (o que faço) um misto entre a idéia de alporque com poda... abrir pequenos descascados onde gostaria que melhorasse o enraizamento e aplicar um bom hormônio enraizador, tipo Tiamina, ou qualquer outra citocinina. Isso feito junto com a poda de raiz, imagino eu que estimula mais um novo enraizamento. Mas vc sempre corre o risco de não dar certo e ficar com feridas na planta... Bom, procure por aí mais informações... o youtube é sempre uma boa fonte de informações. E sempre com a planta saudável, pois qualquer intervenção no enraizamento em planta debilitada, pode levar a óbito! hehehe
Ah, não sei a época ideal para a a caliandra, mas creio que na primavera seria melhor, já que a maioria das plantas sai da dormência e volta com força total....
Boa sorte e posta umas fotos pra gente ver!