Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acers No Clima Do Nordeste?

RCasagrande28/06/2013 15:18
Acers No Clima Do Nordeste?
Ola Amigos do Forum.

Eu Moro na cidade de Luis Eduardo Magalhaes, regiao oeste da Bahia, a regiao aqui varia entre meses de chuva e meses de seca, temperatura um pouco alta, entre 29 a 33 graus por media, e eh regiao de cerrado, as planta q cultivo aqui sao: Jabuticabas, acerolas, pitangas, primaveras, azaleia e entre outras.

Ai vem a questao, gostaria de saber se eh possivel cultivar qualquer especie de Acers nessa regiao e clima, e outras plantas q geralmente eh de climas mais frio?

Agradeço as respostas.

Obrigado

Abraços
Denis Araújo28/06/2013 21:23
Acho que nenhum Acer vive neste clima. Tenho um Acer Tridente aqui no Rio. Está fazendo em torno de 23 graus e ele queimou a ponta de algumas folhas.
É muito sensível.
josecarlosbarros29/06/2013 14:39
pega uma muda e planta no chão, se vingar vingou. mas como o amigo disse pode ser um grande desafio.
Ivo30/06/2013 21:52
Oi RCasaGrande,

O André de Bezerros, PE, tem experiência com Acer no NE, mas não o vejo participar do fórum desde 2008. Procure por mensagens dele.

Abraço!
elcio brignol03/07/2013 20:03
Amigo, o Luiz Carlos Galvão, tem não só aceres como macieiras também. Ele é de Pernambuco se não me engano...
AdrianoOliveira04/07/2013 10:30
O importante para essas plantas de clima temperado é garantir que a evaporação pelas folhas não supere o fornecimento de água pelas raízes. Li na bonsai pasión que temos que evitar que a temperatura interna do vaso do bonsai não ultrapasse os 35C, pois acima desta temperatura a planta começa a gastar mais energia do que produz e se debilita.

Os japas protegem seus acers no verão com sombrite e nas ondas de calor molham o substrato ao meio dia e borrifam suas folhas.

O único acer a meu ver que suportaria tal estresse é o tridente.