ajuda para trabalhar um pingo de ouro grande...
ola pessoal..ano passado fiz um yamadori de um pingo de ouro grande...tamanho mais ou menos de uma garrafa pet(o tronco)..então...brotou muito bem...fiz 2 trabalhos de madeira morta no corte da poda radical e atraz no tronco onde tinha um galho antigo seco...
agora depois de trabalhado um pouco estou com algumas duvidas...
a frente dele é onde tem a maior parte da madeira morta...
mas o nebari mais bonito fica um pouco para a direita onde se situa o primeiro galho....
meu primo que é bonsaísta disse que eu poderia tensionar o primeiro galho um pouco para traz e o primeiro galhinho secundario podar completamente para aparecer o nebari...entao seria a nova frente onde o nebari fica mais bonito e robusto...abaixo fotos... qual opinião de vcs profissionais?
nesta foto é onde ficaria o novo nebari...
...frente atual...a direita da foto seria o novo nebari, e o primeiro galhinho secundario seria podado, e o galho puxado um pouco para traz para dar ênfase ao nebari..
e esta seria a nova frente mas com o galho tensionado para a direita ..indo pro fundo...
esta é a foto da parte de traz onde fica o segundo trabalhado na madeira morta...até poderia tambem ser uma possivel frente, mas o primeiro galho dela ficari começando no fundo...e eu axo esquisito começar o primeiro galho no fundo...rsrsrsrs
parte de traz mais de perto, onde da pra ver o primeiro galho... aqui a possivel nova frente seria na esquerda da foto...
e esta a frente atual...
planta atual no momento...
frente...
será que eu poderia fazer uma desfolha total? para visualizar melhor os galhos e o que poderia ser trabalhado? ou terei que esperar? posso desfolhar somente até na altura desejada, e deixar a copa com folhas ....até pq a altura que ja esta ja passa da altura desejada, pq estou deixando crescer para engrossar o tronco para parelhar com o tronco do yamadori...
aguardo sujestoes...
agora depois de trabalhado um pouco estou com algumas duvidas...
a frente dele é onde tem a maior parte da madeira morta...
mas o nebari mais bonito fica um pouco para a direita onde se situa o primeiro galho....
meu primo que é bonsaísta disse que eu poderia tensionar o primeiro galho um pouco para traz e o primeiro galhinho secundario podar completamente para aparecer o nebari...entao seria a nova frente onde o nebari fica mais bonito e robusto...abaixo fotos... qual opinião de vcs profissionais?

nesta foto é onde ficaria o novo nebari...
...frente atual...a direita da foto seria o novo nebari, e o primeiro galhinho secundario seria podado, e o galho puxado um pouco para traz para dar ênfase ao nebari..
e esta seria a nova frente mas com o galho tensionado para a direita ..indo pro fundo...
esta é a foto da parte de traz onde fica o segundo trabalhado na madeira morta...até poderia tambem ser uma possivel frente, mas o primeiro galho dela ficari começando no fundo...e eu axo esquisito começar o primeiro galho no fundo...rsrsrsrs
parte de traz mais de perto, onde da pra ver o primeiro galho... aqui a possivel nova frente seria na esquerda da foto...
e esta a frente atual...
planta atual no momento...
frente...será que eu poderia fazer uma desfolha total? para visualizar melhor os galhos e o que poderia ser trabalhado? ou terei que esperar? posso desfolhar somente até na altura desejada, e deixar a copa com folhas ....até pq a altura que ja esta ja passa da altura desejada, pq estou deixando crescer para engrossar o tronco para parelhar com o tronco do yamadori...
aguardo sujestoes...