Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

AJUDA! Vaso quebrado

HenriqueBanda15/07/2013 13:30
AJUDA! Vaso quebrado
Olá amigos!

Tenho um Ulmus com 7 anos, houve um acidente e o vaso dele rachou e partiu no meio, a planta está bem, não houve danos, na verdade alguém delicado prensou o vaso no batente da janela, não houve nada com a planta.

Já pretendia fazer o transplante dele este ano, sei que a época ideal é em Setembro.... não sei o que fazer, faço uma gambiarra e empurro até setembro ou troco agora?

me ajudem por favor!
SEKI - Elio Luis Secchi15/07/2013 16:54
Pode fazer o transplante agora, sem problema. Dependendo do andamento do clima ele poderá demorar um pouco para rebrotar, mas isso não implica em risco para a planta. Com os vários dias seguidos de calor que deu aqui no RS meus ulmus estão todos cheios de brotação nova... Ou seja, poderia e até deveria replantar agora mesmo.
Abraço
Elio
HenriqueBanda15/07/2013 21:10
Obrigado pela atenção Elio!

Tenho uma iluminação artificial aqui... caso seja necessário posso fornecer calor extra.

Você recomenda algum substrato especial? Como eu pretendia fazer o transplante em Setembro (pela primeira vez) não sei ao certo o substrato ideal, estou pesquisando agora sobre isso.

OBS: A planta está com uma copa densa e sua saúde está muito boa
SEKI - Elio Luis Secchi15/07/2013 21:51
A iluminação artificial é dispensável se a planta for colocada em local bem ensolarado. Aliás é disso que ela precisa: sol. Quanto ao substrato existem por aí misturas de substrato prontas, específicas para bonsai. Se o amigo tiver acesso a alguma loja que vende bonsai, produtos para bonsai, etc.. será fácil encontrar. Caso contrário terá que providenciar uma mistura que seja bem drenante. Conforme o que cada um tem à mão é que formula esta mistura; cacos de tijolos quebrados em 2-5 mm, pedrisco peneirado do mesmo tamanho, alguma material orgânico tijo casca de pinus triturada, ou outro encontrado à venda, carvão triturado, terra granulada (pouco percentual) e por aí vai....
abraço
HenriqueBanda15/07/2013 23:08
mais uma vez, obrigado pela atenção e paciência hehe

Eu tenho 2hr de sol direto nele e local bem iluminado, um amigo sugeriu a iluminação artifical, e já tenho ela instalada, sempre deixei no final do dia umas 3 horas diárias de iluminação artificial, e obtive resultados muito bons, notou-se diferença no crescimento da planta em menos de 1 mês!

vou em algumas lojas procurar um substrato ideal, se não comprarei online na mesma loja de adquiri o bonsai.

Obrigado 😄