Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mini Retifica ajuda e sugestoes

12
Diogo Afonso19/07/2013 22:47
Mini Retifica ajuda e sugestoes
Olá galera
gostaria de pedir ajuda e opniões sobre marca e uso da mini retifica no bonsai'
encontrei esta marca no ml alguem conhece?

gostaria de saber tbm sobre fresas e outras marcas usadas para isso.
muito obrigado.
Diogo Afonso19/07/2013 23:31
Re: Mini Retifica ajuda e sugestoes
tbm achei esta marca

Denis Araújo20/07/2013 08:14
Diogo,

Comprei no inicio do ano uma destas retificas mais baratas achando que tinha feito um ótimo negocio. No primeiro uso descobri que ela não tinha potência para cortar a madeira e devolvi.
Atualmente tenho uma Dremel 4000 e estou muito satisfeito. É excelente para se trabalhar, principalmente com o uso do chicote.

Verifique se estas retificas que você está vendo são de alta velocidade. Isto é muito importante pois as ferramentas cortam devido à velocidade de trabalho. A Dremel 4000 trabalha com velocidades entre 4000 e 35000 RPM.

Analise também se é vantagem comprar o Kit completo comparando com o preço apenas da retifica. Você vai usar pouca coisa do Kit. Quando comprei a minha comprei o Kit pois veio com o chicote e apenas ele era mais caro que todas as demais peças.

Uma outra informação importante: Estas micro-retificas servem para fazer pequenos trabalhos. Para fazer shari de grandes proporções, você precisa de uma Makita.

Espero ter ajudado.
Diogo Afonso20/07/2013 17:50
obrigado denis...

tebm vi esta marca que estou quase compranso.
Elio20/07/2013 19:56
Diogo, concordo com o Denis. Já tive uma marca barbante e durou menos de 01 mês. Hoje tenho uma Dremel 300. Se achar a 3000 ou 4000 recomendo. Também os acessórios quase nenhum se aproveita para trabalhos em bonsai a não ser as escovinhas para lixar madeira morta.

abraço
Diogo Afonso21/07/2013 00:02
elio oque vc achou da 300?
a 3000 ou 4000 é melhor que a 300?
esta marca barbante será que nao dá nem pra quebrar um galho kkk
abraço...
Claudio Soares II21/07/2013 11:39
Tenho uma Dremel 4000 e não me arrependo em nada, conheço bem essas retíficas pois trabalho com polimento em metais e a rotação e a potência em watts é o que as diferenciam das demais...pra ter uma idéia, adaptei na minha uma pinça de 6mm e uso fresas da maquita nela para trabalhar nó de pinho...a mais dura das madeiras... Nunca me deixou na mão e faz voar cavaco...
Denis Araújo21/07/2013 11:54
Claudio,

Como você fez esta adaptação para pinça de 6 mm. É simples?
Estou querendo comprar umas fresas de maior capacidade de desbaste, mas só encontro de 6 mm
Diogo Afonso21/07/2013 11:59
Claudio Soares II escreveu:
Tenho uma Dremel 4000 e não me arrependo em nada, conheço bem essas retíficas pois trabalho com polimento em metais e a rotação e a potência em watts é o que as diferenciam das demais...pra ter uma idéia, adaptei na minha uma pinça de 6mm e uso fresas da maquita nela para trabalhar nó de pinho...a mais dura das madeiras... Nunca me deixou na mão e faz voar cavaco...

obrigado claudio estou me convencendo de apertar um pouco e ficar com a dremel.
mas a respeito da potencia todas sao 130w e a Fort 180.
ja usou alguma destas sem ser a dremel oque me fala delas.
vlw...
Elio21/07/2013 12:45
Diogo Afonso escreveu:
elio oque vc achou da 300?
a 3000 ou 4000 é melhor que a 300?
esta marca barbante será que nao dá nem pra quebrar um galho kkk
abraço...

A 300 que tenho é boa mas, se puder, compre a 3000 ou 4000.

abraço
Diogo Afonso21/07/2013 15:28
Claudio Soares II22/07/2013 09:11
Diogo, a minha 4000 tem 175W contra 130w da 3000...eis a diferença, a Fort eu nunca usei, hoje na empresa eu uso pneumáticas mas para casa é inviável porque precisa de compressor de ar.

Denis, quanto a adaptação eu fiz o seguinte, comprei uma pinça de 6mm da maquita, fui a um torneiro mecânico que preparou uma ponta de eixo de aço temperado adaptada para mim onde retiro a porca que prende a pinça da minha dremel e rosqueio essa ponta de eixo com a pinça de 6mm na ponta. mas tem que cuidar ao usar fresas muito pesadas pq ela trepida bastante então vá na manha e use equipamento de proteção.
JOICIMAR MAGGIONI24/08/2013 23:30
Eu ainda não consegui a minha mas a algum tempo pedi opinião de alguns foristas eles me indicaram varias marcas e modelos, de uma olhada neste post, http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22286&highlight=
Deve ajudar um pouco.
T + abraço!!!!!
Diogo Afonso25/08/2013 14:26
Vlw jocimar.
eu acabei comprando a dremel 3000 e gostei demais....
abraço
DR.GORI25/08/2013 17:30
opa diogo, ta gostando da maquina, é potente? porq preciso comprar uma tbm, não adianta comprar coisa muito barato e sem qualidade...acredito q é a mesma situação quando compramos furadeiras hoby , é só decepção, né verdade? já perguntando aos nossos amigo, gostaria de saber qual liquido usar nos jin's , vi uma mistura caseira de cal viva + enxofre + agua, é isso mesmo? onde posso comprar esse material, vlw e um abraço a todos 😉
Claudio Soares II26/08/2013 07:41
Dr. Gori, se for comprar, invista um pouquinho a mais e compre a 4.000 que é bem mais potente. vale o investimento. para passar nos jin e shari, use a calda sulfocalcica e eu prefiro comprar pronta pq é muito barato e dura bastante...para fazer e ficar boa....dá muito trabalho e o enxofre usado que tem que aquecer e tal...liberta vapores não muito agradáveis a saude.

eu compro pela internet na ideal bonsai, viva bonsai...enfim...todos os especialidades tem. abraço.
Arzivenko26/08/2013 21:04
Acreditem no Claudio Soares II, conheci o amigo durante o encontro em Rolante e o cara entende muito de metalurgia!
DR.GORI26/08/2013 21:30
opa claudio, vou tentar seguir sua dica e tentar a 4000... se não fugir do meu orçamento... quanto a liquido de jin vou comprar pronto, realmente, é barato, e vou economizar tempo. vlw pela dica amigo e boa sorte a todos com suas plantas...
Claudio Soares II27/08/2013 00:15
Bahh Arzivenko, não conheço mais de metalurgica que vc conhece da fisiologia das plantas...kkkk Grande abraço aí pra ti e digo que foi um prazer enorme conhecê-los...Em breve terá noticias das fresas.
DR.GORI27/08/2013 01:04
opa amigo claudio, acabei de comprar a dremel 4.000 acho q em 3 dias chega, claro, se tudo correr bem...
Claudio Soares II27/08/2013 08:51
bela aquisição.
JOICIMAR MAGGIONI27/08/2013 13:34
Diogo Afonso escreveu:
Vlw jocimar.
eu acabei comprando a dremel 3000 e gostei demais....
abraço

Poderia postar fotos das fresas que vc usa na dremel?
Claudio Soares II29/08/2013 22:18
Pessoal, a pedidos estou postando o adaptador que fiz para a minha dremel para usar fresas de 6mm, já tem um pessoal interessado que eu as faça para comercializar, se realmente vcs não conseguirem fazer e quiser que eu faça, preciso juntar ao mínimo 10 interessados para negociar material mais barato. Também estou fazendo minhas próprias fresas. Quem quiser, me mande um MP solicitando.

Arzivenko30/08/2013 07:39
Bem legal Claudio Soares II, já estou na lista das fresas!
DR.GORI31/08/2013 13:27
po claudio, muito bom cara... parabéns pela ideia... acho q depois vou encomendar uma com vc. mas vou esperar um pouco, pois ainda não aprendi usar a maquina rsrrsrsrs. tenho um monte de plantas aqui, mas estão em fase de crescimento e estacas. não posso nem usar minha maquina pra teste ainda rsrsr. depois postarei uma foto aqui pra vc me da uma dica de quais fresas q vou usar para bonsai, ok? vlw e obrigado.
12