Meu primeiro yamadori - Figo
Marcelo Sartori22/07/2013 22:32
Meu primeiro yamadori - Figo
Pessoal,
Fiz meu primeiro yamadori, gostaria da opinião de vocês, o que fiz certo, errado...
Cortei um pé de figo, tirei a terra em volta e tive que cortar a base que estava presa no galho mais grosso.
Passei pasta de dente pura no local do corte, pois não tenho a pasta cicatrizante.
Coloquei num pote de sorvete com a própria terra, para transportar.
Mudei para um vaso mais fundo, pois a raiz estava bem em cima e coloquei em areia de construção pura.
Molhei com água+b1 no primeiro dia, pretendo fazer isso 1x por semana e o restante dos dias molhar somente com água.

SEKI - Elio Luis Secchi23/07/2013 15:51
Marcelo, até aqui tudo certo.
Agora deixe quieto até brotar, pode ser em local ensolarado pois estamos no inverno e ele de qualquer modo somente vai brotar quando começar a esquentar. Cuide somente para deixar a areia apenas úmida e não encharcada. Como nesta época a evaporação é menor e a planta não tendo folhas não estará praticamente sugando umidade, talvez não deve molhar todos os dias. Somente molhe quando a camada superficial da areia já tiver secado. Excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das raizes ao invés de enraizar...
abraço
Marcelo Sartori23/07/2013 21:36
Elio Luis Secchi escreveu:
Marcelo, até aqui tudo certo.
Agora deixe quieto até brotar, pode ser em local ensolarado pois estamos no inverno e ele de qualquer modo somente vai brotar quando começar a esquentar. Cuide somente para deixar a areia apenas úmida e não encharcada. Como nesta época a evaporação é menor e a planta não tendo folhas não estará praticamente sugando umidade, talvez não deve molhar todos os dias. Somente molhe quando a camada superficial da areia já tiver secado. Excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das raizes ao invés de enraizar...
abraço
Obrigado Elio pela ajuda.
Abraço
Marcelo Sartori25/08/2013 13:06
Pessoal,
Está brotando muito rápido agora e em vários lugares, será que devo tirar da areia e colocar no substrato?
Outra duvida que tenho é o galho abaixo da primeira raiz é bem grande, ou seja, a planta está metade a baixo da areia e meta a cima. Devo em algum momento cortar parte do tronco a baixo das raízes?
Arzivenko26/08/2013 21:22
Marcelo Siqueira Sartori, as dicas do amigo Elio Luis Secchi são muito pertinentes. Agora não é hora de trabalhar teu figo, é tempo de deixá-lo recuperando-se. Olha, se fosse minha planta (e estou com um figo na mesma situação), deixaria-o tranquilamente por um ano sem novas intervenções. Não descuide da rega e daqui a 90 ou 120 dias pode pensar em começar uma adubação leve, preferencialmente com adubo orgânico.
O que fazer enquanto isto? Procure outras plantas, como todo bonsaísta, a única forma de aguentar o ímpeto de botar a mão na massa, acabando por matar as plantas, é conseguir ainda mais plantas, assim você sempre tem algo para fazer.
Marcelo Sartori26/08/2013 22:32
Obrigado Arzivenko!
Não tem problema deixar na areia tanto tempo?
Claudio Soares II27/08/2013 00:28
Marcelo, não tenho o que acrescentar nos comentários do Elio e do Arzivenko, daqui a um ano quando for mexer nela...estude a possibilidade de retirar o galho grosso e formar o tronco com o fino que sai pela esquerda. terá um movimento e conicidade mais interessante. boa sorte
JOICIMAR MAGGIONI27/08/2013 13:36
Muito bom o figo pega fácil mesmo, boa sorte, Acompanhando!!!!!
josecarlosbarros27/08/2013 16:30
Amigo coloque uns doid centimetros de terra vegetal
em cima. Regue e acompanhe.
Isso depois que tiver raizes.
Marcelo Sartori28/08/2013 02:04
Claudio Soares II, anotada a sua sugestão, muito boa ideia.
josecarlosbarros, Eu estava pensando nisso, estou com medo de deixar só areia e morrer. Vou fazer isso sim.
Obrigado a todos pelas ajudas.
Matheus Falcão28/08/2013 20:16
não precisa ter medo de deixar na areia, será até bom para a planta. Vai permitir que ela forme um sistema de raízes capilares considerável, que se desenvolve melhor na areia. Enquanto isso você pode trabalhar com adubação orgânica. Não há necessidade de mudança de substrato.
Marcelo Sartori30/08/2013 08:59
Matheus,
Isso que queria saber, obrigado!
Segue mais uma foto de como está crescendo, pelo que estou vendo nasceu um galho duplo.
Segue foto atual:

Marcelo Sartori06/09/2013 00:21
Está crescendo bem rápido e saindo varias brotações:

JOICIMAR MAGGIONI06/09/2013 17:16
Figo não tem erro.
Acompanhando!!!
T + abraço!!!
Mooh15/09/2013 09:17
Uma duvida figo e ficus carica sao os mesmos??
Denis Araújo15/09/2013 20:13
Sim. É a mesma planta.
Marcelo Sartori17/09/2013 19:04
Também não sabia dessa, obrigado pela informação.
Estou com uma duvida, alguém me ajuda ae por favor.
Estão nascendo dois galhos ao lado de outros dois, ou seja, dois galhos duplos, não sei se devo tirar um deles ou se deixo crescer assim mesmo.
Seguem as fotos atuais:

Marcelo Sartori03/11/2013 18:07
Me ajudem por favor...
Gostaria de trabalhar o nebari dela, mas não sei o que fazer.
Quando coloquei no vaso fundo ela tinha praticamente só duas raízes e o galho longo.
Pensei que se talvez eu fizesse um anel em cima, como se fosse fazer um alporque, será que vai nascer raízes acima para eu cortar o tronco em baixo?
Abs
Luni04/11/2013 01:12
Larga ela nesse vaso por uns dois anos! deixa desenvolver bem, tanto raiz quanto parte aérea. talvez você deva somente direcionar o crescimento. Ainda é um toco na terra. O tal nebari que você quer trabalhar, ainda nem existe! hehehe. Não formou nada ainda.
O alporque seria começar do zero novamente, criar uma nova planta.
Se fosse eu, colocaria o vaso num bom canto iluminado e largaria ela.
Me tira uma dúvida: você jogou terra vegetal por cima da areia? o vaso é praticamente areia?
Marcelo Sartori04/11/2013 07:59
Luni,
Obrigado pelas dicas, vou deixa-la mais tempo.
Sim, tem somente areia e 2 dedos de terra em cima.
Luni04/11/2013 14:05
cara, pense em trocar essa areia aí. Creio que a areia seja boa somente para brotação da estaca pois a planta só precisa estar hidratada. Agora que está com folhas, ela passa a exigir nutrição, macro e micro elementos. Então troque por uma terra boa, uma boa mistura.... Procure pelo fórum sobre FÍCUS. Praticamente todas as figueiras podem receber o mesmo tratamento. Com certeza vai achar sobre proporções e misturas de substratos, adubações, podas e épocas certas para todas as intervenções que você pretender fazer.
marcelo bh08/11/2013 23:40
mudas figo
Marcelo,eu também adoro esta planta,to com 4 estaquinhas aqui,esperando
pra ver se vao brotar,mas as minhas sao bem fininhas,e cai na besteira de
plantar direto com terra vegetal,pois nao tinha areia na hora,apenas enxarquei na primeira rega com o enraizador,agora to aguardando um sinal de vida.
a sua ja esta brotando bem,agora é so esperar mesmo.
Sergio Batalini09/11/2013 09:54
Bom dia a todos .
Marcelo , minha dica é para manter a estaca onde esta , sem trocar a areia por outro substrato . Com o aporte de adubo orgânico vc vai transformar a areia em substrato , isso devagar, aos poucos.
A ansiedade acaba por atrasar ou até mesmo inviabilizar muitos projetos ... O tempo de recuperação nos vegetais é lento, mas constante, e a cada intervenção causamos traumas e stress.
Agora que as raizes finas( capilares) estão se fixando e miltiplicando não é o momento de destrui-las, mesmo que fizer o transplante com cuidado, muitas vão se perder e atrasar toda a recuperação.
Um velho bonsaista dizia que o ideal é termos 365 plantas para cuidarmos, ou seja , aquela que cuidamos hoje só será cuidada novamente depois de 365 dias , isso se conseguirmos trabalhar 1 por dia sem falta .rsrss
Calma, muita paciencia ... Deixa a planta se recuperar... os brotos linidificarem ...Apenas regue, adube e mantenha a pleno sol ...