Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Intervenções Shimpaku Por favor Ajuda.

Vitor Búzios25/07/2013 23:54
Intervenções Shimpaku Por favor Ajuda.
Meus amigos comecei a mexer nessa planta porém é uma missão muito difícil e não sei se estou indo bem porém vou postar fotos e todas as sugestões e ajuda são bem vindas pois estou precisando, qual os galhos cortar, quais os possíveis galhos a virar jins e por ai vai.

Nessas duas primeiras fotos os galhos cobertos eu estou pensando em cortá-los, sendo que o primeiro galho da direita pode virar um jin, esse galho que esta aramado e apontando para cima penso em deixá-lo mais curto para um outro jin.

A ultima foto sem os panos para que os amigos possam opinar melhor.

Reparem que tem uma parte da raiz e do tronco fincando branco, o que seria isso e o que fazer para voltar ao normal?

É isso ai meus amigos conto com a ajuda de vocês um grande abraço e fiquem com Deus.
Vitor Búzios25/07/2013 23:56
Jair Flores26/07/2013 21:28
Vitor na minha opinião, é isto mesmo que vc tem que fazer,e este ápice da direita vc tem que trazer mais para a esquerda,alinhando mais com a base da planta.Quanto a este branco,nunca tive este problema,mas acho que pode ser fungo por excesso de umidade.faça uma limpeza com uma escovinha, e diminua um pouco a rega.Se vc tiver calda sulfocáustuca,após a limpeza passe um pouquinho com pincel.Shimpaku gosta de muito sol.
gil_fuka27/07/2013 14:54
Olá!

Cortaria o ápice da esquerda e deixaria somente o da direita, onde traria um mais um pouco para o centro da planta.

Até mais!
Thomas Eckert28/07/2013 12:50
Na minha opinião, deve remover os galhos de forma oposta, o primeiro da esquerda, o segundo da direita e o terceiro da esquerda, que seria essa copa dupla.
Então a copa da direita deve ser conduzida para o meio e um enxerto na esquerda para preencher o espaço vazio.
Esta é só minha opinião, você deve enxergar como quer a sua planta. Tomei a liberdade de fazer uma montagem para explicar melhor.

Lamento pela qualidade da montagem mas estou totalmente sem tempo então fiz essa bem rapido so pra exemplificar.

Abraço e boa condução

Vitor Búzios28/07/2013 18:04
Meu amigo Jair, muito obrigado pela ajuda tenho a calda sulfocáustica sim e vou fazer conforme orientado por você. Um grande abraço fica com Deus.

Amigo Gil_fuka muito obrigado pela dica. Abraço e fica com Deus.

Meu amigo Thomas,muito obrigado pelo seu projeto uma ótima visão a qual eu não estava tendo devido a minha inexperiência, pois só estou começando e como todo iniciante tenho dificuldades, muito obrigado que com mesmo pouco tempo se propôs a me ajudar, só tenho a agradecer ficou lindo o seu projeto, e vou tentar fazer com que a planta fique dessa forma, gostei muito,só ficou complicado para mim esse enxerto que pelo nome deve ser algo complicado de se fazer, para mim então nem se fala , pois não faço a minima ideia de como fazer o mesmo, porém vou pesquisar e estudar sobre o assunto mais se alguém souber e quiser me dar umas dicas vão ser muito bem vindas e vai ajudar uma pessoa que ainda tem muito para aprender,essa pessoa sou eu.

Um grande abraço a todos que me ajudaram e os que ainda possivelmente irão ajudar, fiquem todos com Deus e que Deus multiplique cada vez a sabedoria de vocês. Valeu..... Deus o Abençoe. 😉
gil_fuka28/07/2013 20:46
Ok!
Estaremos aguardando novidades sobre o exemplar e até mais!
Vitor Búzios06/08/2013 20:54
Alguém poderia me ajudar com dicas de como fazer enxerto nessa especie, por favor pois estou com dificuldades de encontrar matéria sobre o assunto.

Um grande abraço para todos e fiquem com Deus.....