Bruno Lopes, no hemisfério norte, por ser mais frio, é costumeiro separar as árvores em sempre-verdes (evergreen) que são as coníferas, pinheiros e ciprestes (Gimnospermas), e as decícuas (deciduous). As coníferas se mantém verdes mesmo no inverno, elas morrem caso percam suas agulhas (folhas), e é porque os pinheiros permanecem sempre verdes, mesmo no inverno, que o são assim chamados. Todas as outras árvores são decíduas (Angiospermas), porque o frio queimaria qualquer folha, então elas estão adaptadas a realocar todos os nutrientes das folhas para o interior dos tecidos lenhosos e abortar as folhas antes do frio. Estas são as espécies decíduas ou caducifólias.
Aqui no Brasil, como é um país tropical, temos um terceiro tipo de árvore, as perenes, ou tropicais (Angiospermas também), que mantém suas folhas durante todo o ano, uma vez que o frio não é rigoroso. Se pegares um ficus, que é uma espécie tropical, perene, e deixá-lo no frio, como uma geada ou neve, não espere encontrar algo vivo depois.
O artigo foca na questão do design do bonsai. Muitos iniciantes pegam uma não-conífera, como uma decídua ou uma tropical perene (pior ainda) e formatam ela como se fosse um pinheiro. Esta é a crítica do autor (e minha também). Pegar uma pitanga, por exemplo, e força-la a se parecer com um pinheiro é algo completamente anti-natural.
Um exemplo, o ficus de Erik Wigert, nada contra a pessoa, um grande expoente, melhor do que eu jamais serei, MAS, um ficus com cara de pinheiro! Por favor, é uma caricatura, uma aberração, esta é minha opinião.