Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Adubo e potássio

Richard06/08/2013 00:23
Adubo e potássio
Olá pessoal!

Postei em outro tópico de discussão, mas gostaria de tirar a dúvida aqui: uso torta de mamona e farinha de osso como adubo para meu bonsai, mas, na composição, não é indicado potássio (K), um dos macronutrientes importantes para a árvore. Vocês recomendam utilizar algum "complemento" nesse sentido?

Li que 10% de cinza de madeira pode compensar a carência de potássio. Posso usar, como substituto, carvão vegetal moído?

Desde já, agradeço!
maket3113/08/2013 11:41
VC pode usar a cinza de madeira sim amigo Richard, eu ainda n usei, pois estou trablhando num projeto de pallets com ração de passáros(não atrai mosca).. mas assim que ver o resultado, vou separar umas plantas para poder fazer outros pallets com cinza e assim poder comparar os resultados... espero ter ajudado...
Sucesso...
Simba13/08/2013 14:07
Richard,

Já encontrei material na internet dizendo que o próprio carvão vegetal também seria uma fonte de potássio. Porém, li também que é necessário tomar cuidado na quantidade, pois há o risco de queimar as raízes da planta. Não sei dizer se isto realmente procede, e caso seja verdade, não vi nenhuma matéria explicando o porquê. O melhor mesmo é usar cinza de carvão ou de madeira, que já é um método consagrado por vários amigos aqui do fórum de fornecer potássio organicamente para as plantas.

Espero ter ajudado e se escrevi besteira, por favor me corrijam, pois estamos aí para aprender também!

Abraço
Richard15/08/2013 22:13
Simba, obrigado! Em outro tópico, a questão acabou ficando clara. Optarei mesmo pelas cinzas de madeira, afinal não é difícil comsegui-las:

Grande abraço!