TENTANDO FAZER UM BONSAI DE IPE AMARELO
Edson M. Mori15/08/2013 19:29
TENTANDO FAZER UM BONSAI DE IPE AMARELO
Boa tarde, pessoal
Venho tentando fazer um bonsai de ipe amarelo, mas ainda falta muito, mas resolvi mostrar a bonita florada.
vaso do Onodera (São Paulo Brasil)
Aberto a sugestões
mar/2005
out/2010
09/08/2013 iniciando a florada
10/08/2013 - flores se abrindo
14/08/2013 - florada quase completa

Edicarlos Roberto15/08/2013 20:34
parabéns! se me permite opinar, um estilo literati iria ficar fantástico!!!
AdrianoOliveira16/08/2013 13:22
Edson,
Poderia explicar para os amigos como foi a florada? Floresceu espontaneamente ou você provocou estresse hídrico?
Abs
--Adriano
Edson M. Mori19/08/2013 14:55
Edicarlos, obrigado. vou pensar na opção
Adriano, obrigado. A florada foi natural, pois a rega é normal a noite, quando chego da clinica, pois essa planta está em casa, mas Campo Grande é muito seco, portanto, no dia seguinte o substrato está seco.
Edson M. Mori22/08/2013 15:14
após a florada, começou a formação das sementes
mas tem um danadinho querendo comer minhas sementes

AdrianoOliveira22/08/2013 15:20
que maneiro!
JOICIMAR MAGGIONI22/08/2013 17:30
Parabéns, muito bom!!!!!!!
Edson M. Mori28/08/2013 11:37
Adriano e Joicimar, obrigado
Simba28/08/2013 11:39
Parabéns pelo belíssimo ipê, Edson!
Simba24/09/2013 16:24
Aproveitando a lindíssima planta do amigo Edson, gostaria de saber se você poderia me passar algumas dicas, por gentileza?
Vc tem esta planta desde semente, ou através de muda? Qual a idade aproximada da planta? Vc fez podas drásticas ao longo do desenvolvimento dela? Por último, como faz o balanceamento da adubação dela?
Recentemente adquiri um ipê branco, e ele tem 2,20 metros de altura e mais de 3 cm de diâmetro na base, estou querendo muito que ele floresça antes de eu podá-lo drasticamente, mas sei que o ipê é complicado para mostrar suas flores, então como eu estou vendo sua planta florescendo, eu pergunto a quem experimentou esta floração tão bonita! Se puder me ajudar, eu agradeço!
🙂
Abraço e parabéns novamente pela planta!!
SEKI - Elio Luis Secchi24/09/2013 18:23
Edson, creio que conseguiu um sucesso como poucos nesta espécie. Não podemos compara a estilização desta planta com qualquer outra visto que ela apresenta inúmeras dificuldades. Por isso se formos olhar apenas a estilização em si diríamos que ainda está dificitária. Mas aí é que mora a questão: Nesta espécie mesmo a estilização e floração que o amigo conseguiu é algo muito difícil de se obter. A compactação de galhos e folhagem é algo praticamente impossível, a não ser em um trabalho de muitos e muitos anos. Então meu amigo, parabéns pelo sucesso obtido, em especial pela excelente floração em vaso.
Abraço
Arzivenko25/09/2013 09:21
Edson M. Mori parabéns pela planta, é uma espécie difícil mesmo, mas ela é uma típica planta feminina. O bonsai não precisa necessariamente ser baixinho, parrudo com cara de velho. Uma planta esguia, curvilínea, com flores e aspecto juvenil, é também bastante apelativa. Tá bonita!
Victor26/09/2013 20:26
Eu estou com um em treinamento. Bem diferente do seu.
Creio que esse estilo mais alongado, ou um literati para o ipê seja melhor.
Pelo formato que da minha muda, estou tentando fazer algo mais "moyogi" O que me preocupa é o tamanho das folhas.
Alguém já conseguiu reduzi-las?
PS: seu ipê está fantástico...espero que o meu dê flores também! 😄
abraço
Edson M. Mori01/10/2013 18:17
Simba, obrigado
Tenho está planta desde semente em 2000 quando brotou na clinica, pois na avenida em frente tem uns ipês que nesta epoca as sementes são disseminadas e então nasceu em uma parte lateral da clinica que tinha areia. A partir de então trabalhei para tentar virar um bonsai, mas ainda falta muito. Tenho adubado com torta de mamona e farinha de osso, basocote e tbem com fosway. Com relação ao ipe branco tbem tenho, mas estou com mais dificuldade na condução e as folhas são maiores.
Amigo Elio, obrigado. sinceramente só postei pela floração pois a estrutura ainda deixa muito a desejar.
Azivenko obrigado
Victor, obrigado. Sim, se consegue diminuir as folhas
as sementes se abrindo

Victor01/10/2013 18:35
Sensacional! 🙂
Quando a minha estiver mais encaminhada posto aqui!
Você fez desfolha?
Abraço
Bruno Lopes02/10/2013 00:28
AdrianoOliveira escreveu:
Edson,
Poderia explicar para os amigos como foi a florada? Floresceu espontaneamente ou você provocou estresse hídrico?
Abs
--Adriano
Estresse hídrico pode provocar florada? é seguro?
Edson M. Mori02/10/2013 10:42
Victor, a desfolha ocorreu naturalmente, mas acabei tbem eliminando algumas folhas que insistiam em ficar
Bruno, como disse antes, não provoquei o stress hidrico
Bruno Lopes02/10/2013 11:31
Edson M. Mori escreveu:
Victor, a desfolha ocorreu naturalmente, mas acabei tbem eliminando algumas folhas que insistiam em ficar
Bruno, como disse antes, não provoquei o stress hidrico
Sim entendi, apenas tive duvida se o mesmo poderia causar floração.
Elio13/10/2013 14:17
Muito bom, Victor! Uma beleza! Então, para reduzir as folhas eu uso a seguinte técnica:
Sempre que nascem os pares de folhas, eu fico de olho onde nascerão mais um par nas axilas anteriores. Isso acontece em todos os galhos . Tão logo nasçam eu podo aquele galho logo acima desse parzinho de folhas pequenas. Assim tenho conseguido folhas não tão pequenas mas bem menores.
Abraço

Victor14/10/2013 22:58
Boa noite grande Elio.
Sensacional este bonsai da foto. Acho que ele coloca abaixo aquela teoria de que "bonsais com folhas maiores precisam ser mais altos".
Acho que o Ipê do
Edson teve uma desfolha natural, porque ele floriu. Pois como vemos na natureza, quando o Ipê dá flores, a folhagem desaparece.

..
como isto é meio raro no bonsai, acho que temos que usar um método mesmo.
Elio, estou tentando visualizar aqui a sua técnica, mas está meio difícil.. 😮ops:
Vamos lá, a folha do Ipê é constituída por um conjunto de cinco folhas, correto? as folhas de trás são menores e quando brotam, estas costumam a nascer na mesma "altura" e em direções opostas. Pelo que entendi, você corta a folha da ponta, aquela maior..é isso? Corrija-me se eu estiver errado..hehehe. Outra coisa, que pensei...desfolhando-o completamente na primavera, tentando imitar o que ocorre na natureza,..será que ajudaria no aparecimento de flores?? Sei que uma das coisas que influenciam no aparecimento das flores é a profundidade do pivotante...então acho que minha teoria é meio furada..hehehehe
Enfim..termino minhas filosofadas por aqui! hehe
Grande abraço!
Elio15/10/2013 17:34
Victor escreveu:
Boa noite grande Elio.
Sensacional este bonsai da foto. Acho que ele coloca abaixo aquela teoria de que "bonsais com folhas maiores precisam ser mais altos".
Acho que o Ipê do Edson teve uma desfolha natural, porque ele floriu. Pois como vemos na natureza, quando o Ipê dá flores, a folhagem desaparece.
..
como isto é meio raro no bonsai, acho que temos que usar um método mesmo.
Elio, estou tentando visualizar aqui a sua técnica, mas está meio difícil.. 😮ops:
Vamos lá, a folha do Ipê é constituída por um conjunto de cinco folhas, correto? as folhas de trás são menores e quando brotam, estas costumam a nascer na mesma "altura" e em direções opostas. Pelo que entendi, você corta a folha da ponta, aquela maior..é isso? Corrija-me se eu estiver errado..hehehe. Outra coisa, que pensei...desfolhando-o completamente na primavera, tentando imitar o que ocorre na natureza,..será que ajudaria no aparecimento de flores?? Sei que uma das coisas que influenciam no aparecimento das flores é a profundidade do pivotante...então acho que minha teoria é meio furada..hehehehe
Enfim..termino minhas filosofadas por aqui! hehe
Grande abraço!
Vitor o que vc está imaginando não é uma folha com 5 folhas. É uma folha com 5 pontas. Folha espalmada! Quando nascem 2 dessas, depois mais, duas, depois mais duas....entre as primeiras duas nascem mais duas pequenas. É hora de cortar as demais.
Outra coisa, Ipê não se desfolha, deixa a natureza fazer isso. E ela faz no inverno. Na primavera já vem folhas novas e tem que deixar.
Victor15/10/2013 19:54
Opa Elio! Folha espalmada, foi isso que tentei explicar..hehehe!
Mas agora consegui pegar o que você está falando. A minha ainda não está nessa fase. Ainda estou formando o tronco. Mas tenho me informado sobre ela!
Obrigado pela atenção!
Abraço
Victor Ghirotto16/10/2013 18:08
Olá amigos, consegui este tamanho de folha desfolhando, transplantando e cortando as ponteiras ao mesmo tempo:

Elio16/10/2013 19:34
Victor Ghirotto escreveu:
Olá amigos, consegui este tamanho de folha desfolhando, transplantando e cortando as ponteiras ao mesmo tempo:

Ótimo enfolhamento, Victor! Parabéns! Mostra a planta inteira pra nós!
Victor Ghirotto16/10/2013 21:14
Elio, obrigado, os amigos do bonsai do interior paulista me ajudaram com ele, mas acabei abandonando a projeção inicial, desaramei e imaginei uma árvore mais natural da espécie.
Ainda falta muuito pra ela. Coloquei as fotos em outro topico, pra nao atrapalhar o do colega e pra aproveitando, pegar opiniões! Espero que vocês desse tópico também opinem! Obrigado.
Aqui o tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=224861#224861