Novo no hobby, Sujestao em Romã e Jabuticaba
Oi a muito tempo venho acompanhando vcs e lendo varios textos/artigos sobre o assunto a fim de refinar cada vez mais uma pitangueira grande (80cm) que eu crio a 3 anos em um vaso enorme, (por sinal esta super carregada de frutos) e agora finalmente estou arriscando tentar criar alguns bonsais e vim pedir a opiniao de voces pois fiz umas podas extremamente conservadoras com medo de cortar algum galho que pudesse me fazer falta no futuro. E estou criando este topico justamente para pedir a opiniao de voces sobre quais galhos devo cortar. Apesar de estarem plantados em locais e em solo desapropriados ja li bastante sobre isso e podemos deixar este ponto para um proximo topico talvez ou eu me vire sosinho pois ja li muito a respeito e conserteza surjindo duvidas voltarei a perturbar os senhores!
seguem algumas fotos...
jabu quando chegou

Jabu agora provavel frente

jabu outro lado

agora o roma
raizes

detalhes de brotos em todos os pontos da planta uma semana apos a poda

Agora vou pedir para vcs me ajudarem a escolher a frente da planta alem de me ajudarem nos galhos a serem cortados pois a duvida do lado eh grande.

de quebra segue a foto dessas mudinhas de pitanga, trata-se de pitangas pretas, sao ennoooormes e completamente pretas o sabor 'e o mesmo e a planta 'e igual.nao sei se sao comuns pra voces mais quem quiser posso dar sementes de presente sem problemas, moro no ES. mais uma coisa, a partir de quando posso comecar a pertuba-las? com que tipo de interven'cao?

Agerade'co a ajuda de todos des de ja! e desculpe por estar meio for a de foco, no comeco 'e assim mesmo!
seguem algumas fotos...
jabu quando chegou

Jabu agora provavel frente

jabu outro lado

agora o roma
raizes

detalhes de brotos em todos os pontos da planta uma semana apos a poda

Agora vou pedir para vcs me ajudarem a escolher a frente da planta alem de me ajudarem nos galhos a serem cortados pois a duvida do lado eh grande.

de quebra segue a foto dessas mudinhas de pitanga, trata-se de pitangas pretas, sao ennoooormes e completamente pretas o sabor 'e o mesmo e a planta 'e igual.nao sei se sao comuns pra voces mais quem quiser posso dar sementes de presente sem problemas, moro no ES. mais uma coisa, a partir de quando posso comecar a pertuba-las? com que tipo de interven'cao?

Agerade'co a ajuda de todos des de ja! e desculpe por estar meio for a de foco, no comeco 'e assim mesmo!