Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arame de cobre descoberto.

ViniciuSub17/08/2013 20:29
Arame de cobre descoberto.
Oi, estou iniciando na arte do bonsai, e chegou na hora de aramar algumas plantas, mais me surgiu a duvida quanto a toxidade do arame de cobre quando descoberto, pois sei que este 'e extremamente toxico em aquarios, e invertebrados em geral, inclusive extremamente toxico contra algas. alem de ja ter lido em algum lugar que pregos de cobre fincados em arvores sao uma forma de mata-las.
alguem poderia me esclarecer esta questao? Obrigado !!
SEKI - Elio Luis Secchi17/08/2013 23:31
Não há problema algum no uso de arames de cobre na aramação dos bonsai. Aliás eles por décadas (ou seria séculos...) estão sendo usados para este fim. O detalhe é que para uma melhor funcionalidade, ficarem mais maleáveis e também permanecerem melhor posicionados, é necessários queimá-los antes de usar. Tem que ser ao fogo mesmo, não adianta colocar em forno ou coisa assim. Faça uma fogueirinha coloca eles ao fogo e quando começar a emitir labaredas azuladas retire e coloque imediatamente em um recipiente com água a fim de dar um choque de resfriamento.
abraço
renatolaureano19/08/2013 09:10
Elio,

foi uma dica muito boa. Não gostava do arame de cobre justamente pela dureza dele e com isso fica mais fácil a armação.

Mais uma para seu repertório de boas dicas.
AdrianoOliveira19/08/2013 09:27
Re: Arame de cobre descoberto.
ViniciuSub escreveu:
Oi, estou iniciando na arte do bonsai, e chegou na hora de aramar algumas plantas, mais me surgiu a duvida quanto a toxidade do arame de cobre quando descoberto, pois sei que este 'e extremamente toxico em aquarios, e invertebrados em geral, inclusive extremamente toxico contra algas. alem de ja ter lido em algum lugar que pregos de cobre fincados em arvores sao uma forma de mata-las.
alguem poderia me esclarecer esta questao? Obrigado !!

O que estudei sobre arames de cobres, no Japão, eles são específicos para coníferas e que não se devem utilizá-los para fixar as plantas no vaso, haja vista que, o óxido de cobre é extremamente tóxico para as raízes.

Uma das fontes: http://youtu.be/KYTF9hPNpWM
ViniciuSub19/08/2013 14:56
Bom, muito obrigado pelos esclarecimentos, ja ``amoleci`` o arame na churrasqueira e ja aramei as plantas, em breve postarei fotos delas quem sabe daqui uns 6 meses...! quanto a toxidade do cobre quem tiver mais informa'coes podem continuar postando.!
grande abraco!!!
SEKI - Elio Luis Secchi19/08/2013 20:51
Esta questão da toxicidade do cobre não é tão relevante assim, talvez nada relevante. O "volume" de toxicidade que ele possa liberar é mínimo. Há 7 anos que uso arame de cobre para amarrar as plantas e até hoje nenhuma morreu por isso, nem mesmo percebi qualquer dano em raízes... sei lá...acho que tem muito mito por aí no cultivo do bonsai.
abraço
Arzivenko19/08/2013 21:13
Os sintomas de contaminação por cobre são:
1- clorose em folhas jovens (coloração amarelada)
2- diminuição no tamanho das folhas
3- diminuição no crescimento da planta.

AdrianoOliveira se não foram observados os sintomas acima, não se preocupe com um problema que não existe.

Elio Luis Secchi provavelmente você trocar o substrato da planta bem antes que qualquer óxido de cobre possa se diluir em água, ser absorvido e causar problemas ao bonsai.
AdrianoOliveira20/08/2013 08:42
Como eu encontro arame de aluminio a um preço melhor que o cobre, não o utilizo para fixar a planta ao vaso.

Tem esse link sobre o efeito do sulfato de cobre sobre as raízes: http://www.hbgconstructors.com/os-efeitos-do-sulfato-de-cobre-sobre-o-crescimento-de-raiz-em-tubulacoes-de-esgoto.html
Arzivenko20/08/2013 09:15
AdrianoOliveira, o sulfato de cobre é conhecido como "calda bordalesa" a qual é utilizada como anti-fúngica. Os íons de Cu e S diluídos em água são absorvidos pelas raízes podendo trazer prejuízos à planta, por isto é desaconselhado que a calda pingue ou seja derramada sobre o substrato, uma vez que trata-se de substância concentrada. Já o cobre metálico não encontra-se na forma iônica, portanto é menos provável que seja absorvido.
AdrianoOliveira20/08/2013 09:36
Arzivenko escreveu:
AdrianoOliveira, o sulfato de cobre é conhecido como "calda bordalesa" a qual é utilizada como anti-fúngica. Os íons de Cu e S diluídos em água são absorvidos pelas raízes podendo trazer prejuízos à planta, por isto é desaconselhado que a calda pingue ou seja derramada sobre o substrato, uma vez que trata-se de substância concentrada. Já o cobre metálico não encontra-se na forma iônica, portanto é menos provável que seja absorvido.

muito obrigado pela explicação!

🙂
SEKI - Elio Luis Secchi20/08/2013 22:13
Correto Arzivenko, o sulfato de cobre pode sim causar danos às raízes...
O que é bem diferente de apenas o cobre, como era citado acima...
abraço
Elio21/08/2013 12:22
Quanto ao mal que o enxofre possa causar às plantas tenho minhas dúvidas. Cerca de um mês atrás tive 3 vasos imersos em calda sulfocálcica ( a história é longa, se quiserem conto mas o foco é a consequência).
De um total de 12 Shimpaku, 3 foram as vítimas.
Um mês depois constato que nenhum mal ocorreu aos três.
Estão feitos, rebrotando.

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi21/08/2013 15:32
Xará, creio que daí depende a concentração e diluição da calda. Bem diluída, em pequenas em pequenas doses a calda sulfocálcica serve até como adubo...
abraço
Elio21/08/2013 18:48
Elio Luis Secchi escreveu:
Xará, creio que daí depende a concentração e diluição da calda. Bem diluída, em pequenas em pequenas doses a calda sulfocálcica serve até como adubo...
abraço

Xará, foi por acidente mas a concentração era de 20 ml por litro de água e os vasos ficaram imersos nessa solução por uns 20 minutos.

Qualquer dia vou fazer um teste monitorado. Aí tiraremos a dúvida!

abraço, véio!
JOICIMAR MAGGIONI21/08/2013 22:24
Fica tranquilo eu utilizo cobre, zinco e até mesmo arames de aluminio para galhos mais sensíveis e nunca tive problema.