Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

yamadori para 4 especies, como proceder?

DR.GORI21/08/2013 10:27
yamadori para 4 especies, como proceder?
pessoal, bom dia a todos. gostaria de tirar algumas duvidas sobre yamadori. fiz umas comprinhas num garden esses dias e acho q fiz um bom negocio, eu acho, pois consegui 4 plantas por 50,00 reais e poderia ter levando algumas plantas, de graça, q perderam a parte da copa e ja nao tinha valor comercial para o vendendo, mas meu carro pequeno, nao deixou q fizesse isso, pena... sao as plantas:

- uma caliandra vermelha
- uma bouganvillea roxo
- uma bouganvillea branco
- uma eugenia
tudo isso por 50,00 reais.

mas vamos as duvidas; 1º a calandra vermelha, eu gostaria de engordar o tronco um pouco, posso fazer poda drastica e coloca-la no escorredor com substrato bem drenante? 2º as bouganvilleas, posso fazer o mesmo processo da caliandra? mas nao quero engordar o tronco...
3º a eugenia acabou quebrando alguns galhos aereos na hora do transporte, gostaria de fazer o mesmo com ela, poda drastica e depois ir para escorredor... mas a duvida coletiva é a seguinte, posso retira-las do substrato q vinheram fazendo limpeza total e coloca-las num substrato bem drenante? vlw e obrigado a todos.

JOICIMAR MAGGIONI21/08/2013 16:07
Primeiramente acho que foi boa aquisição, trocaria o substrato de todas elas devem estar ai já a algum tempo, a caliandra poda drástica, as bougainvíllea a primeira apenas daria alguma limpada nos galhos e baixaria um pouco a copa a segunda poda drástica logo abaixo da primeira forquilha e a eugenia não vou opinar, pois eugenia longe de mim.
DR.GORI21/08/2013 20:05
opa maggioni, primeiramento obrigado pela dica. posso usar nesse substrato: casca de pinus, farelo de coco, ereia de construçao e caqueira?
um amigo disse q podeira adcionar a esse substrato um pouco de terra adubada... acho q todas elas vao sofrer intervençao... minha duvida ta no substrato e qual vaso usar. quanto a eugenia nao entedi muito... é uma planta dificil de trabalhar ou vc nao gosta mesmo? posso tbm limpar todas elas do substrato atual ate deixar as raizes completamentes limpas e ao mesmo tempo fazer poda drastica? obrigado mais uma vez.
LUIZ ARTHUR21/08/2013 22:01
DR GORI!

Eugenia e meio temperamental, por isso parte do pessoal nao gosta muito de lidar com a especie. Quanto ao substrato vai aqui um link do atelier que fala sobre substrato muito util:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22285&highlight=substrato

Abraco!
JOICIMAR MAGGIONI21/08/2013 22:33
A eugenia e enjoada mesmo de podar demais vai morrer, tive uma mas ela é complicada, pode ser comparada com um buxinho, se mexer muito ela morre, a respeito do substrato o bom é usar algo que seja bem drenante não e necessário misturas muito complexas, apenas caqueira e uma areia grossa 40% de cada e o restante pode ser algo orgânico, húmus, esterco curtido ou terra de mato mesmo é so lembrar de fazer as adubações periódicas é bom utilizar um enraizador se vc for meio drástico com as raízes veja o link abaixo postei alguma coisa no meu blog sobre o assunto, as buganvileas pode podar e transplantar a caliandra tenha um pouco mais de cuidado não elimine tanto as raízes e a eugenia não vou opinar.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
DR.GORI22/08/2013 12:24
primeiramento gostaria de agradecer a atençao dos amigos. arthur, obrigado pelo link q me indicou... tem bastante coisa sobre assunto substrato.
joicimar, vou tentar ir nessa dica que me falou, vou usar apenas caqueira, areia grossa e humus... apos o transplante, quanto tempo depois posso adubar? 45 ou 60 dias? pode ser a FO+TM, certo? 😉 vlw
JOICIMAR MAGGIONI22/08/2013 17:38
Uns 60 dias ta blz, vc vai ver se transplantar nessa época as plantas responderão logo, só lembre de protege-las um pouco do sol se a poda de raízes for muito drástica principalmente nos primeiros dias em que o sol estiver muito forte. outra dica para o substrato e a utilização de terra de cupinzeiro.
T + abraço!!!!!!!
DR.GORI23/08/2013 18:51
vlw joicimar, desculpe pela demora em responder... estou neste momento na maternidade como pai coruja.... cuidando do meu anjinho q nasceu rsrsrsr. obrigado mais uma vez pelas dicas... mas já abusando de sua atenção, qual proporção uso em poda de raiz, ou seja, se cortar 30% de raiz, quando devo cortar da parte aérea da planta? li alguma coisa a respeito, mas não entendi.. vlw, e obrigado mais uma vez a todos.
Mooh23/08/2013 20:01
Qto as raizes nao vou opinar, pois nao sei muito sobre isso, mas a adubacao, da uma pesquisada sobre o uso de osmocote, os resultados sao muitos bons, sua liberacao e lenta, e bem completo.
JOICIMAR MAGGIONI23/08/2013 21:09
Primeiramente parabéns pelo nascimento do seu filho, mas a respeito da caliandra e das bougainvílleas pode cortar valendo sem medo elas não são sensíveis se vc tirar apenas 30% das raízes pode até fazer a poda drástica se quiser, só espere algum tempo para a adubação, fiz isso nas minhas e deu certo mas se quiser ter mais cuidado apenas transplante-as e espere até fim do mês de setembro e vai sem medo.
Mas primeiro de atenção a esposa e ao filho(a), enquanto isso os bonsai podem ficar esperando.
T + abraço!!!!!!
DR.GORI23/08/2013 22:25
opa amigo mooh obrigado pela dica do osmocote, já li alguma coisa sobre o mesmo... mas vlw pela dica. obrigado mais uma vez joicimar , depois postarei fotos das plantas, mas como vc falou, a atenção sera toda pra filhota e pra mamãe. obrigado amigos