PITANGUEIRA GIGANTE EVOLUÇÃO - INICIO 08/2012-HOJE 14/10/13
JOICIMAR MAGGIONI21/08/2013 15:23
PITANGUEIRA GIGANTE EVOLUÇÃO - INICIO 08/2012-HOJE 14/10/13
Ola pessoal estou enviando fotos de uma pitangueira que coletei ano passado na propriedade de meu sogro no interior de Chapada - RS, as brotações se desenvolverão bem, gostaria de saber o que devo fazer agora vou efetuar a desfolha amanhã se der tempo e postaria novas fotos, fiz uma pequena limpeza no vaso que estava com capoeira e adubei com esterco e farinha de osso e torta de mamona, vejam como ficou, só devo fazer a desfolha ou devo intervir de alguma maneira, quero ressaltar que não removi nenhum galho todos as brotações estão na planta e ficaram bem distribuídas acho que esta pitangueira sempre teve o sonho de ser bonsai e está colaborando, quero a opinião de vocês pois estou um pouco apreensivo em o que fazes pois tenho medo de poder perder essa bela planta, creio que não devo transplantá-la pois fiz um falso transplante a menos de um ano para esta bacia que ele está ou devo me aventurar e trocar para um ainda maior para obter melhor desenvolvimento,vejam o post completo no blog
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/08/pitangueira-gigante-evolucao-inicio.html . Seguem as fotos:
Antes da limpeza e adubação:

Depois da limpeza e adubação:

Para ter uma ideia do porte tubo de amaciante de 2 litros:

Após a desfolha:
T + ABRAÇOS!!!!!!!!
VISITEM TAMBÉM:
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/08/pitangueira-gigante-evolucao-inicio.htmlJOICIMAR MAGGIONI22/08/2013 17:33
Ninguém ainda já fiz a desfolha postarei amanhã gostaria de palpites, pra não cometer nenhum erro grave.
Edicarlos Roberto22/08/2013 18:43
pitanga é minha planta preferida... a sua irá levar ainda um bom tempo e muito trabalho até ser encaminhada.
sugiro um estilo simples e rustico, tipo o abrasileirado "vassoura".
JOICIMAR MAGGIONI22/08/2013 22:31
com certeza vai alguns anos ainda faz pouco mais de 1 ano que ela esta no vaso, até então estava no potreiro da propriedade de meu sogro, vamos com calma que da certo.
Edicarlos Roberto24/08/2013 15:34
essas de potreiro são as melhores... castigadas pelo sol , vento e pelas vaquinhas que pisam e as vezes comem seus brotos...heheh
Renato Rodrigues Roehrs26/08/2013 19:11
Joicimar, que coisa de loco!
Que bela pitanga, cara! hehehe!
Acompanhando.
Abraços.
Arzivenko26/08/2013 21:02
JOICIMAR MAGGIONI quando fizeres a desfolha, selecione os ramos que você quer e arame-os dando movimento. Aramagem é a base do bonsai, arame inclusive os ramos que você acredita já estarem ok, pois caso contrário eles ficarão com movimento diferente dos aramados. Aproveite e faça poda nos ramos, encurtando-os, isto aumenta a conicidade, pois cada ramificação fica mais fina que a anterior.
reisreis01/09/2013 19:37
Material muito bom,
Voce selecionou bem as brotaçoes,
Estou acompanhando, essa aramagem vai ser uma aula pra mim,
Abraço
JOICIMAR MAGGIONI02/09/2013 23:16
Se der tempo vou amarrar alguns galhos amanhã e postarei, acompanhem.
reisreis03/09/2013 13:29
edit
LEAO03/09/2013 23:12
Beleza!
JOICIMAR MAGGIONI04/09/2013 18:55
Amanhã postarei as fotos das novas brotações, queria postar hoje mas quando me dei conta já estava escuro ai as fotos não ficam boas, enquanto isso visitem meu blog estou começando vejam:
IMAGENS AZÁLEA - CONSTANTINA -RS
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/08/imagens-azalea-constantina-rs.htmlJOICIMAR MAGGIONI15/09/2013 01:04
COMO ELA ESTA EM - 13/09/2013
prumodeq18/09/2013 20:37
Jocimar
Uma bom guia para você é se perguntar o que pode fazer com ela, que futuro dar a ela.
O estilo vassoura talvez fosse possível, mas eu vejo pela foto alguns defeitos no tronco, o que não seria aceito no sentido clássico do estilo, que exige um tronco "imaculado". Também teria que corrigir aquele defeito no neabari, outro item importante para o hokidashi.
Você também poderia seguir o estilo chokan ou moyogi, apesar de que a inclinação para trás sugere mais o moyogi.
De qualquer forma, para qualquer um destes estilos, a sua árvore está muito alta e reta. Assim como aquele corte superior está rachado, nunca vai cicatrizar corretamente.
Assim, eu sugiro cortar a arvore uns 2cm acima do segundo galho à esquerda e utilizar este como um novo ápice, buscando o estilo moyogi. Sei que é bem fácil falar o que fazer, principalmente com a árvore alheia... Mas assim você proporcionaria movimento e conicidade a sua árvore. Como a pitangueira possui casca fina, você deve fazer o corte mais limpo, reto e o mais bem feito possível, principalmente com relação às bordas.
Faça a orientação básica dos galhos, se preocupando agora apenas com o direcionamento, eles precisam engordar para ficarem compatíveis com o tronco. Para isso deixem eles crescer sem podas até o meio do verão. Esqueça desfolha por hora, só vai atrasar o crescimento. Também sugiro mudar a inclinação dos galhos mais para cima, pois aquela curva próximo ao tronco vai ficar mais evidente a medida que engrossar, além de que a pitanga é uma espécie tropical e frutífera e não possui galhos inclinados para baixo, como os pinheiros.
Também precisa passar para uma bacia beeeem maior, se vc quer um crescimento mais forte.
Veja que a sua árvore tem muito potencial, mas é um projeto para uns 5 anos, no mínimo. Neste ínterim você vai aprender ainda mais como trabalhar esta espécie.
Abraços
JOICIMAR MAGGIONI19/09/2013 20:39
Valeu pela dica prumodeq.
T + abraço!!!!
JOICIMAR MAGGIONI14/10/2013 18:31
PITANGUEIRA GIGANTE EVOLUÇÃO - INICIO 08/2012 - HOJE 14/10/2
Filipe Henrique15/10/2013 09:51
parece q agora ta tomando um gás!
MarcoBonsaiPoa15/10/2013 11:05
Podia nos mostrar uma foto com a base dela em destaque, uns 20 cm de altura enquadrado...pegando a base e os primeiros galhos!
JOICIMAR MAGGIONI15/10/2013 14:08
MarcoBonsaiPoa15/10/2013 17:18
tá bem "cavaluda" hein!!!!!
vai deixar as brotações rasteiras?
a altura já é definitiva, ou vai reduzir?
JOICIMAR MAGGIONI15/10/2013 18:27
Não sei ainda mas creio que a altura não vou mudar mais pois tenho uma boa brotação para a copada tenho medo de que se cortar ela não brote novamente, pois uma parte de um dos lados na ponta já esta com madeira morta, as brotações mais rasteiras acho que vou retirar mas ainda não fiz pois estava com duvidas do que fazer, aguardo mais sugestões.
MarcoBonsaiPoa16/10/2013 11:20
Pela bitola e pela altura dela, acho que ficaria interessante uns 20 cm de altura livre de brotos, concentrando as brotações a partir do segundo terço da altura...
Madeira morta é obrigatório em uma situação de desnível de grossura(correção futura)
Filipe Henrique16/10/2013 11:22
RAPAZ,
reparei q ela ta bem encostada na borda do vaso, isso pode prejudicar o desenvolvimento de um bom nebari. acredito que seria recomendável providenciar um recipiente maior pra que ela possa ser plantada mais no centro favorecendo as raízes novas. Talvez um caixote resolva caso não consiga achar uma bacia.
lembrando que são poucas ferramentas disponíveis para correção de nebari na especie, começar a atentar sobre isso desde cedo na formação pode ser imprescindível para um bom resultado final.