Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estaca de buxus!

josecarlosbarros22/08/2013 18:05
Estaca de buxus!
Há um mes atrás podei meu buxus e retirei algumas estacas, botei-as em uma estufa improvisada e plantei em areia pura e deixei lá.
Antes de plantar mergulhei naquele forth enraizador que depois descobri ser um fertilizante e não enraizante...
Alguém tem experiencia de estaca de buxus? o diametro das estacas que são podas direto do tronco principal tem a espessura pouco maior que um lapis.
Ainda estão verdes mas gostaria de saber se tem chance de vingarem.

Victor Ghirotto22/08/2013 22:47
Ixe, estaca de buxinho nunca ouvi falar de dar certo. Bom, te desejo sorte, mas acho que vão morrer todas :/
SEKI - Elio Luis Secchi22/08/2013 22:51
josecarlos, as estacas de buxus enraizam até com certa facilidade. A questão, pela experiência que tive, é o tamanho e grossura. O mais seguro é fazer estacas bem pequenas, de uns 7-8 cm e finas, em torno da espessura de um palito de dente, ou seja, aquela brotação de ponta mesmo do buxinho. Cortar uns 7-8 cm e estaquiar. Em areia grossa, meia sombra. Já enraizei algumas dezenas de estacas assim. Quanto a estacas maiores nunca não tive sucesso.
Abraço
JOICIMAR MAGGIONI23/08/2013 12:04
buxinho e meio complicado, mas estou torcendo.
DR.GORI23/08/2013 18:41
tomara q de certo amigo josecarlos...boa sorte e continue postando os resultados, ok?
Daniel Mallmann24/08/2013 21:11
Oi !!
Fiz 3 estacas assim e deu certo !!
Coloquei elas direto no chão do lado de um muro, onde quase não bate sol.
josecarlosbarros25/08/2013 21:48
ola amigos
estas estacas ainda estão verdes e brotando
mas sei que isso pode acontecer e não ter raízes
assim como a jaboticaba...
estou continuando a regar, vamos ver o que dá.
percebi as novas brotações na mesma epoca que na planta pai.
Renato Rodrigues Roehrs12/09/2013 19:10
José Carlos, a exemplo do que disse o amigo Elio Secchi, eu também tive sucesso com estacas bem finas e com pouca folhagem restante.

Pode esquecê-las até o ano que vem, e cuida a rega durante o verão.
Com certeza, vais obter sucesso!

Tu estás com a estufa improvisada ainda?
Acho que deixa por mais um tempo, até que passe o frio e podes colocar a meia sombra.

Depois conta pra gente.

Abraços.