Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola desde semente...

Diogo Afonso23/08/2013 19:13
Acerola desde semente...
minha acerolinha desde sementinha

mais um tempinho

nao usei aramação apenas fui podando para almentar as ramificações...
esta foto tem 4 meses a qualidade nao esta muito boa...

atualmente

estou em duvidas se tiro ou não algum galho, fiz uma desfolha pois ela estava com as folhas bem feias por causa do inverno e alguns fungos.
tbm passei para um vaso menor com o intuito de passar para um menor ainda ano que vem...

toda dica e ajuda e critica sera bem vinda abraços...
Mooh23/08/2013 19:52
Nossa q linda. Qual a idade, muito legal ter conduzido desde a semente. Quanto aos galhos, deixo pros mais experientes.
Edicarlos Roberto24/08/2013 14:49
eu tinha uma pescoçuda da grossura da sua, em maio cortei o tronco pra ficar mais baixo a copa, está no tamanho da sua agora, porém com esse tempo louco que fez aqui no sul nos dois ultimos meses ela emitiu brotações e depois parou, agora esta brotando novamente, porém semana que vem o frio virá novamente... é dose! ... me pergunto, há possibilidade de emitir flores e frutos sendo desse tamanho?

abraços.
JOICIMAR MAGGIONI24/08/2013 15:38
Bom trabalho qual a idade dela, quando vc plantou a semente, acompanhando.
T + abraço!!!!!!!
Diogo Afonso25/08/2013 14:31
ela tem tres anos em que plantei.
tinha pegado algumas mudas do chao e achei uma semente e coloquei dentro de um vasinho e deixei de lado quando dei por mim ela estava crescendo rapido e vigoroza.
agora aguardar a brotação para ver como vai ficar.
acredito que vou tirar estes dois galhos como meu amigo Elio me aconselhou.

abraço fraterno.
Arzivenko26/08/2013 21:11
Diogo Afonso, tua planta está bonita cara, mas tente aramar os ramos para o futuro, assim você pode imprimir um movimento mais fluído. A aramagem é a base do bonsai.

Quanto à escolha dos ramos, sempre opte por remover os ramos retos demais, os ramos que "cruzam" os outros, principalmente de fora da copa para dentro da copa e os ramos em cruz ( + ). Cuide quanto tiveres muitos ramos partindo do mesmo ponto, isto causa um crescimento em diâmetro naquela porção da planta, podendo formar um calombo, o que não é bom, já que causa conicidade invertida.
Diogo Afonso26/08/2013 21:39
obg arzivenko

fiz uma poda retirando alguns galhos cruzados mesmo...
tbm fiz alguns uros para disfarçar alguns calombos.
em breve postarei fotos.
obrigado a todos...
Bruno Lopes10/09/2013 16:32
Diogo, você usou alguma tecnica para dar aparencia de velho ao tronco? achei ele bem envelhecido para o tempo que você disse que ela tem...
Diogo Afonso10/09/2013 21:47
Bruno Lopes escreveu:
Diogo, você usou alguma tecnica para dar aparencia de velho ao tronco? achei ele bem envelhecido para o tempo que você disse que ela tem...
acredito que a técnica foi eu ter deixado ela esquecida e jogada em um canto, ate que olhei e vi que ela estava se formando bem legal.
ai so foi cuidados comuns mesmo.
abraço
Bruno Lopes10/09/2013 21:50
gostei de como resultou rs
Renato Rodrigues Roehrs12/09/2013 10:32
Diogo, bela condução e bela ramificação!

Acompanhando.

Abraços.
Diogo Afonso13/09/2013 19:56
ATUALIZANDO...

Diogo Afonso07/12/2013 19:47
Atualizando...
Sergio Batalini15/12/2013 20:13

Da proxima vez que for replantar use uma tabua redonda e colocando as raizes sobre ela, fixe-as com arame ou pregos para que fiquem o mais radiais possivel .. num formato que lembre uma roda de carroça ... assim o nebare ficará muito melhor .. para que no furuto vc possa expor mais as raizes num vaso mais raso ... Ou apenas fixe-as com palitos hashi na posição desejada..

Os detalhes fazem muita diferença e agregam beleza ao projeto ..