Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estacas de amora

josecarlosbarros25/08/2013 20:13
Estacas de amora
Há uns 2 meses atrás eu plantei algumas estacas de amora,
uma delas, a mais grossa como um lápis já enraizou e brotou,
já estou colocando no lado externo pra pegar sol...
minha dúvida agora é, já que a estaca enraizou e está em AREIA PURA E PEDRISCOS dentro de uma garrafa pet, vai precisar de materia organica... pois bem, o que posso fazer pra suprir essa materia organica?
Ou devo esperar alguns meses? estou regando normalmente.
Logo posto fotos atualizadas mas a dita cuja é essa abaixo.

Dentro do pote plastico. Dias apos eu separei as estacas e a mais grossa coloquei em uma pet separada, esta separação se mostrou bem sucedida pois as mais finas estão definhando e não creio que enraizaram. 🙄
Victor Ghirotto25/08/2013 22:15
Quando uma estaca que está em areia pura enraiza e quer sair brotando aqui comigo, eu geralmente jogo uma camada de 1-2 cm de terra vegetal, ou qualquer solo com nutrientes, pq a rega leva os nutrientes pra baixo.. Nunca deu errado, aí da pra esperar as raízes ficarem boas pra transplantar mais tarde!
Simba26/08/2013 08:47
Jose,

O pessoal costuma dizer (e eu já estou comprovando isto na prática) que amora é igual praga. Enraiza até na beirada do muro, pega igual mato mesmo! Tenho algumas estacas de amora que têm 2 meses também, uma delas (a mais grossa, espessa como 2 dedos) já deu flor duas vezes! Se vc colocou somente areia, acho poderia fazer como o colega indicou aí e jogar um ou dois centímetros de terra e esperar mais um mês e meio ou dois antes de plantar em algum vaso de treinamento ou escorredor, dependendo da sua intenção com a planta.

Abraço
Renato Rodrigues Roehrs12/09/2013 19:12
É isso aí!
Mete uma terra preta por cima ou matéria orgânica e deixa a pet encher de raíz!

Próximo ano pensa em replantar.

Vai vir que nem mato, como bem disse o Simba.

Abraços.
Simba13/09/2013 08:52
Ah Jose,

Deixa eu te falar uma outra coisa que eu só me liguei agora vendo a foto. Se vc estiver deixando no quintal, no frio mesmo, aí até justifica a estufinha com pet. Caso as estacas fiquem protegidas da geada em alguma cobertura, nem que seja sem porta e bata vento, nem precisa de estufa, é a estaca, a pet e o substrato mesmo. Aqui em Floripa, deixei em cima da bancada da sacada do meu apartamento, bate vento 364 dias e meio por ano, e é o famoso vento sul, que vem trincando de gelado muitas vezes. Deixei também no sol, no frio, fiz experiências assim com elas só prá ver. De 4 estacas, 3 tão mais cabeludas que eu quase, com apenas 2 meses. Pode ficar tranquilo, estaca de amora é quase tipo apostar em todos os cavalos de uma corrida. Não tem como perder!

Abraço e boa sorte!