Manacá de Cheiro
Clayton04/09/2013 06:58
Manacá de Cheiro
Olá a todos, estou abrindo este post para pedir a ajuda de vocês com esta planta que, pelo o que já pesquisei, não há muita informação no meio do Bonsai.
tenho esta planta a 1 ano e, até agora, apenas a deixei numa bacia para crescimento, porém, agora, gostaria de começar a trabalhar a mesma.
Abaixo estou postando algumas fotos dela e também alguma fotos com sinais de podas que estou pensando fazer para conduzir a planta para um estilo literal...
seria o melhor estilo?
a época da poda seria agora mesmo?
e a maior dúvida, podo agora ou deixo engrossar mais?
Sergio Batalini04/09/2013 18:03
Olá, Clayton.
"Olá a todos, estou abrindo este post para pedir a ajuda de vocês com esta planta que, pelo o que já pesquisei, não há muita informação no meio do Bonsai. "
Existem especies mais ou menos indicadas para o cultivo como bonsai, esta ( Manacá de Cheiro) talvez não seja das mais indicadas, por isso o pouco material de estudo, veja alguns incovenientes:
- folhas muito grandes.
- entre-nós longos demais.
- madeira muito fraca, dificil de formar lenho .
- dificil compactação.
Claro que não é impossivel, mas eu, se me permite, sugiro algumas especies mais faceis de se trabalhar, com muito mais material de estudo e resultados bem melhores em um curto espaço de tempo. Temos as jabuticabas, pitangas, acerolas, azaleias, primaveras, eugenias, buxinhos, resedás, durantas... Todas especies faceis de serem encontradas, e muito melhores para o cultivo como bonsai.
"tenho esta planta a 1 ano e, até agora, apenas a deixei numa bacia para crescimento, porém, agora, gostaria de começar a trabalhar a mesma. "
Muitos bonsai de qualidade são cultivados com troncos finos , isso não desmerece o bonsai , cada estilo tem suas nuances e particulariedades. As vezes não é preciso cultivar em bacias com a unica intenção de engrossar o tronco, mas para que todo o projeto aconteça primeiro na bacia e depois seja transplantado para um vaso definitivo. Com mais substrato a recuperação e desenvolvimento da planta é mais rapido .
"Abaixo estou postando algumas fotos dela e também alguma fotos com sinais de podas que estou pensando fazer para conduzir a planta para um estilo literal... "
Claro que vc pode tentar conduzir sua planta em qualquer estilo, mas alerto para sua intenção.
O estilo literati é um dos mais dificeis e dos ultimos a serem estudados e tentados. A primeira vista parece facil , bastando para tal uma muda com tronco longo e fino .... Ledo engano, o estilo Literati exige um conhecimento muito profundo da nobre arte e dos aspectos que compõe cada estilo. É comum depois de muito anos de cultivo o bonsaista não ter chegado a um resultado satisfatório com seu bonsai estilo literati e desistir do projeto ou orienta-lo em outro estilo...
Sua planta não apresenta movimentos no tachiagari ( 1 terço do tronco ) , nem ao longo do tronco seguindo-se a linha marcada por vc... O que depões contra todo o projeto, tb não tem conicidade suficiente para caracterizar o estilo.
Se minha faria uma poda drastica , mastendo apenas uns 10 cm do tronco para uma possivel formatação com o estilo Hokidashi ( vassoura invertida), muito mais facil e possivel de se alcançar.
"seria o melhor estilo?
a época da poda seria agora mesmo?
e a maior dúvida, podo agora ou deixo engrossar mais? "
Creio já ter respondido quanto ao estilo.
A época é propicia para as podas drasticas, já que a planta esta saindo da dormencia do inverno e visivelmente bem viçosa.
Quanto a podar agora ou deixar "engordar", depende do que vc escolher para ela . Se fizer a poda drastica reduzindo a planta a 10 cm conseguirá criar uma proporção para o tronco, não sendo preciso esperar mais .. Pois resultará numa planta com 20.. 25 cm depois de formada, realçando o calibre do tronco. Para um bonsai maior o tronco estará fino . entendeu?
Se optar por engordar mais, plante no chão, não existe lugar melhor .
Boa sorte e muita paciência, espero ter ajudado.
😄
Arzivenko04/09/2013 19:52
Clayton A aqui no Rio Grande do Sul esta espécie é conhecida como primavera, o que confunde bastante umas vez que em outros locais primavera é a Bougainvillea. Se quiseres mais informações técnicas sobre a espécie, pesquise por Brunfelsia uniflora L.
DR.GORI04/09/2013 22:11
tbm estou de olha numa planta dessa, ela é bem bonita...
Clayton05/09/2013 06:57
Nossa, que balde de água fria... rsrsrs
mas é assim mesmo, no começo de qualquer atividade nós sempre achamos as coisas mais faceis do que realmente são... por isso estes fóruns são tão especiais....
Bonsérgio, obrigado pela aula... vi o tópico sobre o seu manacá... bela planta, parabéns... acho que vou estudar um pouco mais sobre a espécie antes de me aventurar em alguma intervenção mais severa...
Vou focar um pouco mais em duas Azaléias e uma Caliandra que tenho em bacias a um bom tempo.... espécies mais fácias para quem está começando como você mesmo falou....
Se quisar dar algum pitaco nelas, aqui estão os links dos tópicos:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22206
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22205
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22721
Arzivenko, o brigado pela indicação de informações, vou pesquisar...
DR.GORI, realmente, são lindas plantas, pena que, pelo jeito, de difícil condução em bonsais... as duas coisas que mais gosto nelas são a metamorfose das flores e o aroma que elas exalam... coisa de louco...
DR.GORI05/09/2013 12:06
nossa, e ainda é perfumada amigo clayton? olha , derrepente ela nao tenha tanta fama no mundo bonsai, mas ja ouvi dizer q pode-se fazer bonsai de qualquer planta. vc tem uma em maos, nao custa tentar né?
um dia desse fui no ceasa e comprei uma planta q nao conhecia, tratava-se da erika japonesa. ela tbm nao tem muita fama no mundo bonsai, mas eu vou tentar... vai q da certo. quanto a manacá, eu gostaria de ter uma... um dia desses, passando pela rua, vi uma casa a venda, e la existia uma manacá jogada a sorte, ja q a casa, porem a venda, estava abandonada. gostaria muito de conhecer o dono dessa casa, porq eu iria tentar convece-lo retirar a planta, ja q ela estava abondonada. nao exitaria em fazer um yamadori. boa sorte com a sua amigo, acho q vc deve tentar o bonsai com ela. mas deixaria engorssar mais um pouco...
Sergio Batalini05/09/2013 17:19
Ola Clayton. Como diz um cara muito sabido de Brasilia. : menos , muito menos...rsrs
Não estou capacitado a dar aulas a ninguem , posto que tb sou um aprendiz, apenas fiz alguns comentarios a respeito das dificuldades com a especie. Depois de cultivar a bastante tempo vamos adquirindo conhecimentos basicos que nos ajudam a ter menos dificuldades nos projetos .
Uma das lições que aprendi, depois de ter mais de 200 bacias em casa, foi a selecionar melhor as mudas e prés, alem dos yamadóri. Hoje busco mais qualidade que quantidade...Descartei mais de 100 galhinhos, tocos sem chances, especies improprias e mudinhas de especies variadas. Independente de serem famosas ou não, é preciso que tenham certos requisitos basicos, como movimento, conicidade, nebari, etc....
Posso afirmar que nem todas as especies servem para o cultivo como bonsai : mamoeiro, bananeira, samanbaias, folhagens em geral, hortaliças e muitas outras especies. Algumas especies tem um ciclo de vida muito curto e naturalmente morrem depois de alguns anos, intão prá que tentar fazer um bonsai com uma planta que vai morrer de velhice aos 5 anos ... Já vi muitos bonsai de rosa do deserto(Adenium Obesun), mas a maioria dos bonsaistas não concorda que seja classificado como tal porque não tem lenho.
É impossivel, não. Vale a pena , talvez. Depende muito de onde vc quer chegar na Arte Bonsai. O tempo que gastamos cuidando de uma muda ruim( não estou me referindo a sua ) é o mesmo para cultivar uma muda ideal ...
Não me leve a mal , minha unica intenção é ajudar, e para tanto me recuso a escrever:
-Bela planta.
-Essa tem futuro.
-Vou acompanhar.
-Acompanhando.
-Vamos ver no que vai dar.
-Tb quero uma .
-Etc...Etc..
Que ajuda eu estaria dando?
No final a decisão é e sempre será unicamente sua.
Abraços , amigo no bonsai e paciência.
DR.GORI06/09/2013 14:38
olha bonserigo, talvez vc q tenha me interpretado mal, não critiquei sua opniao.so disse q pode-se fazer bonsai de qualquer planta, há algum mal nisso? acho q as pessoal tem q parar um pouco de ego aqui. venho lendo muitas postagem aqui, e sempre q uma pessoa critica uma mais novo na arte do bonsai é sempre a mesma historia, " eu so um eterno aprendiz" minha intenção, apesar de não saber muita coisa, é de ajudar, mesmo q não possa dar uma dica técnica, tento sempre motivar os colegas. isso tbm faz parte da arte. não acho q bonsai tenha q viver uma vida toda. acho q o prazer esta no cultivo e no resultado. movimento, conicidade e nebari, são os cultivadores q irão fazer isso. tem pessoas aqui que realmente, apesar de não ganha nada com isso, gostam de ajudar, dando dicas , sugestões e dividindo experiências com os mais novos. mais uma vez , não estou te criticando, mas acho q nosso amigo Clayton pode absorver um pouquinho de cada postagem, seja ele técnica seja ela para motiva-lo.
quando entrei aqui no fórum descobri muitas coisas, algumas pessoas q estão um pouco mais velho na arte ignoram os mais novos, não estou generalizando, mas existia um tópico q opinei umas 4 vezes e não tive um feedback. isso é falta de humildade da pessoa. e outras mais experientes q não faz questão nenhuma de passar conhecimento, so querem falar entre os mais velhos, desculpe o desabafo, mas é a pura verdade.
Arzivenko06/09/2013 16:39
DR.GORI vou falar por mim, boa parte das plantas que vejo serem mostradas com orgulho pelos iniciantes eu nem comento, porque se fosse comentar eu diria "joga fora e arruma material melhor", mas daí eu estaria desestimulando o sujeito, ou pior ainda, ele ficaria bravo comigo achando que sou arrogante.
É bastante delicado lidar com o ego das pessoas, porque todos participantes do forum, sem exceção, querem fazer bonito e ser reconhecidos por isto. É exatamente por esta razão que iniciantes tentam espécies incomuns, porque para eles é um atalho, uma aposta baixa que pode ter resultados bons. Mas que normalmente não dão em nada, como toda aposta baixa, ainda assim, a perda é baixa também.
Eu já tentei várias abordagens quando vou criticar uma planta, mas até hoje não aprendi a dizer a verdade sem ser rude, provavelmente a culpa é da minha personalidade. Mas é este o exato motivo pelo qual o pessoal mais antigo e experiente não comenta nada, eles não querem parecer rudes ou arrogantes.
O que é pior? Um choque de realidade que pode ferir os sentimentos de alguém? Um comentário falso de estímulo? Ou simplesmente ler e não comentar nada?
A última alternativa é a mais escolhida, é muito fácil perceber que o forum está sempre cheio de visitantes e observadores, mas pouquíssimos comentários. Pensa nisso.
Se alguém estiver lendo isto e quiser meu comentário em uma planta, é só me enviar via MP, mas adianto que serei sincero. Meu comentário não é pessoal, contra ninguém, nem pra humilhar, nem pra desestimular, mas para realmente ajudar.
DR.GORI06/09/2013 17:10
opa amigo Arzivenko, corretíssimo. mas vc deve sim com sua experiência dizer, mesmo q isso não agrade muito, orientar os mais novos, eu penso assim. tbm entendo seu ponto de vista q uma opniao pode ter tons de criticas, e acabar desmotivando quem esta começando, mas a vida é assim. a gente aprender algumas coisas sofrendo criticas. bem, com tudo isso, quero pedir desculpas ao amigo Clayton. seu tópico não foi feito pra isso, certo?
Elio10/09/2013 22:31
Clayton, o Manacá de cheiro tem seu charme na floração, que acontece na primavera. As flores nascem roxas e depois ficam brancas, ao contrário do Manacá da serra.
É de crescimento e engrossamento muito lento, assim, eu não podaria agora. Deixa se desenvolver bastante. Dê-lhe adubo.
Posteriormente eu não podaria esses galhos deixando um único tronco e sim deixaria tantos galhos e troncos quanto fosse possível.
Uma que tu tinha.........