Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida sobre transplante

Denis Araújo05/09/2013 22:07
Dúvida sobre transplante
Comecei na arte do Bonsai no final do ano passado e fiz vários transplantes nos meses de janeiro e fevereiro.
Fiz transplante de jabuticabeira, tamarindo, azaleia, caliandra, entre outras.
A minha dúvida é: Como a época correta para fazer transplante é agora, devo fazer um novo transplante com apenas 6 meses de intervalo do último ou deixo para o final do inverno do ano que vem?
Hugo Perticarati06/09/2013 16:35
Olha Denis, acredito que seja melhor deixá-las recuperar melhor. A não ser que o substrato utilizado seja muito ruim e ai elas corram mas risco continuando nele do que transplantando para um substrato melhor.

Acho que é isso, eu não mudaria por enquanto.

Abs!
JOICIMAR MAGGIONI06/09/2013 17:41
Se são ainda pré bonsai faça um falso transplante para vasos maiores, senão pode deixar eles sem transplantar, apenas faça adubação quinica regular e se puder pode colocar um pouco de adubo orgânico (esterco, húmus).
Poste fotos da plantas, ajudam na hora de opinar.
Hugo Perticarati06/09/2013 17:48
boa Joicimar! Tinha me esquecido do falso transplante, que é uma ótima opção caso Denis ache que os vasos estejam pequenos para o desenvolvimento das plantas. Agora se estiverem no tamanho adequado, então não precisa fazer nada.

Abs!
Denis Araújo06/09/2013 21:05
Obrigado pelas opiniões pessoal.
O substrato é muito bom e já venho fazendo adição de adubo químico orgânico.
Vou deixar mesmo para o ano que vem.
Arzivenko07/09/2013 13:31
Faça o transplante no próximo ano, caso contrário será estresse desnecessário para a planta.
Denis Araújo07/09/2013 14:08
Obrigado Arzivenko.
farei conforme sugerido.
Elio10/09/2013 22:52
Denis, concordo com o Arzivenko! Não se transplanta com menos de um ano, a não ser em casos de emergência.