GIULLIANO CARNEIRO escreveu:
Olá Marco!
Você não se alongou não, pelo contrário, sua explicação foi muito esclarecedora e me ajudou muito. Acredito ser esse mesmo o objetivo desse fórum, ou seja, de ajuda mútua. Essa era uma das dúvidas que eu sempre tive, pelo que pude entender, a escolha do substrato não vai depender apenas do tipo de planta que estamos cultivando, mas também o tamanho do vaso, o quantidade de sol e também a quantidade de rega diária.
Vou começar a analisar todas essas questões a partir de agora. Só mais uma dúvida, se puder me dar mais essa ajuda. A adubação independe do tipo de substrato? Alguns substratos retêm mais os nutriente? O tipo de substrato é relevante para a adução?
Valeu mesmo, sua resposta foi muito útil.
Att.,
Legal seu interesse Giulliano!
Então...os diferentes tipos de substrato requerem cuidados de acordo com um conjunto de fatores na qual esta planta será exposta...
Tem substratos que requerem mesmo, menos suplementação que outros. As variantes...
Basicamente eu uso 3 tipos de adubação:
Fertilizantes líquidos, com diferentes níveis dos elementos, visando aplicações mais frequentes com doses moderadas...substrato drenante, a aplicação pode ser semanal na época de crescimento, dependendo da planta. Os cacos cerâmicos conseguem reter e liberar por mais tempo se comparado com pedriscos que lavam rápido o substrato.Cacos funcionam como esponjas, sugam e armazenam a água e tudo que estiver nela, crindo reservas na qual as raízes se deleitam. Seca rápido por cima, mas mantem a umidade por baixo. Este é um...
O segundo na ordem de mais longo tempo na reposição é orgânico. São ultilizados torta de mamona, farinha de osso, cinzas de madeira e complemento com micro nutrientes minerais da forth. Pra manter a planta, aplico a cada 30 dias, se quero acelerar a cada 10. Mesma coisa, se for drenante sem cacos, se perde rápido. Muita matéria orgªnica empapa e pode matar por falta de oxigenação. Sempre bem drenante, leve, nutritivo, deve ser o substrato.
O terceiro que uso é pra ganhar tempo...osmote! Dura muito tempo, sem preocupação. qualquer substrato pode ser usado. Eu uso enterrado, pelas bordas dos vasos.
Respondendo sua pergunta, na minha opinião, na primeira pergunta a adubação independe sim do substrato. o fator dominante será a exposição solar e o controle das regas. a adubação poderá ser qualquer uma, neste caso o fator dominante será quantidade e frequencia.
Na segunda pergunta, os cacos em conjunto com os pedriscos e uma terra orgânica leve e de qualidade, formam um ótimo substrato. A retenção ė exercida pela porosidade dos cacos. A matéria orgânica se decompõe, mas não se compacta devido a parceria com os cacos e os pedriscos. Sendo os pedriscos quase indestrutíveis e renováveis.
Terceira...muitíssimo relevante, devido a tudo que foi comentado até aqui.
Tem muita coisa a ser dita e debatida sobre o assunto, é muito amplo, e uma coisa liga a outra, fica difícil desmembrar em poucas linhas, mas qualquer coisa, estamos ae!