Suiseki
Luiz Gesing13/09/2013 21:51
Suiseki
Boa noite
Como recém estou começando no fórum, gostaria de dizer que faz pouco tempo que passei a me dedicar à arte do Suiseki. Tenho estudado muito, pois sei que muito tenho que apreender, nesta arte tão antiga. Mas, de ante mão, quero dizer que gostaria de trocar ideias, já que isso só tem a acrescentar para a prática dessa arte. Pretendo postar fotos das peças que fiz, para que possam ser vistas e comentadas por todos, uma vez que a crítica geralmente serve de estímulo para a busca de melhorias.
Luiz Gesing13/09/2013 22:15
Sugata-ishi
Esta pedra tem o formato de uma madona paleolítica. Ela é de granito cinza e foi encontrada no Rio Jaguarão -RS. Sua Daiza é feita com a madeira canela preta. Suas dimensões são: 3 cm de comprimento, 2 cm de largura e 10 cm de altura

SEKI - Elio Luis Secchi15/09/2013 20:45
Bom trabalho Luiz. Vi este suiseki ao vivo e gostei. Vai mostrando os outros aos poucos. Realmente temos muito que aprender nesta arte...
abraço
Renato Rodrigues Roehrs16/09/2013 21:58
Luiz, belo trabalho! Parabéns!
Quais são os pilares da arte do Suiseki?
Digo, a exemplo do bonsai, o Suiseki é a arte de trabalho em pedra com o intuito de aproximá-los ao máximo com o que encontramos na natureza?
Abraços.
Luiz Gesing17/09/2013 23:11
Boa Noite
Aqui estão algumas informações sobre a arte do Suiseki.
SUISEKI
O Suiseki é uma pedra (rocha) natural, cuja formação se dá através dos processos naturais de erosão, como a água, o vento, o mar, as geleiras, etc., e é capaz de sugerir-nos paisagens ou figuras de seres ou objetos relacionados com a natureza, isto é, ilhas, montanhas, paisagens, objetos e figuras que lembram animais ou seres humanos.
A palavra “Suiseki” é de origem japonesa e, literalmente, significa Sui – água e Seki – pedra. Esta palavra tem origem na palavra Sansuiseki, que significa paisagem ou pedra paisagem e era associada com o antigo costume de expor paisagens de pedras em bandejas com água.