Suiseki
Luiz Gesing13/09/2013 21:51
Suiseki
Boa noite
Como recém estou começando no fórum, gostaria de dizer que faz pouco tempo que passei a me dedicar à arte do Suiseki. Tenho estudado muito, pois sei que muito tenho que apreender, nesta arte tão antiga. Mas, de ante mão, quero dizer que gostaria de trocar ideias, já que isso só tem a acrescentar para a prática dessa arte. Pretendo postar fotos das peças que fiz, para que possam ser vistas e comentadas por todos, uma vez que a crítica geralmente serve de estímulo para a busca de melhorias.
Luiz Gesing13/09/2013 22:15
Sugata-ishi
Esta pedra tem o formato de uma madona paleolítica. Ela é de granito cinza e foi encontrada no Rio Jaguarão -RS. Sua Daiza é feita com a madeira canela preta. Suas dimensões são: 3 cm de comprimento, 2 cm de largura e 10 cm de altura

SEKI - Elio Luis Secchi15/09/2013 20:45
Bom trabalho Luiz. Vi este suiseki ao vivo e gostei. Vai mostrando os outros aos poucos. Realmente temos muito que aprender nesta arte...
abraço
Renato Rodrigues Roehrs16/09/2013 21:58
Luiz, belo trabalho! Parabéns!
Quais são os pilares da arte do Suiseki?
Digo, a exemplo do bonsai, o Suiseki é a arte de trabalho em pedra com o intuito de aproximá-los ao máximo com o que encontramos na natureza?
Abraços.
Luiz Gesing17/09/2013 23:11
Boa Noite
Aqui estão algumas informações sobre a arte do Suiseki.
SUISEKI
O Suiseki é uma pedra (rocha) natural, cuja formação se dá através dos processos naturais de erosão, como a água, o vento, o mar, as geleiras, etc., e é capaz de sugerir-nos paisagens ou figuras de seres ou objetos relacionados com a natureza, isto é, ilhas, montanhas, paisagens, objetos e figuras que lembram animais ou seres humanos.
A palavra “Suiseki” é de origem japonesa e, literalmente, significa Sui – água e Seki – pedra. Esta palavra tem origem na palavra Sansuiseki, que significa paisagem ou pedra paisagem e era associada com o antigo costume de expor paisagens de pedras em bandejas com água.
Como se deu com o Bonsai, a arte do Suiseki teve sua origem na China e remonta a mais de 2.000 anos. No principio, era uma tradição colocar pedras de uma beleza incomum sobre algum tipo de pedestal, geralmente associadas às crenças religiosas, como o budismo e taoísmo. Sendo assim, posteriormente os monges budistas levaram a arte para o Japão.
Hoje em dia, esta arte é conhecida na China pelo nome de “Shangshi” e na Coréia como “Suseok”. Porém, o termo japonês “Suiseki” é o aceito internacionalmente para definir esta forma de entender a pedra (rocha).
No mundo inteiro, os colecionadores de Suiseki elegem seus exemplares em função de gostos pessoais e da possibilidade do ambiente geológico. A diversidade desta situação provoca um enriquecimento da arte Suiseki.
Esta arte que conhecemos na atualidade, através do Japão, é nada mais que uma adaptação das tradições chinesas. No entanto, foram os japoneses que criaram a nomenclatura para a maioria da classificação dos Suiseki.
Uma das principais características de um autêntico Suiseki é que ele deve ter sido modelado, exclusivamente, pela erosão das diferentes forças da natureza, o que significa que o mesmo não teve modificação artificial sobre seu formato, cor, etc. Contudo, se aceita uma pequena intervenção sobre o seu aspecto final, o qual é dado com o emprego de gordura ou óleo, o que irá realçar ou potencializar apenas a pátina.
Para realçar a beleza e valor dos Suiseki, costuma-se colocá-los sobre uma base de madeira entalhada, chamada “Daiza”, ou numa bandeja com areia ou água “Suiban”.
Podemos dizer que uma pedra (rocha) possui uma beleza especial em função de sua:
cor
textura
pátina
equilíbrio das formas
poder de sugestão
A classificação do Suiseki ocorre através de vários critérios, tais como: cor, lugar de origem, forma ou imagens. Porém, nota-se que a mais usual se dá pelas imagens que sugere, destacando-se a de flores, folhas, lua e sol, assim como pelas formas de montanhas, cogumelos, abrigos, etc. Sendo assim, os nomes usados na classificação de um Suiseki indicam algum conceito estético ou filosófico, de difícil tradução do japonês. É por esse motivo que se usa os nomes atribuídos em japonês.
Luiz Gesing17/09/2013 23:16
Renato
Espero poder responder sua pegunta no decorrer dos meus novos post.
um abraço
Luiz Gesing17/09/2013 23:58
Montanha
Rocha Basalto, encontrada no Rio Jaguarão - RS. Sua Daiza é feita em madeira Canela preta. Suas medidas são: 10 cm de comprimento, 1 cm de largura e 8 cm de altura.

SEKI - Elio Luis Secchi18/09/2013 18:30
Bela explicação Luiz. Como conheço de perto tua arte em suiseki e também sou apreciador desta arte apesar do tempo não estar me permitindo finalizar as daizas, estarei sempre acompanhando suas postagens. Vá mostrando aqui outros dos teus trabalhos... São belos.
Abraço
Luiz Gesing18/09/2013 21:29
Obrigado Elio
É por isso que me filiei ao forum, para ajudar a difundir esta arte que ainda não tem muitos seguidores no Brasil.
Um abraço
Luiz Gesing18/09/2013 21:46
Um Suiseki três Daizas
Este Suiseki é formado pelo mineral Quartzo laranja, encontrado no Rio Jaguarão - Rio Grande do Sul. A Daiza e feita em madeira marfim. Seu tamanho é de 5,5 cm de comprimento, 2,5 cm de largura e 4 cm de altura.

Renato Rodrigues Roehrs18/09/2013 23:22
Luiz, explicou sim, e os demais trabalhos estão demais!
Sabes me dizer se as duas artes podem ser juntas apresentadas.
Digo, a exemplo do kusamono, numa exposição, um bonsai pode vir com um suiseki na composição?
Ou, há acompanhamento para o Suiseki?
Abraços.
Luiz Gesing19/09/2013 08:29
Bom Dia
Renato
As duas artes já estão juntas há muito tempo (Bonsai e Suiseki). A forma tradicional de se apresentar um bonsai é dentro de um tokonoma e o que compõe este (tokonoma) é: um Bonsai, um Suiseki, um Kusamono e também um scroll.
Por exemplo:
Quando existir uma exposição especifica de Suiseki, ele deve ser apresentado sozinho ou acompanhado de uma miniatura. Os mestres Japoneses normalmente não aceitam as miniaturas.
Luiz Gesing22/09/2013 17:06
Classificação dos Suiseki
Boa tarde
Aqui mais um pequeno texto explicativo da arte do Suiseki.
Classificação dos Suiseki:
1- Yama-gata-ishi - Montanhas com um, dois, três ou mais picos, vistas de longe ou não;
2- Shimagata-ishi - Ilhas solitárias com bordas que lembram paisagens costeiras;
3- Isogata-ishi - Paisagens com suaves praias;
4- Iwagata-ishi - Paisagens com falésia abruptas, encostas
325] íngremes e açoitadas pelo vento;
5- Taki-ishi - Cascatas ou salto D'água - forma cascatas ou
laminas d'água ou secas;
- riachos e corredeiras encaixados num barranco ou montanha;
6- Mizutamari-ishi - Lagos entre montanhas ou simples lagos;
7- Dan-seki - Planaltos com diferentes degraus;
8- Doha-ishi - Platôs elevados
9- Dokutsu-ishi) - Cavernas
10- Yadori - Refugios
11- Domon-ishi - Túneis
12- Obujei - seki - Objetos - funagata-ishi - Barca
- Yagata-ishi - Casa
- Kuzuya-ishi - Cabana
- Hashi-ishi - Ponte
13- Choshu-seki - Pedras abstrata
14- Dobutsu-seki - Animais
- Uogata-ishi - Peixes
- Torigata-ishi - Pássaros
- Mushigata-ishi - Insetos
15- Sugata-ishi - Antropomórfico - monge, mulheres, Buda, etc...
Luiz Gesing22/09/2013 22:32
Rochedo
A rocha é de origem metamórfica, encontrada em Colonia do Sacramento - Uruguay. Já a Daiza é de cedrinho. Seu tamanho é de 12 cm de comprimento, 5,5 cm de largura e 6,5 cm de altura.

Renato Rodrigues Roehrs23/09/2013 21:54
Luiz, simplesmente incrível o aspecto brilhoso desta pedra.
Mais um belo trabalho!
Abraços.
Luiz Gesing23/09/2013 21:59
Renato
A patina desta pedra é natural apenas umas boas esfregadas com óleo da careca.
um abraço
Luiz Gesing01/10/2013 22:06
Pequeno Planalto
A Rocha é um Quartzo Marrom, encontrada no Rio Jaguarão, Rio Grande do Sul- Brasil. Já a Daiza é de madeira marfim. Quanto ao tamanho não posso fornecer no momento, pois este Suiseki foi doado no 4º Encontro Regional de Bonsai do RS, para um sorteio entre os presente. Ainda não sei quem foi o felizardo pois tive que sair ante do final do encontro devido a chuva.

Luiz Gesing17/11/2013 17:07
quartzo marrom
Quartzo Marrom, pedra do Rio Jaguarão, Daiza em madeira marfim.

SEKI - Elio Luis Secchi18/11/2013 21:59
Belos trabalhos Luiz, como sempre!
Estes trabalhos estarão ao vivo na Primeira Exposição de Suiseki, na cidade de Rolante - RS no dia 30 de novembro.
Na mesmo ocasião ocorrerá a nona Exposição de Bonsai e a Primeira Exposição de Kusamono.
Programa imperdível!
abraço
Luiz Gesing04/12/2013 09:18
ROLANTE 2013
Agradeço aos amigos e dedico este Suiseki para minha esposa.

SEKI - Elio Luis Secchi06/12/2013 22:48
Meu amigo, foi uma premiação mais do que merecida. Eu é que tenho que agradecer a tua presença com um grande número de suiseki para Exposição. Foi apenas a primeira, mas desde já foi muito bem recebida por todos. Um sucesso total. Este Suiseki premiado de fato é fenomenal. No ano que vem ele deverá ser apresentado com o troféu recebido e não concorrerá mais. Afinal, Rainha é rainha uma vez e para toda vida.
Abraço
Renato Rodrigues Roehrs09/12/2013 22:51
Belo trabalho, como sempre.
Abraços.
Luiz Gesing15/03/2014 20:20
Rocha Metamorfica, origem Serra do Mar, Santa Catarina, Daiza em pinus.

SEKI - Elio Luis Secchi16/03/2014 21:25
Olá meu amigo, parabéns mais uma vez belo belo trabalho. Seria possível colocar uma foto deste suiseki depois que a daiza recebeu acabamento? Tô curioso...Abraço
Luiz Gesing19/07/2014 22:04
Rocha Basalto, origem Rio Ijui, Daiza em madeira marfim tingida, tamanho, 11 cm de comprimento, 6 cm de largura e 10 cm de altura.