Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer palmatum sem folhas - adubar?

estevanbs14/09/2013 13:02
Acer palmatum sem folhas - adubar?
Olá amigos!

Tenho um Acer palmatum que está completamente sem folhas por causa do inverno rigoroso aqui do sul... mas neste mês, sei que seria a época para adubar com torta de mamona e osmocote... Mas também sei que bonsai debilitado não se aduba... este seria um caso de bonsai debilitado? Adubo ou não?

Obrigado!
Renato Rodrigues Roehrs14/09/2013 17:51
Estevan, ele tá no vaso ou no chão?

Dá uma descascada com a unha de leve no tronco pra saber se ele está debilitado ou não.

Acho que é tão somente o período de perda de folhas do inverno e eu arriscaria a adubação, sem problemas.

Abraços.
edson060514/09/2013 18:11
estevanbs, concordo com o Renato a respeito da adubação; a planta apenas saiu da dormência do inverno.
Entretanto, é preciso saber em que estágio está o desenvolvimento do bonsai.
Rega abundante e adubação acarretarão folhas maiores. Se ela estiver iniciando ou a meio do caminho, podes adubar; mas se ela está praticamente pronta, melhor adubar somente depois de enfolhada.

Abraço.
Edson.
estevanbs14/09/2013 23:52
Olá!

Obrigado pelas respostas!

O bonsai está num vaso. e aparentemente não está debilitado não, seus galhos e tronco estão bem verdes, e não com aparência de ressecado...

Abraço!
MarcoBonsaiPoa16/09/2013 17:16
Normal ficar sem folhas, estão começando a brotar agora... vou começar a adubar assim que as primeiras folhas amadurecerem...
prumodeq17/09/2013 23:32
Eu sigo o conselho dos japoneses para o Acer palmatum, que é o que o marco falou, adubação somente após as primeiras brotações estiverem "maduras". A planta está brotando agora com as energias acumuladas antes do inverno. A adubação precoce no palmatum podem proporcionar folhas grandes e o pior, entrenós espaçados, o que é péssimo principalmente se o bonsai ainda estiver em formação.