Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus

joellagunasc15/09/2013 18:36
Ulmus
Ola pessoal.
Tenho um Ulmus de aproximadamente 3m de altura e uma espessura em torno de 20cm de diametro plantado no chão faz uns 6 anos , pretendo começar a trabalha-lo para um futuro bonsai.
Gostaria de receber sugestões para este tipo de trabalho onde falta sinuosidade , movimento e falta de conicidade.Quais seriam os primeiros passos que deveria tomar?
Foto dele:

Estou tentando uma alporquia naquele gralho da direita

Ate o galho da alporquia tem 1m de altura

As vezes nos deparamos com yamadoris com um potencial muito grande para se tornar um futuro bonsai de qualidade , mas ele apresenta estas características
Gostaria de receber dicas dos amigos que já passaram por situaçoes como esta.

Fico no aguardo

Joel
Renato Rodrigues Roehrs15/09/2013 19:55
Pois é Joel, eu também plantei um ulmus no chão e quando me mudei tive de extrair na pressa.
Ele estava plantado já fazia dois anos, e agora já está a dois anos em um vaso com somente areião e ramificou bastante neste período.

Infelizmente ele é apenas um toco de 10cm de diâmetro por 40 de altura, sem nebari ou conicidade alguma.
Fiz estaquia com a maioria dos galhos da árvore, que na ocasião tinha mais de 2 metros de altura.

Vou aguardar os comentários dos mais experientes e de como vamos sair dessa! Hehehe!

Abraços, Joel.
O Guardião15/09/2013 22:50
acompanhando
acompanhando
Diego Santana16/09/2013 09:13
Otimo material, mas deve ser trabalhadono chao antes do yamadori...
Faça todos alporques que deseja, e depois "eu" faria um corte radical em V na altura desejavel...
Assim pode aproveitar o material como uma Vasoura, a va trabalhando a planta no chao...
Lembrando que o melhor e mais torto material dos ulmus esta nas raizes, entao faça coletas de raizes e tera muito material pela frente......
prumodeq21/09/2013 15:23
Joel

O calibre deste ulmus me cousou inveja, pois desde que vi em uma Bonsai Passion um hokidashi de quase um século e 1,5 m de altura, eu fiquei com vontade de ter um. Assim segue uma sugestão do que eu faria se esta árvore fosse minha.

É um plano de 6 a 8 anos, mas que ao final você poderia ter uma árvore incrível. Fui inclusive consultar o livro do John Naka para ver o que ele ensina sobre como criar um estilo vassoura. É o método cortar, deixar crescer, cortar...

O livro tem disponível em http://www.slideshare.net/xiamujahid/bonsai-technique-vol1-by-john-yoshio-naka, página 157.

A ideia do Diego acho ótima, aproveitar ao máximo os galhos e fazer muitas alporquias nesta primavera.

No próximo outono/inverno fazer a poda radical, retirando um pouco da terra ao redor o tronco para saber onde começa bem o neabari e para ter uma ideia da grossura do tronco, que seria o guia da altura do corte

Depois de uns 5 anos, quando a estrutura básica dos galhos já estiver se formando/formada, você pode fazer uma sangria e então fazer a retirada da árvore no final do inverno seguinte. Mais uns dois ou 3 anos em uma caixa grande, refinando as ramificações, pode ir para um vaso definitivo.

Sobre o vaso, faça uma poupança e deposite religiosamente todo mês de 10 a 15 reais, que ao final você vai ter uns 1.000 reais para comprar um grande vaso tokoname.... 🙂

Abraços