Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Erica Japonica de floricultura

Denis Araújo15/09/2013 21:09
Erica Japonica de floricultura
Pessoal,

Ontem estava caminhando quando vi em uma venda uma Erica japônica (destas de Holambra). Para esta planta até que achei ela "crescidinha", se comparado a outras que tenho visto. Resultado - Comprei.
Minha ideia é fazer um Shohin.

Dúvidas:

Já vi que ela está com muitas raízes (levantei o substrato e está tudo cheio de raízes). Devo transplantar logo?

Ela tem muitos galhinhos finos na parte de baixo da copa. Posso retirar estes galhos para limpar a área da bifurcação do tronco?

Li que esta planta não aceita podas com facilidade. Saberiam informar se é possível ir podando aos poucos a copa para forçar o surgimento de brotações mais baixas?

MarcoBonsaiPoa15/09/2013 22:24
É uma planta temperamental, não tenho nenhuma ainda, quem pode ajudar melhor é o Élio. Pelo que tenho visto do pessoal o problema nem é tanto a poda de galhos, mas sim a de raízes. É uma planta que adora morrer, portanto cuidado!
Elio22/09/2013 18:56
Denis, pode podar esses galhinhos, sim! Como disse o Marco, a poda aérea não é tão sentida por essa espécie e sim a poda de raízes.

Para as raízes, é uma boa época para podar (não mais que 10%) e transplantar. Não desmanche o torrão em hipótese alguma.
Pode ir tirando o substrato da superfície, mostrando mais as raízes aparente que ela nem liga.

Depois de perder três, aprendi a,lidar com elas e mantenho-as bem.

abraço
Denis Araújo07/04/2014 21:49
Fiz o transplante e correu tudo bem.
Agora estou tentando dar forma à copa. Estou tentando fazer um chorão. Este final de semana podei ela e retirei aproximadamente 5% dos galhos. Ainda preciso tirar muito mais, mas fiquei com medo.
Outro problema é que os galhos estão muito embolados. É uma guerra.
Aparentemente ela aceitou bem a poda.

Agora ela está assim:

Lucas Sbardelotto15/04/2014 14:40
desculpe me intrometer, mas não seria importante agora engrossar o tronco?
Denis Araújo15/04/2014 22:44
Não é intromissão não. Toda opinião é bem vinda.
Esta planta para engrossar o tronco é muito complicada. Se você colocar no chão ou em mamadeira, não consegue mais colocar ela em vaso, pois se podar as raízes ela morre. O máximo que podei foi 10% e mesmo assim com muito cuidado.
O negócio é ir deixando engrossar no vaso mesmo que lentamente.