Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaléia 01

Clayton18/09/2013 06:44
Azaléia 01
Olá amigos,

depois de uma certa exitação decidi dividir a planta do tópico abaixo em 2 plantas... fisz isso no último domingo e as fotos abaixo são de uma das novas plantas, logo após a divisão...

gostaria de ajuda de de vocês na definição de estilo a seguir....

link do tópico referente a planta original:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22206

Fotos da nova Planta:

Djalmo18/09/2013 13:19
O material é bom, mas no momento, um repouso, sem qualquer tipo de intervenção e no ano que vem, com a massa foliar dença, escolha o estilo a seguir a partir dos galhos melhor posicionados!!!
Abraço.
Clayton18/09/2013 16:10
então Djalmo,

pensei se não seria possível "definir" um estilo com a ajuda de vcs e eliminar as brotações mal posicionadas para este estilo... minha ideia era de focar a energia da planta para os galhos "certos"...

vc acha desnecessário, certo?

Abraço e obrigado pela ajuda
Djalmo18/09/2013 17:17
Clayton A escreveu:
então Djalmo,

pensei se não seria possível "definir" um estilo com a ajuda de vcs e eliminar as brotações mal posicionadas para este estilo... minha ideia era de focar a energia da planta para os galhos "certos"...

vc acha desnecessário, certo?

Abraço e obrigado pela ajuda

Caro amigo, é apenas minha opinião, em minhas plantas faço deste modo, prefiro permitir a planta o crescimento livre, pois com a massa foliar dença, aumenta a produção de raizes, que servirão para nutrir a planta e a celerar o resultado apos o projeto definido, mas nada te empede de ja traçar um projeto e segui-lo!!! Abraço
Bruno Lopes01/10/2013 23:40
Achei ótima sua planta belo potencial! Como sou muito iniciante não me sinto muito a vontade para opinar em estilo mas estou acompanhando!
JOICIMAR MAGGIONI02/10/2013 19:12
Bela planta Parabéns!!!!!!
Acompanhando!!!!
T + abraços!!!!!
Clayton23/09/2014 19:35
Salve pessoal,

passando para postar uma atualização desta planta... depois da divisão que ela sofreu no ano passado deixei a mesma quieta até agora... como estamos na primavera gostaria de começar a trabalhar a planta e preciso de ajuda.

se algum mestre puder me dar uma luz eu agradeceria... será a primeira planta que eu tentarei trabalhar seriamente...

algumas fotos...
https://imageshack.com/i/eyku7Ggvj

Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi24/09/2014 10:06
Olá Clayton, as fotos não estão aparecendo...Dá uma olhada aí para recolocar e agente poder acompanhar esta planta. Abraço
Clayton28/09/2014 17:10
vamos ver se agora vai...

alguma luz seria bem legal...
Clayton28/09/2014 17:17

SEKI - Elio Luis Secchi01/10/2014 10:38
Quase deu certo? rsrsrss As fotos estão visíveis mas ainda pequenas e na segunda postagem não aparecem. Vamos tentando..rsrsrs
Clayton02/10/2014 20:43
Nossa está complicado olha só como esse é um bom exemplo de BIOS (bixo ignorante operando o sistema)....

agora vai, espero....

SEKI - Elio Luis Secchi03/10/2014 22:14
Aíiii agora sim....
Clayton a planta se recuperou bem. Em breve o amigo deverá definir o que quer em termos de estilo e fazer as podas necessárias a isso. Eu optaria por escolher apenas uma linha de tronco, retirando todos os demais e formando a planta totalmente com nova brotação. Creio também que poderia formar um tronco duplo, mas isso sempre é meio complicado (harmonizar os dois troncos)...
Abaço
Clayton08/10/2014 22:04
Elio,

possa estar sendo ambicioso demais ou mesmo ingênuo mas, você acharia possível, chegar a um resultado próximo do da foto abaixo...

pensei em, tomando a foto abaixo como referência, inclinar a planta um pouco mais para a direita, pegar o broto que já começa a ficar lenhoso e usa-lo para fazer a copa baixa e alongada...

o outro tronco principal poderia ser podado mais baixo para que emiti-se brotações, de onde escolheria uma para ser o novo ápice da planta e dar origem a copa vertical da planta.... o que acha, possível ou estou devagando...

poderia fazer as intervenções nessa época, certo, estamos em época de poda em azaléias...

SEKI - Elio Luis Secchi09/10/2014 23:11
Sim Clayton sua ideia é viável. e a época para podas mais fortes na azaleia ainda é boa. Toca em frente sua ideia. Aproveita dá uma aramada no galho que vai ser inclinado dando algum movimento lateral, leve, apenas para que ele não saia totalmente reto. Abraço
Clayton11/10/2014 07:55
Fala Elio,

não senti muito entusiasmo na sua afirmação de que a ideia era viável, você acha que não é o melhor caminho para a planta? pode dizer se achar que estou fazendo besteira, essa foi a primeira planta que comprei pensando e ter um bonsai.... não quero, por total falta de experiência minha, seguir um caminho ruim para a planta...

bom caso seja esse o caminho, estou postando alguma fotos com marcas para as podas radicais... até por ter esse apego a essa planta estou meio que inseguro em meter o serrote...

primeira a dúvida mais simples, o tronco da direita que deverá formar a copa baixa... qual marca devo cortar?

agora o tronco da esquerda, que formará a copa elevada...

1ª opção: corte paralelo ao solo, para esperar brotações e ver o que dá... só não sei que altura seria a mais ideal...

2ª opção: corte em diagonal para eliminar os galhos do lado externo e corte um pouco mais alto no galho interno para esperar uma brotação neste "toquinho"...

3ª opção: o inverso da segunda opção, usando o galho externo ao invés do interno para a formação da copa elevada...

Abraços e obrigado pela ajuda
Clayton11/10/2014 07:55
e pela paciência também é claro...