Silas Lanzieri18/09/2013 16:32
¡HEP!! Ficus com praga nas folhas
Algumas mudas de ficus apresentaram uma praga que provoca o fechamento das folhas como um casulo que abriga minusculos insetinhos como pulgões... Inicialmente podei cada folha que identifiquei contaminada e apliquei inseticida para mosqueito (era o que eu tinha em mãos). Já me recomendaram usar fumo de rolo, mas como aplicar isto, alguém ajude por favor.
Simba18/09/2013 17:04
Fumo é ideal para pulgões, pois além de ser natural, é de fácil obtenção em agropecuárias e outros armazéns.
Eu tô tratando um canteirinho de manjericões e pimenteiras com fumo, e faço o seguinte:
- Trituro ou desfio o fumo, até ele ficar bem picado;
- Fervo 500ml de água para cada 5 colheres de sopa de fumo;
- Deixo descansar a mistura por 48 horas;
- Passo a solução em uma peneira para reter o fumo;
- Uso um borrifador e aplico por tudo: em cima e embaixo das folhas, no caule, terra e bordas do vaso.
Refaço este tratamento uma vez por semana. Percebi uma diminuição de 95% somente na 1a semana.
Existem alguns pacotes prontos com fumo para pragas nas agropecuárias também, já bem picados e prontos prá misturar na água. Informe-se aí na sua região!
Qualquer coisa avise se funcionou.
Abraço
Victor Ghirotto18/09/2013 17:09
Isso são Tripes, arranque as folhas afetadas e descarte, daí aplica o fumo. Eu estou controlando-os nos meus ficus [são bem comuns, se acostume] só pela catação mesmo.
Denis Araújo18/09/2013 21:58
Também tenho este mesmo problema. Apliquei calda sulfocaustica e melhorou muito. Semanalmente eu faço uma inspeção na planta a procura do Trips. Eles ficam sempre nas folhas que estão brotando. Quando encontro espremo eles contra a folha. Tem funcionado até agora.