Victor Ghirotto18/09/2013 17:47
Azálea pequenina
Olá galera, gostaria de opiniões, sugestões e críticas a respeito da minha azálea, podei ela hoje, já tem um defeito a ser corrigido, perto do ápice, aquela engordadinha no galho, tomara que desapareça sozinha.

Simba19/09/2013 08:31
Rapaz,
Aquele galhinho "gordo" no ápice chama conicidade invertida. Pode ser que se vc retirar agora, nasça outro broto ali para repor, e vc não vai perder muito tempo, em vista do tempo que ganhará depois com a planta mais harmoniosa.
Portanto, eu retiraria aquele galho todo, cortando-o rente ao tronco, e esperaria nova brotação para substituir o galho em questão.
Não sei se os mais experientes poderiam considerar uma correção diferente para esta probleminha, mas com a minha pouca experiência, é isto que eu faria.
Abraço
Matheus Falcão19/09/2013 13:59
Será que não há a possibilidade de aquilo desaparecer sozinho?
Victor Ghirotto21/09/2013 11:20
Eu acho que com o tempo some sim... é que antes da poda, saiam três galhos daquele ponto.
Renato Rodrigues Roehrs21/09/2013 22:59
Belo material!
Acompanhando.
Abraços.
Victor Ghirotto08/11/2013 20:18
Ae galera, Novidades! Aqui seguem fotos de quando eu comprei ela... Depois ela a um ano e algum tempo atrás...
e a última foto, ela hoje!
Eu transplantei ela pra um vaso maior, e ela está com botões de flor e daí eu posto quando ela florescer.
Abraços!
Renato Rodrigues Roehrs09/11/2013 20:06
Victor, bela intervenção.
Ela está com outra cara hoje!
Abraços.
Hugo Perticarati10/11/2013 12:16
A planta está indo bem Victor 🙂
Boa condução até agora!
MarcoBonsaiPoa10/11/2013 20:08
Blz!
No ponto onde há a cicatriz, pode-se ir cavando o interior(uro) e ir cortando a cicatriz de contorno. Com o tempo, esta cicatriz vai começar a se desenvolver pra dentro do uro, pois ali terá espaço agora para ela. Isso
vai ajudar a diminuir o efeito de calo gordo no local, dando suavidade e um aspecto natural de buraco de pica pau(uro).
As ferramentas: retífica, furadeira, formão ou qualquer outra adaptável para cavar o local.
O início do trabalho tá perfeito, movimento de tronco, galhos bem distribuído e nas quantidades agradáveis.
Já da pra pensar no próximo transplante em expor um pouco mais o nebari e já corrigir algum defeito que fuja do ideal. E de mais deixar crescer, aramar, podar, crescer, adubar, "podar", aramar...e por ae vai o ciclo de formação de copa. Tirando os botões florais, chegamos mais rápido na frente...abç
Victor Ghirotto11/11/2013 22:20
Muito obrigado pelos elogios!!! Esse provavelmente será um dos meus primeiros bonsai prontos!
Marco, preciso comprar uma retifica, entao procederei como me aconselhou, realmente uma boa dica, obrigado!
Victor Ghirotto11/11/2013 22:23
Muito obrigado pelos elogios!!! Esse provavelmente será um dos meus primeiros bonsai prontos!
Marco, preciso comprar uma retifica, entao procederei como me aconselhou, realmente uma boa dica, obrigado!