Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

RESULTADO DO USO DE MINI ESTUFA EM BONSAI

JOICIMAR MAGGIONI20/09/2013 17:08
RESULTADO DO USO DE MINI ESTUFA EM BONSAI
Ola pessoal quero apresentar a vocês uma experiência que acabei fazendo nos últimos dias com duas de minhas plantas, são duas Guajuviras com mais ou menos a mesma idade e que utilizam o mesmo substrato e mesma adubação. Vejam a diferença quando improvisei em uma delas uma especie de mini estufa por mais ou menos 15 dias após a desfolha nas horas de sol mais fraco, os resultados foram muito interessantes, na minha opinião os resultados foram tão expressivos por estar na região sul, onde nos últimos dias tem sido frio mas com bastante sol o que deve ter diferenciado o resultado de uma e de outra planta. Seguem as fotos, todas datadas, vejam:
Antes da desfolha e transplante - 19/08/2013.

Depois da desfolha - 21/08/2013

Depois da desfolha e transplante já com a mini estufa em uma das plantas 06/09/2013

Depois de alguns dias já com as novas brotações - 11/09/2013

Depois de uma semana - 20/03/2013 hoje.

Para ver o post completo visite o blog BONSAIFÁCILRS:
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/09/resultado-do-uso-de-mini-estufa-em.html
SEKI - Elio Luis Secchi20/09/2013 22:31
Com certeza Joicimar, uma mini ou macro estufa que seja incentiva muito a brotação. Especialmente aqui no sul onde nesta época temos uma verdadeira gangorra de temperatura. Em questão de 2-3 semanas fomos de temperatura negativa com neve a temperatura superior a 30 graus e na semana seguinte (esta) novamente perto de zero graus. Nestes casos a estufa ajuda a manter uma temperatura mais estável onde as plantas não sofrem esta parada na nova brotação. Um cuidado que se deve te é no retirar na estufa pois se colocar diretamente ao sul, pode queimar as folhas.
Boa experiência e muito bom ter mostrado aqui para os colegas. Abraço
JOICIMAR MAGGIONI20/09/2013 22:44
Vlw Elio Luis Secchi, obrigado pelas palavras ainda mais vindas de quem entende do negócio.
Victor Ghirotto21/09/2013 16:25
Muito legal! temperatura constante = metabolismo constante!
JOICIMAR MAGGIONI22/09/2013 18:05
valeu Tityus , é isso ai.
Bruno Lopes26/09/2013 13:10
JOICIMAR MAGGIONI o substrato que você utilizou nela é pedra brita???
JOICIMAR MAGGIONI30/09/2013 18:27
Não Bruno Lopes, apenas coloquei pedra brita pois troquei o substrato e como faço a rega muitas vezes utilizando mangueira a pedra brita ajuda para não voar substrato para todo o lado com a pressão da água, eu uso como substrato neste caso 40% caqueira de cerâmica e 40% de areia grossa e o retante terra de mato e esterco de gado curtido.
Bruno Lopes30/09/2013 18:36
JOICIMAR MAGGIONI escreveu:
Não Bruno Lopes, apenas coloquei pedra brita pois troquei o substrato e como faço a rega muitas vezes utilizando mangueira a pedra brita ajuda para não voar substrato para todo o lado com a pressão da água, eu uso como substrato neste caso 40% caqueira de cerâmica e 40% de areia grossa e o retante terra de mato e esterco de gado curtido.

Entendi!!! acho que vou aderir a ideia!!!
JOICIMAR MAGGIONI02/10/2013 19:05
Quem ainda não conferiu o post completo visite o blog BONSAIFÁCILRS:
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/09/resultado-do-uso-de-mini-estufa-em.html

T + abraço a todos.