Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Projeto: Yamadori de Acerola Antiga - Corte - (Ajuda)

Victor20/09/2013 18:48
Projeto: Yamadori de Acerola Antiga - Corte - (Ajuda)
Boa noite pessoal!

Gostaria que avaliassem a viabilidade do meu "projeto" para retirar esse pé de acerola! Minha maior dúvida seria a altura de corte e a posição do corte, reto ou inclinado (fiz os traços em azul e vermelho).

Vamos lá:
1) nesse momento ela se encontra assim:

Pretendo fazer algo nesse estilo, então fiz essa projeção aqui:
(Se alguém tiver outra sugestão ou opinião...por favor, gostaria de ouvir)

O corte seria mais ou menos aqui?

Corte sobreposto o desenho:

Sei que dará um trabalho danado resgatar essa bichinha, suas raízes devem estar muito profundas. Vocês me aconselham transplantá-la em areia para uma recuperação de raízes ou direto já em um substrato?

Por favor...qualquer sugestão será bem-vinda!

Gostaria também de avisar aos amigos do fórum que daqui uns 2 meses (mais ou menos quando estarei removendo umas alporquias) ) terei outro "yamadori" deste mesmo porte para remoção e gostaria de trocá-lo por outra planta. Se alguém tiver interesse, me avise!

Desde já agradeço!
Abraço!
JOICIMAR MAGGIONI20/09/2013 23:10
Bela planta, e mãos a obra, o uso de material quanto mais drenante melhor para uma melhor recuperação das raízes, eu aconselho areia grossa e caqueira de cerâmica, pode ser meio a meio e depois de alguns meses pode começar a adubação química e orgânica sem problemas. Outra dica e utilizar algum tipo de enraizador especifico ou até mesmo a Tiamina que você pode comprar na farmácia tenho um post em meu blog veja como utilizar a Tiamina que na minha opinião e um dos melhores enraizadores, veja em:
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2012/09/enraizadores-tiamina.html
E
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2012/08/efeito-da-vitamina-b1-benerva-como.html

T + abraço!!!!!
prumodeq21/09/2013 01:05
Jocimar

A dica é sempre fazer o corte perpendicular ao tronco, para produzir a menos seção transversal possível, depois com as novas brotações e com a determinação do novo ápice, você melhora o corte e o ângulo.

Esta matéria explica bem:

http://bonsaijournal.com/beginners-trunk-chop-101.php

Eu também cortaria um pouco mais baixo (a uma altura entre 3 a 4 vezes a largura maior do tronco), mas nada impede de você mais para frente cortar novamente na altura que desejar. Só não dá para colar depois, caso corte muito baixo... 🙂
Victor Ghirotto21/09/2013 16:04
Ela tem um ótimo nebari, a projeção tá legal também, e o corte é como o amigo falou... corta perpendicular [e aconselho a cortar um pouco acima de onde vc deseja] que dps vc tem possibilidade de arrumar....

Yamadori de que pra troca? acerola também?
Denis Araújo21/09/2013 18:02
Também cortaria mais baixo.

Tem excelentes matérias no Bonsaijournal (link postado por prumodeq).
Victor21/09/2013 20:49
Boa noite pessoal! Agradeço a resposta de todos. Foi difícil tirar essa planta do chão hoje, ainda mais com o calor que está aqui no RJ. Amanhã é a previsão é de 39º o que não é muito bom....mas vamos ver se a planta pega. Minha outra acerola já está brotando, em menos de uma semana que eu tirei a alporquia. Desse post aqui >>(http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23772)

Joicimar, usei tiamina nela, mas uma em pó que eu tinha aqui. Tem dado um bom resultado sim! 😄
prumodeq- Obrigado pelo site, vai ser de grande utilidade para as intervenções futuras...

Quanto à altura do tronco pessoal, deixei uma pouco maior mesmo, qualquer coisa futuramente, dependendo de onde brotar, eu diminuo.

Tityus Valeu pelo elogio, e sim...é um yamadori de acerola, mais grosso que esse, porém ele é reto, perfeito para um hokidashi, tem 12 anos.

Enfim, seguem algumas fotos que tirei hoje durante o processo:

Ajeitando as raízes, (muitas já estavam cobertas). Essas mais grossas que futuramente serão um problema...hehehe

A pior parte foi quebrar uma cecetada de tijolo para encher essa bacia...hehehe!

Depois posto uma foto melhor pois já estava escurecendo..
Vamos ver se ela pega!

Abraço galera! 😄
JOICIMAR MAGGIONI22/09/2013 17:46
Bom trabalho agora é sombra e água fresca, com um pouco de tiamina, hehehehehehe>>>
Victor26/11/2013 19:01
Boa tarde amigos

Passando apenas para deixar uma atualização!
Alguns galhos já estão começando a ficar lenhosos

Em breve, estarei mexendo nela!

Abraço 😄
AguiaR26/11/2013 19:05
Rapaz, eu passaria um bom tempo sem mexer nela. Apostaria numa boa adubação e esperaria mais tempo para fazer alguma intervenção.

No máximo, retiraria alguns galhos que nascem muito próximos do nebari e que são indesejáveis. Fora isso, não faria nada até ela estar com os galhos bem maiores... um mínimo de 6 meses ainda! 😄

Abraços!
Victor26/11/2013 19:12
É...tava pensando em selecionar alguns galhos apenas...algo assim...nada muito sério hehehe! Exatamente como você falou...retirar esses que estão próximos ao nebari..

Valeu!
Hugo Perticarati26/11/2013 22:12
Ótimo artigo prumodeq! Bem interessante!

E essa acerola vai ficar linda hein Victor 🙂

Grande abraço!