Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa evolução 06/2012 a 09/2013

ANDRÉ_F24/09/2013 02:40
Serissa evolução 06/2012 a 09/2013
Boa noite amigos
seguem fotos da minha serissa. Deve ter em torno de 4 pra 5 anos. Essas fotos são de 06/2012 a 09/2013. Nem lembrava dela como mudinha, quando vi as fotos achei que foi um belo desenvolvimento. Fiz recentemente um falso transplante para esse vaso.
Será que na mamadeira ela engrossaria muito mais o tronco do que já está? Para o tamanho dela creio que ele ainda esteja um pouco fino.
Sugestões são bem vindas quanto a estilização também.

abraços
andré
zeluiz24/09/2013 08:31
Evoluiu muito bem. Gostei muito da planta. Parabéns.
Victor Ghirotto24/09/2013 09:31
Põe no chão ou num vaso enorme que ela engrossa bem rápido! E realmente, tá precisando.
Sergio Batalini24/09/2013 11:31
Ola andre,

Gostei dela como esta, sempre vejo exemplares desta especie com troncos finos.

A delicadeza das folhas miudas nos permite o cultivo de plantas mais finas, com aspectos mais femininos.

Com o cultivo adequado e adubacão farta o tronco vai ganhar calibre aos poucos e a conducão sera mais caprichada.

Parabens, o antes e depois nos mostra o cultivo certo.
Luni24/09/2013 11:58
tá ótimo! também prefiro tronco fino. Sem falar que engrossa razoavelmente bem em vaso a Serissa... Mas já que fez o falso transplante, espere um ano para ver o desenvolvimento, tire uma foto e compare para ver se vale a pena colocá-la no chão ou um vaso grande...
Luni24/09/2013 12:00
tá ótimo! também prefiro tronco fino. Sem falar que engrossa razoavelmente bem em vaso a Serissa... Mas já que fez o falso transplante, espere um ano para ver o desenvolvimento, tire uma foto e compare para ver se vale a pena colocá-la no chão ou um vaso grande...
Djalmo24/09/2013 15:27
Bela planta e igual condução, mas se minha eu encurtaria bastante os galhos e a altura da planta, ficando o conjunto mais armonico com a espesura do tronco, podaria na altura do quarto galho e faria um apce bem baicho.
A planta não deicha de estar linda, mas esta é a minha opinião.
Grande abraço.
Arzivenko24/09/2013 16:13
ANDRÉ_F não me acerto com as serissas, acabei dando todas que eu tinha. Mas nenhuma das minhas sequer chegou aos pés da tua, muito bem conduzida!
Bruno Lopes24/09/2013 19:18
Achei linda...acho q não colocaria ela no chão ou na mamadeira... parabens....ela tem quanto tempo ao total sabe me dizer?
Gilson Reis24/09/2013 21:36
Muito boa evolução!!!! Não sei se é impressão minha por causa do foto, mas parece que a planta tem formato bidimensional e não tri, se for isto mesmo como ela ainda não está muito grossa poderia ser resolvido com aramação e tração dos galhos para os lados.
Parabéns!!Adquiri uma este ano, mas ainda está com pouca compactação, espero que fique como a sua!!!

Abraço
Renato Rodrigues Roehrs24/09/2013 23:15
Gilson, sabe que me passou a mesma impressão!
Mas André, não é crítica, muito pelo contrário amigo, é inveja! hehehe!

Assim como Arzi citou, nunca me dei bem com serissa e acer, mato todos!

Muito bem conduzida!

Abraços.
Diego Santana25/09/2013 08:28
Gostei do desenho da planta mas na minha tosca opiniao, eu deixar crescer livre por um tempo e depois retornaria os cortes a este mesmo desenho, assim ela teria melhor calibre no tronco e galhos primarios....

Especie fantastica, aprendi com elas que com solo muito bem drenado e organico, desenvolvem que é uma loucura, com muito adubo organico nada de quimico......
Arzivenko25/09/2013 09:28
Diego Santana como andam tuas plantas meu amigo?
Diego Santana25/09/2013 13:05
Arzivenko, infelizmente muito largadas, andei postando algumas novas planta no forum na parte evoluçao...
ANDRÉ_F25/09/2013 17:12
Boa tarde amigos, obrigado pelas sugestões, todas são bem vindas...
respondendo algumas questões:
1 - Gilson e Renato: seguem as fotos abaixo. Eu ainda tenho certa dificuldade em dar o movimento de "mão aberta" para os galhos, talvez por isso a impressão de vcs. E como ela estava ficando na casa da minhã mãe, não foi rodada e cresceu só para o lado que tomava sol. Ainda falta um refinamento nela que deve ficar pro ano que vem.
2 - Sobre o tronco: apesar de gostar de troncos mais grossos, tb gostei muito do aspecto dela assim, por isso a curiosidade de colocar num vaso definitivo (ou provisório...rsrs). Vamos testar se ela mantém a velocidade de crescimento.
3 - Diego: O substrato dela foi uma mistura "especial" de 50-50 de areia grossa e terra curtida das hortas da minha mãe. Ela sempre joga restos de frutas e verduras num canto do quintal e de tempos em tempos dá uma revirada. Sempre tenho usado essa terra com bons resultados.
OBS: acrescentei nela hj uma fitinha vermelha pra tirar o quebrante...rsrsrs
brincadeira
abraço a todos, fiquem com Deus!!!

Victor25/09/2013 21:08
Boa noite
Concordo com o que o pessoal Já escreveu.
Gostei muito da sua condução. O que falta mesmo é aquele aspecto de árvore! Se fosse minha colocaria numa bacia bem grande para engrossá-la...e esqueceria ela lá...só adubando! hehehe!

Continue atualizando!
Abraço
Diego Santana26/09/2013 09:22
O neogcio é materia organica em abundancia, e esta terra que disse parece ser bem "nutritiva" entao esta no caminho certo, mostre uma foto da frente pois estas ultimas esta muito dificil ver a copa........
Djalmo26/09/2013 12:47
Não tenho muita esperiência com a espécie, devo ter umas 6 ou 7, mas acho que a tentativa de engorda-la é uma questão a ser bem avaliada, pois a planta demora muito a engoradar, mesmo quando no chão.
Abraço
ANDRÉ_F30/09/2013 01:50
Diego Santana escreveu:
O neogcio é materia organica em abundancia, e esta terra que disse parece ser bem "nutritiva" entao esta no caminho certo, mostre uma foto da frente pois estas ultimas esta muito dificil ver a copa........

Diego,
Todas essas fotos são atuais, tiradas no mesmo dia. Coloquei-as para tirar a dúvida dos amigos sobre a planta ser bidimensional.
Obrigado
Diego Santana30/09/2013 08:46
Ok Andre, ja sabe o caminho e ja deu boa direçao, agora é aguardar a evoluçao........