Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ficus microcarpa ""SOkan"",,ajuda!!!!!!

acacio vargas26/09/2013 22:44
ficus microcarpa ""SOkan"",,ajuda!!!!!!
amigos , estava sumido ,vai to de volta , estou fazendo atualizaçoes de minhas plantas, essa aki e nova 😂

é um microcarpa, criado no vaso grande , por uma velinha por mais de 10 anos , assim disse ela, , as raizes dairam pelo fundo do balde ,,nao e as capilares nao sao as grossa, e mais abraçou p piso q tava em baixo servindo de calço, ela tava com uns 2 e meio pra 3 metros so cortei alto e agora quero ajuda da galera, quero fazer tipo esse , tronco duplo, so q a arvore menor do lado direiro,, devido melhor nebari

esse estilo mais ou menos

Uploaded with ImageShack.com

aki ta ele

Uploaded with ImageShack.comUploaded with ImageShack.com

pensei em cortar aki , oq acham ?

deixo nesse vaso ou podo as raizes e passo para bacia, com pedrisco 60% + terra 40%,? o quanto posso podar,delas?

deixo no sol ou na sombra?

alguma projeçao, futura,? me ajudaria muito

desde ja agradeço a todos,,

tem mais 2 ficus q vou fazer topico
😉[
Elio27/09/2013 20:17
Acácio, pode podar onde vc marcou. No tronco da direita pode um pouco mais alto, mais ou menos entre as duas marcações.
Do jeito que as raízes estão saindo é porque já tomaram o interior. Assim, é bom transplantar numa bacia grande ou no chão.
Quanto á projeção espere a planta rebrotar para ver como ficarão os novos galhos.
acacio vargas27/09/2013 21:18
grande elio , vou fazer amanha mesmo, a poda e o transplante,,

,uso areia pura ou misturo com terra,? , qual porcentagem?

depois disso deixo na sombra por 45 dias e vou colocando no sol ? e isso?

amigo obrigado mais uma vez
Victor Ghirotto28/09/2013 14:59
Mistura com terra, ele deve tar precisando de nutrientes... 20~30% de terra peneirada... Ficus é bem resistente e poderia deixar no sol, mas n custa nada proteger ele um pouco, deixa na sombra por um mes sim.
acacio vargas28/09/2013 18:28
valeu Tityus,, vou deixar em um local q pega um solzinho de 7:00 ate as 9:00

mesmo assim ainda com algumas plantas na frente fazendo uma meia sombra,,pois o sol daqui pra frente aqui no rio vai ser o bicho! 😈
SEKI - Elio Luis Secchi28/09/2013 19:23
Concordo com o xará sobre o ponto de poda. O mais fino deve ser mais curto, mas não tanto quanto o amigo marcou. Então pode passar o serrote. Aproveita também para cortar as raízes que cruzam sobre as outras. abraço
acacio vargas28/09/2013 20:41
amigo Elio Luis,bem lembrado, ja tinha tirado umas q eram bem grosseiras, ja vou limpar essas q ficaram, comprei a bacia , 40 lts, e mais baixa q o vasoq esta agora , porem bem mais larga, vou cortar as raizes na altura q couber na bacia ,depois num trasplante futuro tiro mais, e vou passando para uma bacia menor,

tb gostei desse , e o tronco menor fica a direita como meu ,se fosse escolher essse estilo o tronco menor teria ser cortado mais em baixo, tipo onde marquei em vermelho?

desde ja agradeço a paciencia de todos

abraço!!!
Renato Rodrigues Roehrs28/09/2013 23:17
Belo material!

Acompanhando.

Abraços.
Bruno Lopes02/10/2013 00:25
já fez o corte? acompanhando...
JOICIMAR MAGGIONI02/10/2013 19:06
Cortou ou não cortou, acompanhando!!!!!!!!
Bruno Lopes02/10/2013 19:07
todos curiosos rs
acacio vargas02/10/2013 21:23
sim amigos, fiz o corte e o transplante, tava lotado de raizes, cortei o torrao no meio e no proximo transplante tiro mais, limpei o nebari, apliquei pasta nas raizes grossas e no corte,

aki a foto na hora q chegou ,muitas raizes cruzadas e aereas,,essa foto e antes q as q ja postei la em cima , ,,(edtei e adcionei ela la )

agora sim dando sequencia

fora do vazao.q estava a anos

cortei metade do torrao, , proximo transplante , tiro mais, a ideia agora e deixar raizes a vontade para construir tronco e estrutura,

deixei as pontas das raizes fora do torrao, e aderir o novo substrato, areia grossa e terra, 70% e 30% respectivamente

nebari de frente

sugestões e criticas são muito bem vindas 😂
Matheus Falcão02/10/2013 21:27
Material legal cara, to numa dificuldade danada de achar algum ficus legal por aqui.
Denis Araújo02/10/2013 21:32
Está ficando muito bom.
acacio vargas02/10/2013 21:32

JOICIMAR MAGGIONI02/10/2013 22:13
Muito bom agora é esperar as brotações!!!!!! , acompanhando!!!!!!!!
Alexandre S. Coelho02/10/2013 22:56
Bom trabalho!

Da próxima vez faça os cortes na vertical, pois facilita a cicatrização e conicidade final 😉
Quero ver as brotações... Não esqueça de postar 😲
acacio vargas03/10/2013 08:05
jocimar, é isso ai amigo, to ansioso 😲

alexandre, obrigado por participar dessa ,imha nova empreitada, leio muito seus post, aprendo muito,

me tira uma duvida, corte na vertical ?, como ?

tava pensando em cortar na diagonal logo acima de um broto , e para trás afim de esconder o corte

tipo assim,,os brotos nascem escolho um para ser 1 galho e outro para ser o ápice ,,,nesse segundo corto em diagonal pra tras

Elio03/10/2013 10:00
Acácio, só um lembrete! Esse corte deve ser feito depois que o broto eleito a ser o ápice estiver bem desenvolvido. Caso faça muito cedo ele poderá morrer e todo o trabalho perdido.

Vai ficar legal!
acacio vargas03/10/2013 13:12
e q lembrete mestre!!!

semana passada mesmo , perdi 2 anos de estilização de um limoeiro, ja tava com os primários prontos e saindo os secundários nos lugares certinhos, nao deixei eles se desenvolverem , fiz a poda das pontas dos prima. para igualar calibre com os sec. resultado so vingou 1 ,acho q vou ter q zerar a planta, 😢
Bruno Lopes03/10/2013 18:31
acacio vargas escreveu:
e q lembrete mestre!!!

semana passada mesmo , perdi 2 anos de estilização de um limoeiro, ja tava com os primários prontos e saindo os secundários nos lugares certinhos, nao deixei eles se desenvolverem , fiz a poda das pontas dos prima. para igualar calibre com os sec. resultado so vingou 1 ,acho q vou ter q zerar a planta, 😢

poxa que pena... pelo menos vai servir de aprendizado bola p frente!
acacio vargas03/10/2013 20:30
é isso ai bruno ,ja perdi um outro ficus ,parrudo , por ter feito transplante poda aramaçao tudo junto, , esse deu dó
Bruno Lopes03/10/2013 21:15
da vontade de chorar neh? quando você perde um galho ou uma evolução até vai...doi mas vai, agora perder uma planta é chato demais... ainda por cima se estiver bem encaminhada...