Alporque em Figueira
O Guardião28/09/2013 20:50
Alporque em Figueira
Quando coletei, não tirei foto do inicio do processo.

plantado

seis meses depois

um ano depois já com frutos

farei intervenções em breve
assim que tiver mais fotos postarei
Denis Araújo28/09/2013 21:55
Tá ficando muito bonita.
Também comprei uma. Este inverno cortei os falhos bem pequenos para criar ramificação. Já estão brotando bastante.
Parabéns
O Guardião28/09/2013 22:38
sugestão
valeu Denis.
Posta fotos da sua aí
Renato Rodrigues Roehrs28/09/2013 23:03
Ótimo material!
Acompanhando.
Abraços.
SEKI - Elio Luis Secchi29/09/2013 21:38
ótimo Guardião. O ficus carica enraiza muito bem de alporque, inclusive troncos bem grossos... Retirei esta semana uma dúzia de alporques, todos muito bem enraizados...
Abraço
O Guardião29/09/2013 23:58
Valeu
Valeu Elio
Quando tiver um tempinho, postarei as novas fotos que fiz da ultima intervenção que fiz hoje.
O Guardião30/09/2013 22:15
Fala Galera
Denis Araújo30/09/2013 23:46
Guardião,
Segue fotos do meu antes da poda. No final de semana eu bato fotos atuais após a poda e inicio da brotação e posto.

O Guardião02/10/2013 13:46
parabens
Ta lindona Denis
ela tem mais ou menos o mesmo formato da minha, com uma proporção um pouco menor.
Tem futuro.
JOICIMAR MAGGIONI02/10/2013 19:16
Bela planta, essa especie e bem boa pra alporque lembro que minha mão baixava os galhos e colocava um pedra em cima para ficarem em contato com o solo pra fazer mudas e dava certo.
O Guardião02/10/2013 23:04
mais uma foto
replantada

Sugestões são sempre bem vindas
Diego Santana03/10/2013 09:20
Muito bom trabalho amigo guardiao, mas estes galhos estao muito longe, eu cortaria deixando apenas o primeio galho proximo a base, e reiniciaria a planta, pois esta muito alongada....
SEKI - Elio Luis Secchi03/10/2013 15:35
Guardião, este tronco longo em arco não vai ficar legal. Eu aproveitaria que é o momento e podaria este tronco em arco há uns 5-6 cm acima do toco principal, iniciando assim uma formação mais compacta e assim eliminando este arco que é tecnicamente considerado um defeito, além de formar desde logo uma planta muito "pescoçuda". A não ser que fosse fazer um fukinagashi, mas este estilo em ficus carica é brabo...
abraço
Denis Araújo03/10/2013 21:28
Guardião,
Eu fiz exatamente o que o Elio está sugerindo no meu e ele explodiu em novos brotos.
No final de semana vou colocar fotos para você ver como ficou.
Denis Araújo05/10/2013 20:33
Segue as fotos da minha figueira após a poda para reduzir os galhos.
Agora é esperar crescerem os brotos e selecionar e aramar os galhos.
O Guardião06/10/2013 17:14
Elio Luis Secchi escreveu:
Guardião, este tronco longo em arco não vai ficar legal. Eu aproveitaria que é o momento e podaria este tronco em arco há uns 5-6 cm acima do toco principal, iniciando assim uma formação mais compacta e assim eliminando este arco que é tecnicamente considerado um defeito, além de formar desde logo uma planta muito "pescoçuda". A não ser que fosse fazer um fukinagashi, mas este estilo em ficus carica é brabo...
abraço
Elio,
Estive analisando e vc tem razão.
Como fiz poda e transplante nela agora, achor melhor deixa-la se recuperar para podá-la mais pra frente.
Uma intervenção atras da outra pode não ser muito saudavel.
Já perdi plantas assim.
Mas obrigado pela dica.
O Guardião06/10/2013 17:15
abraço
Elio,
Estive analisando e vc tem razão.
Como fiz poda e transplante nela agora, achor melhor deixa-la se recuperar para podá-la mais pra frente.
Uma intervenção atras da outra pode não ser muito saudavel.
Já perdi plantas assim.
Mas obrigado pela dica.
Arzivenko10/10/2013 15:36
O Guardião, sempre é pertinente aguardar entre as intervenções, pelo visto tu já aprendeste na prática também! Veja que se podar ela mais baixo restará ainda aquele ramo lateral com folhas, isto reduz muito a chance de óbito, pois parte da massa verde será mantida.
Acho que o carica pega fácil de estaca também, tenho uma matriz que plantei este ano mas ainda não comecei a retirar mudas. Vou testar primeiro a estaquia, se der certo então nem vale a pena o tempo de fazer a alporquia.
SEKI - Elio Luis Secchi14/10/2013 21:29
Olha aí, a planta do Denis mostra uma ótima compactação após a poda. Mas se o amigo prefere esperar em função de transplante, concordo... Arzivenko, o ficus carica pega bem por estaquia. Já fiz dezenas de mudas nesta técnica. A questão é a época. O melhor momento para fazer aqui no sul é em pleno inverno. Ou mesmo ao final do outono, após ele perder todas as folhas.
abraço
O Guardião03/03/2014 19:25
Fala Galera
SEKI - Elio Luis Secchi03/03/2014 21:34
Ótima evolução meu amigo. sobre a desfolha de setembro creio ser desnecessária, durante o outono/inverno ele deverá perder todas as folhas, então no final do inverno já poderá selecionar galhos, podar e aramar. Aqui no RS eles já começam a perder as folhas agora em março/abril, dependendo da chegada de frentes frias. Se der temperatura mais baixa já vai caindo tudo. Abraço
O Guardião05/03/2014 19:55
Respondendo
Ótima evolução meu amigo. sobre a desfolha de setembro creio ser desnecessária, durante o outono/inverno ele deverá perder todas as folhas, então no final do inverno já poderá selecionar galhos, podar e aramar. Aqui no RS eles já começam a perder as folhas agora em março/abril, dependendo da chegada de frentes frias. Se der temperatura mais baixa já vai caindo tudo. Abraço
Valeu Elio.
Como vc pode ver segui sua sugestão, cortando o tronco longo logo assim que começou se recuperar do transplante. Eu levo muito em conta seus conselhos.vc sempre tem razão.
Vou seguir novamente seu conselho e farei a seleção de galhos no inverno conforme suas recomendações.
O Guardião25/05/2015 21:53
Atu