Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

As vezes confunde...

CARLOS PEREIRA01/10/2013 11:06
As vezes confunde...
Como a maioria dos amigos aqui do fórum estou sempre de olho nas arvores e suas formas naturais para buscar inspiração.
Outro dia viajando pelos campos de cima da serra gaúcha essa imagem me chamou a atenção, me pareceu que essa arvore quis ser bonsai hehehe, o inverso do que normalmente buscamos ao observarmos né.
Não podia deixar de compartilhar com os amigos.
Seph190301/10/2013 11:20
Acho ser um Pinus ellioti... não manjo muito de pinus...
Mas parece que ele foi quebrado ao meio...ou, ainda, tem um riocho ao lado.
É possível que onde ele nasceu seja "raso" de terra.
Dessa forma, caso exista lage (ou seria laje?) de pedra, o excesso de água o teria deixado pequeno em altura.
Mas anda fico com a primeira hipótese...
CARLOS PEREIRA01/10/2013 12:05
Eai seph, foi quebrado sim, parece que foi raio ou vento mesmo, por outro ângulo dava pra ver bem que foi quebrado.
Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi01/10/2013 21:13
De fato Carlos, é um pinus ellioti. Quando quebrou havia galho com acículas (folhas) abaixo do ponto de quebra por isso ele sobrevivei e até começou a emitir novos brotos no ponto de junção do tronco com os galhos formando esta copa arredondada. Com o passar do tempo, um destes novos brotos aí na base do tronco vai se desenvolver formando a nova continuidade do tronco, aliás da mesma forma que nós fazermos quando podamos parte da árvore e aramamos um pequeno galhos para cima a fim de se tornar o novo ápice. De qualquer maneira, sempre é o homem tentando imitar a natureza. Ela por si é totalmente livre na criação... ainda bem...
abraço