Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

argila expandida

Marcos Jose Hereck01/10/2013 14:30
argila expandida
Olá pessoal, gostaria de saber se alguem esta utilizando argila expandida na composição do substrato para bonsai? quais as vantagens e quais as desvantagens?

fico no aguardo.
att.
Marcos Hereck
Denis Araújo01/10/2013 20:47
Li que a vantagem é que ela retém umidade e compostos químicos e libera gradualmente.
Comprei um saco para testar nos próximos transplantes.
Matheus Falcão01/10/2013 20:51
Pois é, acho que esse é um assunto polêmico. Enquanto alguns dizem ser uma boa alternativa para a caqueira e pedriscos, outros dizem que ela libera substâncias nocivas à planta.

Confesso que é bem atrativa, pois caqueira, pra quem não tem triturador (meu caso), é extremamente trabalhosa de fazer. Já o pedrisco, não tem a mesma qualidade, não retém umidade alguma.
Hugo Perticarati02/10/2013 19:05
Pois é, também ouvi que quando triturada ela libera uma substância tóxica. Se for para usar o ideal é aquela 0500 que já é menorzinha e não precisa triturar. Mas alguém aqui do fórum disse que ela não retém muita umidade, o que é estranho né? Ele deixou a argila na água um dia inteiro e ela não ficou úmida, mesmo quando ele quebrou para ver por dentro.

Mas por outro lado, o Márcio da Bonsai Kai usa ela há anos e recomenda. É uma solução mais cara, mas pelo menos não tão desgastante quando quebrar os tijolos e telhas na 'munheca' hsuahsuahsuahusha

Grande abraço!
JOICIMAR MAGGIONI02/10/2013 19:09
Melhor e caqueira de tijolo ou telha, na minha opinião.
Matheus Falcão02/10/2013 21:24
Como o Hugo disse, o foda da caqueira é quebrar aquilo e deixar no tamanho ideal. O pessoal que tem triturador consegue um bom desempenho, agora quando é no braço fica difícil. Mas, também acredito ser a melhor opção, apesar de ja ter lido por aí que também tem suas desvantagens, como a possibilidade de a caqueira cortar raízes capilares.
JOICIMAR MAGGIONI02/10/2013 22:11
Outra boa opção é as pedras de rio "seixo rolado" como muitos conhecem.!!!!!!
T + abraço!!!!!!!
Marcos Jose Hereck03/10/2013 08:50
Pessoal agradeço vcs expressarem vossa opinião, irei fazer alguns testes em alguns vasos, quando tiver alguma novidade posto pra vcs ok.

É que eu achei um fornecedor de argila expandida e achei barrato, apenas r$15,00 reais o saco com 50 lts

att.

Marcos Hereck
Matheus Falcão03/10/2013 11:05
O problema do seixo é como o da argila, se for verdade, não segura umidade
Filipe Henrique03/10/2013 12:01
tem argila expandida já na granulação adequada.... só é difícil de achar, eu compro as vezes.
Pelo q sei, o perigo da argila expandida é a adição de alumínio para melhorar a liga do material, mas é comum encontrar adição de alumínio em tijolos também... por tanto, tanto faz.
Hugo Perticarati03/10/2013 22:03
Exatamente Filipe, é a argila expandida 0500, e realmente ela não é muito fácil de encontrar..

Abs!
Elio13/10/2013 14:07
Dando um help!

A argila expandida 0500 ela é boa para drenagem. Não absorve nem libera umidade. É como o pedrisco.

Já a maior, se não me engano a 1500, vem em bolotas do tamanho de bola de gude. Boa para colocar em fundo de vaso de treinamento bem grande e que substitui a brita.

O teste de absorção eu fiz anos atrás e deixei um dia num copo com água e ela não absorveu nada de água.

Depois consegui comprar ela triturada num distribuidor aqui em Curitiba.

Usei por algum tempo e constatei parada de crescimento das plantas.

Consultei sobre o uso com:

1. Pessoalmente com Salvatore Liporacce (2008 esteve em Curitiba) e ele não recomendou pois os micro furos internos seriam ricos em umidade e atrairiam as raízes ciliares. Mas, ali ficariam sem poder se expandir. Perfeitamente lógico.

2. Meu filho (está fazendo doutorado em química) Informou a composição (contato com o fabricante) e constatou elevado percentual de alumínio, que sabemos que em grande quantidade é tóxico às plantas.

3. Fernando (Bonsai morro velho). Conversando com ele informou que, quando triturada e ao contato com a água ela libera o alumínio para o substrato, por consequência, para a planta.

É isso aí pessoal!
Victor Ghirotto13/10/2013 20:22
Vermiculita não seria um bom substituto?
Hugo Perticarati14/10/2013 10:18
Grande Élio hahahaha
Elio14/10/2013 14:20
Victor Ghirotto escreveu:
Vermiculita não seria um bom substituto?

Victor, vermiculita segura muita umidade. É boa para fazer alporque!
Victor Ghirotto14/10/2013 15:11
Hum, bom saber. Então outra solução seria colocá-la em menor quantidade no substrato?
Filipe Henrique14/10/2013 16:34
pelo que entendi, a argila expandida poderia ser usada apenas inteira na granulação 1500 como facilitador de drenagem no fundo de vasos de treinamento e bacias. o 0500 poderia ser usado como pedriscos, considerando inerte. em nenhum dos casos seria recomendável usar triturada como fazemos com tijolos. Realmente, pelo que me lembro, mesmo no 0500 inteiro, reparei um crescimento consideravelmente mais lento nas plantas que usei... não sei se seria um pensamento tendencioso devido ao comentário do Elio que me ajudou a pensar desse jeito e como não tenho nenhuma planta em que uso uma quantidade considerável de argila expandida agora... é difícil ter certeza se em grande quantidade dela inteira também atrasa o crescimento como a triturada.
Elio15/10/2013 17:28
Victor Ghirotto escreveu:
Hum, bom saber. Então outra solução seria colocá-la em menor quantidade no substrato?

Melhor é não usar, exceto em alporquia em em vaso muito pequeno, para que o substrato não seque tão rápido.
Elio15/10/2013 17:29
Filipe escreveu:
pelo que entendi, a argila expandida poderia ser usada apenas inteira na granulação 1500 como facilitador de drenagem no fundo de vasos de treinamento e bacias. o 0500 poderia ser usado como pedriscos, considerando inerte. em nenhum dos casos seria recomendável usar triturada como fazemos com tijolos. Realmente, pelo que me lembro, mesmo no 0500 inteiro, reparei um crescimento consideravelmente mais lento nas plantas que usei... não sei se seria um pensamento tendencioso devido ao comentário do Elio que me ajudou a pensar desse jeito e como não tenho nenhuma planta em que uso uma quantidade considerável de argila expandida agora... é difícil ter certeza se em grande quantidade dela inteira também atrasa o crescimento como a triturada.

Na dúvida, Filipe.....não use!
Marcos Jose Hereck18/10/2013 08:42
Pessoal agradeço aqui a todos os que opnaram, e principalmente ao Elio que tirou todas as nossas duvidas, sempre muito explicativo, sendo assim é como ele disse na duvida e tendo outras opções não use.

att.

Marcos Hereck