Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

qual a validade do substrado?

Dummar02/10/2013 20:18
qual a validade do substrado?
pessoal, preparei ano passado mas bacias para colocar umas mudas mas não os utilizei...
os vasos ficaram ao tempo e sem regar....

a terra endureceu...

a pergunta é, esse substrato ainda serve?

tem como usá lo ainda ou perdi tudo?

obrigado!
Matheus Falcão02/10/2013 21:29
Cara acho que da pra utilizar numa boa, dá uma mexida aí pra ver como fica.
SEKI - Elio Luis Secchi02/10/2013 21:59
Dummar, substrato não tem validade. Pode ser usado indefinidamente quando guardado. Agora você fala que deixou ele ao tempo e que endureceu. Se o substrato compactou é porque tem excesso de terra e portanto não é o ideal, nem era no início. O substrato para bonsai não deve compactar. Deve ter bastante pedrisco, e material drenante a fim de ficar sempre "soltinho". Então são duas coisas diferentes, substrato nào tem validade, mas tem que ser um bom substrato independente de ser novo ou velho.
abraço
Dummar03/10/2013 14:38
Obrigado pessoal!!
Elio, então eu posso pegar esse substrato que endureceu regar para amolecer e misturar com uma boa quantidade de pedrisco e cacos de telha que está tudo resolvido? pode ser assim ??

abraços!!
SEKI - Elio Luis Secchi03/10/2013 15:30
Sim, pode usar. Ainda assim o ideal seria desmanchar ele em seco. Daí passar por uma peneira bem fina, tipo uma telinha de sombrite para sair toda poeira. O que passar pelo sombrite, joga fora pois sendo pó muito fino, vai ir baixando no vaso e vai compactar no fundo.
Se não tiver outra opção de peneira e a quantidade for pouca, pode usar mesmo uma destas peneirinhas de chá, ou um pouco maior, compradas em lojas de 1,99.
abraço
Dummar03/10/2013 16:27
opa! obrigado Elio!!!!
JOICIMAR MAGGIONI04/10/2013 22:29
Como disse o Elio, validade não tem, a questão é observar a quantidade de material orgânico contido no substrato e também a questão do substrato estar ou não fazendo a drenagem devido a compactação, de uma olhada no blog BONSAIFÁCILRS essa matéria pode te ajudar um pouco.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2012/08/o-substrato-do-meu-bonsai.html

T + abraços!!!!!!
Seph190305/10/2013 09:41
Bom dia.

Só para dar uma opinião: já quanto ao material já utilizado em outros transplantes,
que já não possui mais nutrientes, eu lavo e retiro toda a parte orgânica,
separando o pedrisco e caco de telha e descartando a parte orgânica.
Depois coloco no forno um tempo, para eliminar microorganismos que ficaram.
Assim posso reutilizar a parte inorgânica em outras plantas e transplantes...
Abç