Silas Lanzieri05/10/2013 12:52
Evolução de Flamboiant 2
5 dezembro 2012

05 fev 2013

4 out 2013
Esste Flamboiant, to achando a copa muito baixa. Os galhos estão ficando muito longos sem ramificação. Dois galhos mais altos secaram e morreram. Será que devo podar os galhos para forçar brotações secundárias ou deixar como está indo? No tronco apliquei a técnica de sulcar com uma lâmina afiada no sentido longitudional para forçar brotações de raízes tabulares (li sobre isso aqui mesmo no f´rum).
Agradeço aos mais experientes que puderem opinar.
Cleuber06/10/2013 18:58
Amigo, não pode os galhos, certamente secarão. A melhor técnica a ser usada é a tração dos galhos, e mesmo assim pode ocorrer do galho secar. Combine com a tração a pinçagem dos brotos novos assim que o galho chegue ao comprimento desejado. Quanto às incisões na base do tronco, elas não servem para estimular o aparecimento de raízes. Servem para dar a forma tabular às raízes já existentes. Outro cuidado importante, senão o mais importante para essa espécie, é o controle na rega e o suprimento de nitrogênio, assim consegue-se consideravelmente a redução das folhas.
Silas Lanzieri07/10/2013 10:57
Olá Cleuber,
Agradeço a atenção. Se puder me dar mais detalhes sobre o lance de "controle na rega e o suprimento de nitrogênio", inclusive tenho outra muda desta espécie que cheguei a pensar que morrera devido a um longo período
completamente inerte. Felizmente agora está soltando vigorosa brotação.

Cleuber07/10/2013 13:27
Esse seu último exemplar está bom pra fazer a tração. Dobre a ponta do arame em gancho e encaixe o mais próximo possível da ponta do galho, a outra ponta do arame ancore na borda do vaso, vá com calma para não quebrar o galho, deixe sempre a pontinha voltada para cima e com folha, faça poda, você irá notar que começaram a surgir brotos no dorso do galho tracionado. Quanto à restrição de água e nitrogênio, não se preocupe agora, ela vale para diminuir o tamanho das folhas, mas antes estruture a planta.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18561&postdays=0&postorder=asc&highlight=cleuber&start=45
dê uma olhada no link do meu flamboyant, algumas fotos sumiram mas as que ficaram dá pra ter uma idéia.
Victor12/10/2013 21:01
Cleuber, seu Flamboiant está muito bonito, principalmente o nebari. Aproveitando, vou pegar uma carona neste tópico, estou com uma mudas aqui bem novinhas, ainda não é época de trabalhá-las...mas já estou me preparando. Já havia lido sobre a tração. Você também deixou folhas somente nas pontas dos galhos? Abraço!