Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pessegueiro e cerejeira com problemas

Denis Araújo05/10/2013 20:42
Pessegueiro e cerejeira com problemas
Estou preocupado com o meu pessegueiro e com a cerejeira do Rio Grande.

Pessegueiro:

Envazei a planta em 31/8 e fiz algumas podas dos galhos. Desde então não surgiram brotos e as folhas estão amarelando. Será que isto é normal devido ao envasamento ou a planta está doente?

Cerejeira do Rio Grande:

Fiz uma poda a umas 3 semanas para reduzir a planta. Estava brotando normalmente, mas esta semana alguns brotos começaram a morrer. As folhas perto destes brotos estão ficando meio curvas e por trás destas folhas tem uns pontinhos amarelados parecendo ferrugem.
Que doença é esta? Como devo combater? Coloquei defensivo agrícola à base de óleo de Neem.

Denis Araújo08/10/2013 21:11
Ninguém?

Estou em dúvida se devo desfolhar a cerejeira. O que acham?
LUIZ ARTHUR08/10/2013 21:59
Denis Araujo,

O pessego pode ser sarna do pessegueiro, segue um link da Bonsai do Campo que da dicas sobre o pessegueiro e a nectarina:

http://www.bonsaidocampo.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=55:manual-do-pessegueiro&catid=36:dicas&Itemid=29

Tambem pode ser que estejam expostos a sol em demasia, pode coloca-los recebendo sol em horarios que nao seja forte antes das 10 e depois das 16. Outra possibilidade e ter molhado as folhas durante o sol forte caso do pessegueiro.

Abraco
LUIZ ARTHUR08/10/2013 22:00
Denis Araujo,

O pessego pode ser sarna do pessegueiro, segue um link da Bonsai do Campo que da dicas sobre o pessegueiro e a nectarina:

http://www.bonsaidocampo.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=55:manual-do-pessegueiro&catid=36:dicas&Itemid=29

Tambem pode ser que estejam expostos a sol em demasia, pode coloca-los recebendo sol em horarios que nao seja forte antes das 10 e depois das 16. Outra possibilidade e ter molhado as folhas durante o sol forte caso do pessegueiro.

Abraco
Denis Araújo08/10/2013 22:21
Obrigado pela resposta Luiz Arthur.

Ontem entrei em contato com a Bonsai do Campo (quando comprei me informaram que a planta era de lá). Observando as fotos eles disseram acreditar que pode ser falta de adubo. Como comecei com osmocote a 40 dias, vou ficar na observação.
O que mais me preocupa é a cerejeira. Agora a ponta das folhas que estão com as manchas começaram a ficar escuras. Acho que a coisa está ficando complicada.
O problema é que não consigo definir o que é e então fico sem saber o que fazer (desfolhar, aplicar calda sulfocalcica, aplicar calda bordalesa, etc).