Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Projeto irrigação

Felipe11/10/2013 20:49
Projeto irrigação
Salve Salve!!!!

Alguém aí manja de irrigação?
Estou montando a minha, porém meu problema é com a pressão da água.
É pouca, logo meus aspersores não "abrem muito".
Não estou fazendo uma irrigação automatizada, não quero. Apenas abro o registro e minhas plantas são regadas.
Meu objetivo no momento é uma maior pressão de água.
Qual o motor utilizar?
Se puderem me dar uma ajuda?
GRATO.
JOICIMAR MAGGIONI11/10/2013 21:10
Isso vai depender da sua vazão necessária, para um funcionamento satisfatório de aspersores vc vai necessitar de pelo menos 5 mca (metros de coluna de água) de pressão, fiz um sistema automático com timer e como moro em apartamento e no ultimo andar a pressão era baixa então a solução foi substituir os aspersores por outro sistema mais "grosso", que funciona com menores pressões, quando tiver mais tempo lhe descrevo com detalhes o que eu fiz devido a baixa pressão. Postei também em meu blog algumas dicas sobre o assunto de uma olhada em:
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2012/09/sistema-de-irrigacao-automatizada.html
Felipe11/10/2013 21:19
Joicimar,

Este sistema automatizado não tenho interesse, mas o esquema é muito bom.
Meu objetivo é aumentar a vazão, aqui é bem pouca, logo os aspersores não abrem muito, aí tenho que diminuir o espeçamento de um para o outro. Tenho uns 50 aspersores em funcionamento, e acredito que aumentando a pressão/vazão de água, utilizarei menos aspersores.
Tenho um motor que eu utilizava em minha cisterna para bombear água para a caixa d'água, posso utilizar este motor?
JOICIMAR MAGGIONI11/10/2013 22:03
Creio que sim, só tenha algum cuidado para que a bomba não trabalhe sobre uma pressão muito alta devido a pouca vazão dos aspersores, vc pode calcular se souber qual a vazão de cada aspersor e a vazão da bomba, ai poderá ter uma ideia de como trabalhar com um sistema equilibrado, se puder poste fotos da sua bomba para termos noção do equipamento.
Diego Santana14/10/2013 13:15
Amigo ja fiz um sistema muito simples e com um passo a passo para facilitar a vida do cultivador...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16211
JOICIMAR MAGGIONI14/10/2013 17:08
Semelhante a esse do Diego Santana que eu implantei e funciona que é uma blz recomendo, só uma alteração seria pertinente o timer digital ao invés do analógico, vai economizar água.

T + abraços!!!!!!!!

Vejam nova publicação no blog BONSAIFÁCILRS:
CLASSIFICAÇÃO DAS ÁRVORES PARA A ENGENHARIA CIVIL
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/10/classificacao-das-arvores-para.html
Diego Santana14/10/2013 17:25
Jocimar este timer analogico foi substituido por um digital, o analogico fiquem bem longe pois fica muito tempo ligado é gasta uma agua absurda....
Felipe15/10/2013 18:54
Diego, já tinha visto este seu passo-a-passo. Meu problema não a maneira de fazer, mas sim a vazão, Vou ter que usar um motor.
Diego Santana16/10/2013 08:30
Felipe se a vazao for muito forte por conta da bomba de agua, sujiro que coloque um regulador logo apos a bomba, "um registro" pra controlar a vazao, assim nao coloca em risco todo sistema.
Felipe24/10/2013 00:00
diego, blz...era isso mesmo. Minha duvida estava neste procedimento.
Valeu!!!!