Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ishisuki com ficus....

andre17/12/2004 22:55
Ishisuki com ficus....
achei d+ e resolvi portar aqui....

é uma bela coleção de ficus sobre rocha não?

hehehehe.... espero um dia ter ao menos um nesse nivel :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D
Sergivaldo18/12/2004 15:14
GRande André!!!

Sempre descobrindo belíssimos trabalhos.

Você tem idéia quais espécies são estas?

Um abração,

Sergivaldo
Lúcio Manoel Picanço19/12/2004 18:17
Andre,
Maravilha pura.
Um dia chego lá.
Valeu.
Lúcio
andre19/12/2004 18:53
na maioria benjaminas, mais tem alguns virens tbm....
Mizuno20/12/2004 00:12
Pela folha me dá a impressão que algumas são retusa (tb chamada microcarpa)
Alexandre S. Coelho20/12/2004 08:55
Re: Ishisuki com ficus....
andre escreveu:
achei d+ e resolvi portar aqui....

é uma bela coleção de ficus sobre rocha não?

hehehehe.... espero um dia ter ao menos um nesse nivel :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D

André
Realmente são de babar... do jeito que vai, espero um dia vc ter muitos nesse nivel !!! 😂 😂 😂

Agora uma pergunta... gente, vocës não acham que foi usado algum macete ou técnica pra essas raízes ficarem desse jeito ❓

um abração
Charles27/12/2004 22:25
Que trabalhos maravilhosos !!!
Incrível a perfeição do acabamento e "limpeza visual" destes ficus!

Pessoal... tenho uma variedade de ficus que não sei qual é.... mas tem uma característica marcante..... os galhos são extremamente sensíveis à aramação e se quebram com uma facilidade enorme !!!
As folhas de um verde vivo e de tamnho pequeno (em torno de 2cm).

Alguém consegue identificar a variedade?

Abraço,
Charles
Mário A G Leal28/12/2004 00:56
Charles, a informação desta espécie me foi passada pelo Lourens Van Der Ven, que foi quem desenvolveu a mesma. Segundo ele, em uma das vezes em que esteve na Holanda, ele é holandês, trouxe uma variedade do Fícus Benjamina chamado "Ficus luci", que é uma variedade de porte pequeno. Durante o desenvolvimento da mesma no Brasil, quando o trator passava arando, machucava as plantas que adquiriram o aspecto tão característico do "Ficus Boni", ou seja, os galhos já nascem tortuosos, fato que por si só embeleza a espécie. O início se deu em 1994, na Fazenda Esmeralda, em Mogi-Mirim-SP. Segundo Lourens consegue-se um melhor rendimento no desenvolvimento do Ficus Boni plantando em local sombreado e adubando com bastante nitrogênio. Lourens ressaltou que desenvolveu uma espécie com condições de ser adquirida por quase todas as pessoas em razão do seu preço baixo. Outra informação é de que 5% das plantas tendem a voltar as suas características originais, isto é, o Ficus Luci.
Este fato já confirmei em diversas vezes. Quando a planta volta a sua origem genética, parece demais com o fícus natasha.
Charles escreveu:

Pessoal... tenho uma variedade de ficus que não sei qual é.... mas tem uma característica marcante..... os galhos são extremamente sensíveis à aramação e se quebram com uma facilidade enorme !!!

Abraço,
Charles
de Bem28/12/2004 21:39
Charles escreveu:

Abraço,
Charles

Charles,

Tenho dois benjaminas que se enquadram bstante nestas características.. Aliás atualmente são três, pois um já quebrou e fiz uma estaquia.
Charles28/12/2004 21:49
Oi Mario... oi de Bem...

Pelo que parece, temos o Ficus Boni... é isso?
Interessante como ele adquire uma estrutura com jeitão robusto... entretanto, é fragil ao esforço.

de Bem, eu fiz umas podas em troncos com aproximadamente 2cm de diametro e o alicate faz um som como se a "madeira" fosse crocante !!! 😲 Também fiz estaquia e parece que está dando certo. Pelo menos existem folhinhas verdes, após quase 3 meses da poda. Ainda não arrisquei mexer prá confirmar se há raizes... acho cedo...

Nao sei se podemos chamar aquele tronco de lenhoso !!!

Enfim, de qualquer forma, é uma planta interessante de se trabalhar e acho que teremos bonsai bonitos com elas.

Mario, o nitrogenio em alta dose não fará aumentar as folhas e o tamanho dos entrenós?

Abraço,
Charles
Mário A G Leal29/12/2004 00:22
Charles, acredito que possa aumentar um pouco entretanto, após atingir algum porte poderemos reverter o processo e diminuir o nitrogênio. A informação do Lorens procede com referência a qualquer tipo de fícus, local sombreado, abafado e rico em nitrogênio. Aí, nestas condições, a maioria dos fícus tem um desenvolvimento bastante vigoroso. Tive oportunidade de ver em 1998, em Porto Rico, que tem um clima bastante tropical e adequado para os fícus em geral, árvores pelas avenidas nas quais você perde tempo olhando tal o vigor que elas apresentam de tronco, nebaris surprendentes e raízes aéreas em profusão. Tudo isto resultado do clima.
Quanto a madeira, realmente, não é possível definir como lenhosa. Assim como as bombacopsis: castanha do maranhão e paineira. Não sei qual a definição dada a estes tipos.
Na verdade sempre observei da parte dos bonsaístas um certo pouco caso em relação a esta variedade. Talvez pelo fato de ser quebradiça. Observei que alguém do Brasil foi destacado no WBC com esta variedade...bingo!!

Charles escreveu:
Oi Mario... oi de Bem...

Pelo que parece, temos o Ficus Boni... é isso?
Interessante como ele adquire uma estrutura com jeitão robusto... entretanto, é fragil ao esforço.

de Bem, eu fiz umas podas em troncos com aproximadamente 2cm de diametro e o alicate faz um som como se a "madeira" fosse crocante !!! 😲 Também fiz estaquia e parece que está dando certo. Pelo menos existem folhinhas verdes, após quase 3 meses da poda. Ainda não arrisquei mexer prá confirmar se há raizes... acho cedo...

Nao sei se podemos chamar aquele tronco de lenhoso !!!

Enfim, de qualquer forma, é uma planta interessante de se trabalhar e acho que teremos bonsai bonitos com elas.

Mario, o nitrogenio em alta dose não fará aumentar as folhas e o tamanho dos entrenós?

Abraço,
Charles
nickyfury30/12/2004 09:03
ficus
observando atentamente as plantas postadas, parece que todas possuem o tronco ligeramente finos, em relação ao nebari. creio que a técnica usada foi de enxertia. outra técnica tambem, que observo, é de raizes interligadas. talvez obtida com o uso de plaquinhas de argila ou madeira, perfuradas, por onde passam plantinhas de um a dois anos, ficando o tronco um pouco acima e o raizame sob a plaquinha. enterra-se em uma mistura rica em porosidade, adubando-se fortemente para a fundição das raizes. li sobre essa tecnica e ela é muito empregada na formação de acer, principalmente kaede. 😲
andre30/12/2004 21:24
nenhum destes ficus foi enxertado eles penas tem o nebari um pouco maior que o o tronco que tbm não fino pq estão todos sobre a rocha e não tem nada com o enxertia de raiz tbm....
nickyfury31/12/2004 08:23
ficus
talvez a enxertia seja em cima das raizes do ficus boni. sabemos que esta variedade, aqui no Brasil, é quebradiça. um colega aqui em Brasilia, desenvolveu uma planta enxertando ficus microcarpa sobre uma base de ficus boni. como as folhas têm o mesmo tamanho, ficou um conjunto normal. talvez não sejam todas as plantas desenvolvidas assim, mas algumas parecem ter o tronco interligado e as raizes enxertadas. a opinião do Mario sobre a maneira como é desenvolvida a planta é esclarecedora, sem dúvida, e o trabalho, de qualquer maneira, é lindo. um abraço a todos e feliz ano novo. 😄