Re: Ishisuki com ficus....
Charles, acredito que possa aumentar um pouco entretanto, após atingir algum porte poderemos reverter o processo e diminuir o nitrogênio. A informação do Lorens procede com referência a qualquer tipo de fícus, local sombreado, abafado e rico em nitrogênio. Aí, nestas condições, a maioria dos fícus tem um desenvolvimento bastante vigoroso. Tive oportunidade de ver em 1998, em Porto Rico, que tem um clima bastante tropical e adequado para os fícus em geral, árvores pelas avenidas nas quais você perde tempo olhando tal o vigor que elas apresentam de tronco, nebaris surprendentes e raízes aéreas em profusão. Tudo isto resultado do clima.
Quanto a madeira, realmente, não é possível definir como lenhosa. Assim como as bombacopsis: castanha do maranhão e paineira. Não sei qual a definição dada a estes tipos.
Na verdade sempre observei da parte dos bonsaístas um certo pouco caso em relação a esta variedade. Talvez pelo fato de ser quebradiça. Observei que alguém do Brasil foi destacado no WBC com esta variedade...bingo!!
Charles escreveu:
Oi Mario... oi de Bem...
Pelo que parece, temos o Ficus Boni... é isso?
Interessante como ele adquire uma estrutura com jeitão robusto... entretanto, é fragil ao esforço.
de Bem, eu fiz umas podas em troncos com aproximadamente 2cm de diametro e o alicate faz um som como se a "madeira" fosse crocante !!! 😲 Também fiz estaquia e parece que está dando certo. Pelo menos existem folhinhas verdes, após quase 3 meses da poda. Ainda não arrisquei mexer prá confirmar se há raizes... acho cedo...
Nao sei se podemos chamar aquele tronco de lenhoso !!!
Enfim, de qualquer forma, é uma planta interessante de se trabalhar e acho que teremos bonsai bonitos com elas.
Mario, o nitrogenio em alta dose não fará aumentar as folhas e o tamanho dos entrenós?
Abraço,
Charles