Plantando metassequóia no chão.
Hugo Perticarati16/10/2013 23:20
Plantando metassequóia no chão.
Fala galera, blza??
Comprei um pré-bonsai de metassequóia. Estou pensando em planta-lo no chão pra dar um engordada no tronco. E aproveitando eu já queria preparar o nebari pro futuro tb.
Para isso eu pensei em ou colocar um azulejo de baixo da planta na hora de plantar ou fazer a técnica do anel de alumínio para forçar emissão de raízes radiais.
A única coisa é que no caso de colocar um azulejo, eu teria que podar bem as raízes para conseguir espalhar direitinho. E tenho medo de colocar a planta direto no chão pegando o sol normal.
Que vocês me sugerem. Seria uma boa colocar um plástico em volta da planta para fazer uma estufa, ou o super aquecimento seria até pior?
Se puderem me ajudar fico agradecido!
Renato Rodrigues Roehrs19/10/2013 12:35
Hugo, vou acompanhar a resposta dos mais experientes pois não conheço a espécie.
Mas dada a primavera, e a intensidade de crescimento em geral, nesta época, acho que não corres o risco em proceder o que sugeres.
Abraços.
Hugo Perticarati19/10/2013 13:08
Fala Renato, tudo bem?
Obrigado pela resposta. Fiz o procedimento hoje de manhã.
Optei por não retirar muitas raízes, apenas as mais grossas de baixo e coloquei a planta sobre um pedaço de plástico duro para as raízes crescerem mais radiais. Como não podei muito não sei se vai funcionar, mas...
Eu ainda gostaria de saber se devo fazer tipo uma estufa pra ela, ou não tem necessidade?
Grande abraço!
Renato Rodrigues Roehrs20/10/2013 10:56
Hugo, eu não faria.
Acho que não há necessidade.
Depois posta fotos pra gente ver como ficou.
Abraços.
Hugo Perticarati20/10/2013 23:51
Obrigado Renato!
Postarei uma foto assim que der.
Metassequóia é uma espécie linda!
Grande abraço!
Hugo Perticarati23/10/2013 15:51
Olá a todos =]
Estou postando a foto da metassequóia que plantei no chão há 5 dias.
Devido ao calor intenso que tem feito nesses dias, percebo que ela sentiu um pouco o transplante. Mesmo que eu tenha regado bastante e borrifado as folhas da planta nas horas mais quentes.
As pontas das folhas estão ficando meio secas. Mas acredito que seja natural.. Vou acompanhar para ver se piora.
Segue a foto dela hoje de manhã.

Renato Rodrigues Roehrs23/10/2013 22:37
Que bela folha!
Vamos aguardar pra ver como responde.
Abraços.
Hugo Perticarati04/12/2013 17:23
Olá amigos, tudo bem?
Vim compartilhar com vocês como anda a planta após quase 45 dias do transplante para o chão.
Ela sofreu um pouco no começo, algumas folhas chegaram a secar devido ao stress e o forte calor, mas agora ela se recupera super bem com emissão de vários novos brotos!
Grande abraço a todos!
Guilherme Luz04/12/2013 22:24
Belíssimo exemplar em Hugo,
sempre que eu transplanto uma arvore costumo colocar abrigada do sol como moro em apartamento não tenho oportunidade de plantar assim no chão, no caso se vc for fazer algo parecido futuramente com outra planta eu recomendaria comprar um sombrite e fazer uma espécie de cabaninha por cima da planta pra poupar um pouco ela do sol.
Abraço, vou acompanhar.
Hugo Perticarati04/12/2013 22:35
Pois é Guilherme, eu também costumo como fazer como você falou, essa foi minha primeira experiência em plantar no chão.
Mas como eu não podei muito as raízes ela se recuperou bem rápido até. Mas com certeza se tivesse podado mais eu pensaria em uma proteção extra sim...
De qualquer forma eu borrifei a planta umas 2/3 vezes ao dia nas horas mais quentes nos primeiros dias e usei superthrive também.
Agora é esperar uns bons anos ai a planta engordar hahaha
Grande abraço!
Renato Rodrigues Roehrs09/12/2013 23:11
Tá bunitona hein, Hugo?
Abraços.
Hugo Perticarati10/12/2013 10:40
Valeu Renato!
Agora é esperar uns anos aí pela frente.
Abraço!
Hugo Perticarati18/02/2014 12:28
Update
Apenas 4 meses depois e vejam como cresceu!
Impressionante hsuahsuahsuahsuahsuah

Simba18/02/2014 13:26
Cara!
É um photoshop?
É uma assombração?
Não, é uma planta plantada no chão com superthrive!
Crescimento espetacular hein! A metassequoia tem raízes tabulares, e vi ontem ainda um tópico aqui no forum ensinando a acelerar este tipo de formação da raiz no flamboyant, que apresenta também este tipo de raiz na natureza. Acho que esta espécie pode ser trabalhada neste sentido também, dá uma olhada no tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=744&highlight=flamboyant
Veja "Técnica das Incisões"
Abraço
Renato Rodrigues Roehrs18/02/2014 19:16
Hugo, deixa vir embora e engrossar o tronco e formar o nebari.
Não agora, mas mais pra frente, já vai pensando em aramar alguns galhos
pra já ir dando forma.
Vai dar um belíssimo exemplar!
Vai postando pra gente de tempos em tempo.
Abração.
Andre Antoniazzi18/02/2014 22:55
Metasequoia
Ola Hugo,linda a sua planta mas te alerto tive uma e ela é muito sensivel quando coclocado em vaso.
Abraços
Hugo Perticarati19/02/2014 12:04
Que legal essas raízes Simba! Vou estudar melhor para ver como fazer. Obrigado pelo link.
Valeu Renato! A ideia é essa mesmo. Deixar engrossar por enquanto, depois reduzir e aramar.
André, a minha estava em vaso e plantei no chão para engrossar. Você tem alguma sugestão de como deve ser o 'retorno' ao vaso para que a planta sofra o mínimo possível? Imagino que talvez com uma sangria alguns meses antes, transplantar na ápoca correta (final do inverno) e ir para um vaso relativamente grande e ir diminuindo, deva bastar né?
Grande abraço!
eduardocruz19/02/2014 20:07
Muito legal.
Eu sou novato, então aqui vai uma pergunta de novato.
Por que deixar a plantar crescer e depois podar na altura desejada?
Não seria melhor já ir ajustando a altura da planta?
Senão corre o risco de quando for podar pra ficar na altura desejada de ter nenhum galho fora o tronco principal.
Hugo Perticarati19/02/2014 20:22
Olá Eduardo, tudo bem?
Você tem razão em relação ao risco. Porém algumas espécies aceitam perfeitamente a poda radical, mesmo sem nenhum galho. Confesso que não sei se é o caso da metassequóia.. por isso estou mantendo alguns galhos la embaixo.
Como minha intenção é fazer um bonsai grande, entre uns 50-70 cm, eu preciso de uma grossura de tronco entre uns 8 e 12 cm mais ou menos. E, com podas sucessivas o tronco praticamente não engrossa. Pra isso é necessário deixar crescer livremente.
Obrigado pela pergunta! Abração!
Andre Antoniazzi20/02/2014 00:25
Metaseqoia
Ola HUgo,opessoal aqui do forum nos orienta a transplantar em epocas certas ok nem discuto isso mas tenho feito arrancadoris no inverno pricnipalmente e colocop em sacos como estufas e nao perdi nenhuma ate hj quanto ao transplnate fora de epoca tenho feito da seguinte forma fico de olho no tempo se tiver no minimo uns tres dias de chuva direto ai transplnato a plnat aparece que nao sente e continua como se estivesse no mesmo lugar plantado,,nao perdi nenhuma tambem fazendo assim.
Abraços
eduardocruz20/02/2014 06:58
Oi Hugo!
Mas assim, vamos supor que eu queira um bonsai de uns 40cm.
Coloco a muda no escorredor/mamadeira, pois moro em apartamento.
Se eu ir podando a planta de forma a não deixar ela passar de 40cm, o caule vai engrossar da mesma forma?
Ou para engrossar eu tenho que deixar a plantar crescer solta e depois fazer a poda drástica?
Valeu!
Hugo Perticarati20/02/2014 11:39
Pois é
Andre, acredito que a ideia da estufa seja ótima. Quando colocar numa vaso aqui uns anos eu farei isso sim.
Eduardo, vai engrossar sim, porém bem mais devagar. O que você pode fazer é algo que é muito utilizado que é a técnica do
galho de sacrifício. Você cuida da planta como se ela já fosse final, porém você deixa um galho crescer livremente.
Ai quando o tronco tiver a espessura desejada você corta só esse galho entende? Porém não é uma técnica utilizada em todas as plantas, já que algumas plantas tendem a ficar com a conicidade invertida por causa disso, exigindo uma poda drástica.
Segue duas fotos exemplificando a técnica.
Abraços!
eduardocruz21/02/2014 10:16
Ah blz!
Até hoje só comprei bonsai pronto.
Dentro de alguns dias vou planar minhas primeiras sementes.
Vamos ver no que vai dar.