Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com poda e estilo Jabuticaba

JeffersonLucas20/10/2013 23:38
Ajuda com poda e estilo Jabuticaba
Essa semana fiz a desfolha na minha Jabuticaba, e então me deparei com isso

Agora não sei o que fazer, não estou tendo ideias, queria muito a ajuda dos senhores, estou bem empolgado com essa planta.

Desde já agradeço.
Victor Ghirotto21/10/2013 13:03
Agora tem que definir uma estrutura e podar os galhos visando a futura estrutura... vou ver se faço uma projeção [nao espere muita coisa, hehe]
Victor Ghirotto21/10/2013 13:10
Aqui um exemplo de duas possibilidades. Em vermelho, cortes que seriam feitos pra conseguir o tronco da linha laranja. De verde, cortes para q o tronco siga a linha amarela. Tem muitas possibilidades, espere mais opinioes.

MarcoBonsaiPoa21/10/2013 14:16
Começaria com estas podas pra corrigir desnível de grossura

Pedro Catarin21/10/2013 15:28
Realmente os dois galhos inferiores devem ser eliminados, eles não serão aproveitados na condução da planta.

Você possui caminhos interessantes para trabalhar essa jabuticabeira, mas o mais promissor provavelmente seria um Moyogi mesmo, usando o caminho mostrado pelo amigo Victor, só que usando apenas o galho da esquerda, eliminando todos os outros.

Você poderia também aproveitar essa forquilha que há entre os dois galhos principais do meio da árvore para fazer algo semelhante a este bonsai do Graham Potter, que usa um galho principal e um secundário para formar toda a silhueta da árvore.
Aqui vai o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=DTcdho7vSMI

Abraços!
JeffersonLucas21/10/2013 22:40
Victor Ghirotto escreveu:
Aqui um exemplo de duas possibilidades. Em vermelho, cortes que seriam feitos pra conseguir o tronco da linha laranja. De verde, cortes para q o tronco siga a linha amarela. Tem muitas possibilidades, espere mais opinioes.

Adorei a projeção, como vc mesmo disse vou esperar mais algumas opiniões, mais a suas ideias me deram muitas opções, estou querendo mexer nela esse fim de semana, espero que ate la ja tenha conseguido me decidir...hahaha 😂
JeffersonLucas21/10/2013 22:51
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Começaria com estas podas pra corrigir desnível de grossura

Gostei muito da opinião, tambem e uma boa ideia que posso levar em consideração..Os galhos estao bem desiguais....
JeffersonLucas21/10/2013 22:54
Pedro Catarin escreveu:
Realmente os dois galhos inferiores devem ser eliminados, eles não serão aproveitados na condução da planta.

Você possui caminhos interessantes para trabalhar essa jabuticabeira, mas o mais promissor provavelmente seria um Moyogi mesmo, usando o caminho mostrado pelo amigo Victor, só que usando apenas o galho da esquerda, eliminando todos os outros.

Você poderia também aproveitar essa forquilha que há entre os dois galhos principais do meio da árvore para fazer algo semelhante a este bonsai do Graham Potter, que usa um galho principal e um secundário para formar toda a silhueta da árvore.
Aqui vai o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=DTcdho7vSMI

Abraços!

Que bela especie, gostei demais, vo esperar ate o fim de semana, ai tentarei filtrar todas as ideias, vou esperar mais opiniões tb..

Abraço
Victor Ghirotto22/10/2013 01:31
Estude as possibilidades e imagine o futuro delas, escolha aquela que mais te agrada.
Alexandre S. Coelho22/10/2013 18:22
Oi Jefferson

Vai mais um pitaco então...:

Espero que goste!
Matheus Falcão23/10/2013 09:23
Como sempre o alexandre fez um show de projeção.
JeffersonLucas25/10/2013 12:08
Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Jefferson

Vai mais um pitaco então...:

Espero que goste!

Issoooooo...Haha...Fiquei animadíssimo com essa projeção...Caramba, era isso que eu queria..haha..

Muitíssimo obrigado Alexandre, irei colocar em pratica e posto fotos para vcs verem.... 😄 😄 😄 😄
Sergio Batalini25/10/2013 17:19
Parabens novamente Alexandre, otima projeção e, principalmente, possivel de ser conseguida.

Aproveitando os galhos baixos que tem bom calibre e boa saida do tronco, dificil de se ter em jabuticabas de viveiros comerciais..
Zerando esse emaranhado de galhos desproporcionais, cruzados e desalinhados..
Começando do começo e da maneira certa...
Lembrando que deveremos ter ainda alguns cm abaixo da linha do substrato ...

Siga em frente que não vai se arrepender, Jefferson.

Abraço e boa sorte.