Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Palmatum - condução

Victor22/10/2013 14:30
Acer Palmatum - condução
Boa tarde galera
Aqui está a evolução do meu Acer Palmatum. O único problema é que desde que eu adquiri esta muda, o caule já era demasiado grosso para fazer qualquer tipo de sinuosidade. Notavelmente, ela está comprida e reta demais. Qual a opinião de vocês?

Diminuir? Estava pensado em fazer um alporque bem no meio e ficar com duas mudas.

Segue a foto:

Pedro Catarin22/10/2013 14:38
Victor, a falta de sinuosidade no tronco realmente não será um problema pra essa planta, já que sua forma mais comum na natureza é justamente as com pouca sinuosidade e bem altas, ou então algo semelhante ao estilo hokidashi.

Tome como exemplo essas árvores:

Você pode adaptar sua árvore para o estilo hokidashi facilmente nessa fase com as podas adequadas que logo te dirão qual é ou pode deixá-la crescer e trabalhar com uma planta relativamente grande, o que eu acho mais interessante.

Abraços!
SEKI - Elio Luis Secchi22/10/2013 15:26
E também tem o detalhe da conicidade que é muito importante. Então você poderia sim ganhar algum movimento e conicidade fazendo uma poda do tronco logo acima do primeiro galho. Este primeiro galho cresceria como novo seguimento do tronco. Assim já iria formando conicidade e também movimento. Como a planta está brotando com vigor, ainda é tempo para fazer esta intervenção.
Abraço
Pedro Catarin22/10/2013 15:38
No fórum BonsaiMilenar (http://www.bonsaimilenar.com/forum/), um fórum portugues, muitas pessoas trabalham com Acer, você pode conseguir muito material bom de lá para trabalhar o seu, mas sempre lembre que o clima de lá é diferente daqui, então algumas respostas também serão igualmente diferentes.

A questão da conicidade realmente é muito importante e deve ser tratada logo.

OBS: Não sei se posso passar links de outros fóruns aqui, se não puder, por favor me avisem que eu apago.

Abraços!
Victor22/10/2013 21:02
Boa noite Pedro e Elio
Agradeço a luz que me trouxeram.
Vou fazer um alporque, para não jogar o "resto da árvore" fora...hehe
O nebari vou cortar mesmo logo acima do primeiro tronco como o Elio falou e a outra muda, se ela pegar bem vou nesse estilo mais comprido Pedro, gostei dessa da primeira foto!

Algum dos dois saberia me dizer o tempo médio, usando tiamina, de alporque em Acer..??

Abraço amigos!
SEKI - Elio Luis Secchi22/10/2013 22:21
Olha Victor eu já fiz vários alporques em acer e o tempo de enraizamento variou bastante, desde 3 até 6 meses... Eu sempre gostei de retirar os alporques, especialmente de caducifolias, somente no inverno do ano seguinte, daí a retirada é garantida. Fazendo o alporque agora, mesmo que enraize em 3 meses vai estar em pleno verão, o que aumenta bastante o risco de retirar e ele não sobreviver. Claro, estou falando em função de determinados cuidados que de repente a falta de prática pode induzir. Mas retirando e colocando em meia sombra, fazendo uma redução adequada e proporcional da parte aérea, ter um regime de regas adequado a fim de não faltar água mas também não deixar o substrato demasiadamente encharcado, etc...pode se retirar um alporque em qualquer época...
abraço
Victor27/10/2013 12:52
Opa Elio, desculpe pela demora, mas o tempo tá curto por aqui e o que me sobra eu mexo nas plantas! hehehehe
Então, vou te contar o meu drama...
Quando estava bem no começo do meu aprendizado do bonsai, apesar de eu ainda ter muito a aprender, cheguei a perder alguns alporques por colocá-los em substratos encharcados demais, e eles simplesmente apodreceram. Mesmo com um uma quantidade enorme de raízes.
Mas o meu drama mesmo é o inferno, digo, o inverno daqui do Rio. Esse ano quase perdi um alporque. Também gosto de retirá-los no inverno, daí aproveitei a temperatura baixar para retirá-los. Dois dias depois veio um calor em pleno mês de julho, que chegou a mais ou menos 37º...a planta sentiu demais...mesmo na sombra. E sinceramente a falta de inverno aqui no Rio, para plantas decíduas e minhas carnívoras, é o maior problema.
Bom...tentarei fazer o alporque. Se pegar...ficarei com duas, se não...vou ficar com o resultado já previsto..rs ..uma só!

Grande abraço!