Reseda ATUALIZADO 01.01.2014
Andre Antoniazzi05/11/2013 19:16
Reseda ATUALIZADO 01.01.2014
Ola pessoal,aqui esta mais uma de minhas paixoes o Reseda alem da Caliandra esta tenho vontade de trabaçhar dois troncos e uma copa so e estouu apenas podendo ela nao aramei ainda vou tentar conduzi-la apenas na poda o que acham???SEGUESTOES??.
A primeira foto dela e de uma semana atras depois de uma poda bem curta.

.

.

.

.

.

..
Abraços
Vinícius Fernandes06/11/2013 22:58
Apesar dos 2 troncos serem muito retos, acredito que vc tem um belo material em mãos que se tornará um belo bonsai em pouco tempo. Aguarde as sugestões dos mais experientes pra saber se o melhor caminho é fazer uma poda mais baixa ou conduzir do modo como está. De qualquer maneira, parabéns!
douglas.ariel07/11/2013 15:21
interessante, acompanhando, parabens amigo.
Hugo Perticarati07/11/2013 23:05
Eu cortaria aquele toquinho da direita (primeira foto) e, ao que me parece, tem alguma madeira morta de seria legal tratar também.
Com relação a espécie eu também adoro ela. Tenho três mudas que fiz de estaca e pretendo conduzi-las a Bonsai.
Estou acompanhando!!
Grande abraço!
Renato Rodrigues Roehrs09/11/2013 21:20
Que baita troço!
Grande abraço.
João Paulo Batista Lyrio15/11/2013 22:24
Que responsa em.
Lindaço, parabéns.
SEKI - Elio Luis Secchi15/11/2013 22:53
Andre, é um belíssimo material. Agora sobre a condução somente com podas, é possível sim, porém com certeza você obteria melhores resultados fazendo também uma aramação para melhorar o posicionamentos dos galhos. Porém é interessante fazer este posicionamento antes que os galhos signifiquem por completo porque daí ficam bastante quebradiços tendo que redobrar o cuidado.
Abraço
Andre Antoniazzi15/11/2013 23:59
Reseda
Ola amigo Elio estava hj olhando ela e vou ter que fazer uma escolha de galho sim e aramar ai podei ela baixinho pra ir analisando e escolher os galhos.Podei ela novamente pois a cada poda sempre nascem dois brotos novos na ponta vou fazer isso pois sei que os galhos tem que ser aramados bem jovens ja tive uma experiencia com outras que tenho depois fica quase impossivel o cuidado tem que ser triplicado.
Obrigado pela dica
Abraços
O Guardião16/11/2013 18:01
acompanhando
acompanhando
rescarolli6017/11/2013 13:31
tenho tambem o resedá...é difícil a condução com arramagem, pois se deixar ele crescer um pouco e os galhos ficarem lenhosos já, eles quebram muito fácil...ja perdi varios galhos assim..... mas eu ainda optaria por conduzir com arames ou tensores para uma melhor estrutura da planta....é minha opinião
Andre Antoniazzi24/11/2013 23:07
Reseda
Ola pessoal apenas uma atualização de meu resedafiz mais uma poda no mesmo.A ideia e deixar ele brotar novamente e ai desfolhar e começar a aramar o que acham??

.

.
Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi26/11/2013 11:29
Seleciona galhos e arama logo. Se não depois eles irão lignificar e quebram com muita facillidade. A seleção de galhos inicialmente deve levar em conta a regra básica: onde tem mais de um galho saindo do mesmo ponto retira deixando apenas um deles. Depois arama e dobra para baixo. o galho de cada tronco que estive ma posição mais alta deverá ficar como novo ápice e ali é o único local onde pode deixar dois galhos saindo do mesmo ponto, uma vez que um deles vai ser o tronco e o outro será aramado para o lado.
abraço
Andre Antoniazzi26/11/2013 18:12
reseda
Ola,amigo Elio estava pensando em levar este bichinho no sabado o que me diz?
Abracos
SEKI - Elio Luis Secchi27/11/2013 09:47
Leva sim. Daí a gente já faz alguma coisa com ele. Além do que ao vivo sempre é melhor.
Sobre o posicionamento de galhos por aramação quando já estão muito quebradiços, a dica é a seguinte: Coloque os arames e dê um leve movimento. Depois, semanalmente, vai indo um pouco mais adiante até chegar no ponto desejado. Não é necessário colocar o galho em local definitivo já na primeira intervenção...
Abraço
Sergio Batalini27/11/2013 11:38
Bom dia !
Outro incoveniente de retardar a aramação, é que, depois de algum tempo, ao tentar baixar o galho já linidificado, ele se solta do tronco .... Ou seja , quando forçamos para baixo, o galho tende a lascar na junção com o tronco e acabamos perdendo o galho... Muitas vezes tambem o galho acaba por adquirir a forma de um arco, o que complica...
Minha dica é para fazer o quanto antes, e, primeiro aramar os galhos definitivos para depois eliminar os restantes, buscando o formato de uma roda de carroça quando olhado de cima...
Prefiro sempre manter os galhos até o final da aramação, pois se por ventura algum escolhido quebrar, teremos outros para substituir...
Boa sorte e paciencia.
Edu Miranda27/11/2013 17:48
Nossa belo material. Se me permite a comparação parece um homem enterrado de cabeça para baixo rsrs.
Andre Antoniazzi14/01/2014 17:56
Reseda atualizada em 14.01.2014
Ola pessoal ai esta o meu reseda atualizado apenas trabalhando com poda e nao com aramação posso ate estar trabalhando errado mas quero ver no que vai dar,projeto pra ficar pronto no ano que vem OPINIOES???.

.

.

.

.

.
Abraços
Renato Rodrigues Roehrs15/01/2014 22:15
André, eu optaria por desfolha total, escolha dos galhos e aramação.
Vamos trabalhar esta planta na sexta a tarde?
Abraços.
Andre Antoniazzi16/01/2014 00:17
Reseda
Ola amigo Renato,to pr ate fazer uma visita mas sempre arrumo o oque fazer preciso arrumar umas mudas pequenas pra um trabalho novo que estou fazendo em concreto celular.Adoraria e vou esperar entao pra trabalharmos juntos ela mas sexta estou com uma reuniao na empresa nas no final de semana estou disponivel se puder tenho outras pra te mostrar fico a sua disposição.
Abraços