Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Qual a espécie?

Eunice C07/11/2013 13:17
Qual a espécie?
Olá amigos.

Alguém pode me dizer que planta é essa?

Obrigada,
Abraço.
edson060507/11/2013 14:46
Esta é uma Piracanta.
edson060507/11/2013 14:47
edson060507/11/2013 14:50
edson060507/11/2013 14:52
Hugo Perticarati07/11/2013 23:06
Belas imagens de referência Edson.

Essa espécie é incrível!

Abs!
Eunice C08/11/2013 13:24
Edson, que bom, gosto muito de piracanta, acho linda!
É que me deram como maçãzinha chinesa, andei pesquisando e a única relação que encontrei, é que o fruto da piracanta tem gosto de maçã, será?

As imagens são lindas mesmo, Hugo.

Pessoal, não querem aproveitar e opinar em como posso melhorar a minha, vocês pode ver que o primeiro galho quebrou e o que vem, ainda está bem fininho.

Obrigada, a todos.
Abço.
Hugo Perticarati08/11/2013 14:48
Eunice, eu acho que o primeiro passo é verificar se o substrato é bom para essa planta, essas mudas de 'supermercado' tendem a vir com uma terra muito compactante e com alta retenção de água.

Depois de escolhido o substrato, seria legal transplantá-la para um vaso maior, para que a planta possa de desenvolver mais rápido.

Com relação a essa galho que quebrou e agora está fininho, eu deixaria crescê-lo sem poda nenhuma, assim ele engrossará mais rápido.

E caso vocês queira fazer um bonsai Mame, como a primeira referência do Edson, você pode podar drasticamente a planta logo acima desse galho.

Grande abraço =]
Eunice C08/11/2013 18:35
Hugo Perticarati escreveu:
Eunice, eu acho que o primeiro passo é verificar se o substrato é bom para essa planta, essas mudas de 'supermercado' tendem a vir com uma terra muito compactante e com alta retenção de água.

Depois de escolhido o substrato, seria legal transplantá-la para um vaso maior, para que a planta possa de desenvolver mais rápido.

Com relação a essa galho que quebrou e agora está fininho, eu deixaria crescê-lo sem poda nenhuma, assim ele engrossará mais rápido.

E caso vocês queira fazer um bonsai Mame, como a primeira referência do Edson, você pode podar drasticamente a planta logo acima desse galho.

Grande abraço =]

Olá, Hugo.

Eu já havia retirado o musgo e as pedrinhas para ver o substrato e é bem como você disse: tem pouca drenagem, porém não replantei ainda porque tudo o que mais quero é ver a cor desse frutos, rs ...
Tenho medo de replantar e perde-los, será que não tem problema? Ou devo esperar mesmo?

Podar acima do primeiro galho foi uma hipótese que também levantei, mas não gostaria de perder a parte e cima da planta, tem um movimento bonito, não acham?

Podem me dizer se dá para fazer alporque sem problemas?

Abraço.
Hugo Perticarati09/11/2013 13:36
Pois é Eunice, geralmente o substrato é bem ruim mesmo.

Com relação aos frutos você tem razão. Ou você faz um falso transplante e não meche nas raízes, apenas planta numa bacia maior com substrato melhor também.
Ou você esperar a frutificação que não tem problema nenhum 🙂

Com relação ao estilo, acredito que a ideia do alporque seja perfeita! O movimento do tronco, de fato, é lindo!
Mas se você reparar é só na parte após o 1 galho primário mesmo, abaixo disso esta mto reto, destoando do resto da planta.

Acredito que com o alporque você fique com duas belíssimas plantas.

Até mais 🙂
Eunice C09/11/2013 21:03
Hugo Perticarati escreveu:
Pois é Eunice, geralmente o substrato é bem ruim mesmo.

Com relação aos frutos você tem razão. Ou você faz um falso transplante e não meche nas raízes, apenas planta numa bacia maior com substrato melhor também.
Ou você esperar a frutificação que não tem problema nenhum 🙂

Com relação ao estilo, acredito que a ideia do alporque seja perfeita! O movimento do tronco, de fato, é lindo!
Mas se você reparar é só na parte após o 1 galho primário mesmo, abaixo disso esta mto reto, destoando do resto da planta.

Acredito que com o alporque você fique com duas belíssimas plantas.

Até mais 🙂

Valeu, Hugo. Obrigada por opinar.

Creio que o momento, agora, é de espera mesmo.

Depois mostro a cor dos frutos para vcs, ok.

Até lá...
Renato Rodrigues Roehrs09/11/2013 21:07
Eunice, eu acho que tens um belo material em mãos!

Eu apostaria em dois alporques para que este exemplar vire mais duas árvores.
Claro que vai levar muito mais tempo e não te retornará um material final a curto prazo, mas acredito que assim no futuro, terás um bonsai com maior definição de copa e patamares, além da possibilidade de mais dois exemplares.

Hoje ele está "OK", mas tem alguns problemas de falta de galho entre o primeiro à esquerda e o segundo, bem mais acima e que sai a direita, entre outros, por exemplo.

Segue um desenho para entenderes o que sugiro.

De qualquer forma, se preferires mantê-lo assim, acho que podes podá-lo para incentivar a brotação e seguir a dica dos demais colegas, acima.

Abraços. Depois conta pra gente como foram as intervenções.
Eunice C10/11/2013 15:50
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Eunice, eu acho que tens um belo material em mãos!

Eu apostaria em dois alporques para que este exemplar vire mais duas árvores.
Claro que vai levar muito mais tempo e não te retornará um material final a curto prazo, mas acredito que assim no futuro, terás um bonsai com maior definição de copa e patamares, além da possibilidade de mais dois exemplares.

Hoje ele está "OK", mas tem alguns problemas de falta de galho entre o primeiro à esquerda e o segundo, bem mais acima e que sai a direita, entre outros, por exemplo.

Segue um desenho para entenderes o que sugiro.

De qualquer forma, se preferires mantê-lo assim, acho que podes podá-lo para incentivar a brotação e seguir a dica dos demais colegas, acima.

Abraços. Depois conta pra gente como foram as intervenções.

Oi, Renato,
A planta é nova pra mim, ainda estou amadurecendo essa relação, mas salvei seu projeto com muito carinho, e vejo nele uma grande possibilidade, visto que gosto muito de shohin. Pode deixar, não vou esquecer de atualizar, muito obrigada.
Mas enfim, alguém já ouviu falar em piracanta como maçã chinesa?
Abços.
Victor Ghirotto10/11/2013 17:56
Nunca ouvi falar mas deve ser nome popular sinonimo mesmo.
Eunice C12/11/2013 13:20
Victor Ghirotto escreveu:
Nunca ouvi falar mas deve ser nome popular sinonimo mesmo.

É, deve ser Victor, ela é originária da China, não é mesmo?
Eunice C21/06/2014 19:40
Atualizando - Piracanta
Olá amigos,
Venho mostrar o resultado do alporque, não tive coragem de fazer os dois conforme recomendou o amigo Renato, tão pouco tive paciência de esperar os frutos madurar. Fiz o alporque em janeiro, retirei em abril, com um fio de raiz, rs... pensei que ia perdê-la, mas começou brotar...

No momento, penso que é aguardar, porém sugestões e críticas continuam sendo bem vindas.
Abraço.